🏀 Neemias Queta estreia-se em Finais da NBA
Português jogou minutos finais do Jogo 4 das Finais, entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, em mais um momento histórico da ainda curta carreira do gigante do Vale da Amoreira.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, produzimos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Se ainda está a ponderar o upgrade para uma subscrição paga, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
☘️ Quetalândia: Depois da estreia em Finais, só falta o anel
A poucos dias de terminar a terceira época na NBA, Neemias Queta viveu um dos momentos mais importantes da sua ainda curta carreira. O poste português de 2,13 metros estreou-se nas Finais da liga norte-americana, jogando os últimos 5’25” do Jogo 4 entre Boston Celtics e Dallas Mavericks.
Como destacámos na análise vídeo ao Jogo 4, a diferença pontual entre as duas equipas chegou aos 48 pontos e, sensivelmente a meio do último quarto, o treinador Joe Mazzulla decidiu retirar os principais jogadores da rotação e dar uma oportunidade aos atletas menos utilizados de jogarem nas Finais.
Neemias não só jogou, como marcou dois pontos e fez um desarme de lançamento.
Depois da estreia em Finais da NBA, falta apenas a conquista do anel de campeão para o internacional luso encerrar da melhor maneira uma época especial em que registou máximos de carreira em praticamente todos os índices estatísticos.
Entre as centenas de órgãos de comunicação social de todo o mundo que está acreditado para as Finais está a ESPN Brasil, que aproveitou a presença em Dallas para um “bate papo” em Português.
Em entrevista a Conrado Giulietti, Neemias falou do orgulho de ser o primeiro português a jogar nas Finais da NBA, contou que Joe Mazzulla usa vídeos de outros desportos como motivação e revelou que o seu jogador preferido de todos os tempos é Hakeem Olajuwon.
Análise vídeo dos jogos das Finais:
🇵🇹 Ricardo Vasconcelos continua à frente do Zamarat
O selecionador nacional Ricardo Vasconcelos renovou com os espanhóis do CD Zamarat e segue para a terceira época ao serviço do emblema da LF Challenge, mantendo o objectivo de subir à LF Endesa.
Esta temporada, a equipa de Vasconcelos manteve a invencibilidade nas primeiras onze jornadas da prova e acabaria a fase regular no 2.º lugar da classificação. Ao todo, no global das últimas duas épocas, o treinador português somou um registo de 46-14 na fase regular (77% de vitórias), no segundo escalão espanhol.
Em declarações à imprensa local, o presidente do emblema de Zamora, Carlos Baz, mostrou-se muito satisfeito com a renovação do técnico luso.
"Devíamos assinar por cinco ou seis anos. A continuidade de Ricardo Vasconcelos era uma prioridade por tudo o que isso implica para o clube. É uma ótima pessoa, que nos ajuda e nos dá soluções, nunca problemas."
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Using Similarity Scores to Visualize Shooting in the 2024 Class -
🧮 Sopa de números
O efeito Caitlin Clark, prova #37914.
📱 Post da semana
A busca pelo oitavo ouro olímpico consecutivo.
📸 Bate-chapas
A melhor foto da semana não é, na verdade, uma fotografia desta semana. Mas vale a pena recordar a “chapa” que inspirou o logótipo da NBA, na semana em que dissemos adeus a Jerry West.
🗓️ Marcado na pedra
20 de junho de 1993 | Um triplo de John Paxson a 3,9 segundos da buzina final deu aos Chicago Bulls uma vitória por 99-98 sobre os Phoenix Suns no jogo 6 das Finais da NBA, garantindo o terceiro título consecutivo da equipa de Michael Jordan, que foi nomeado MVP das Finais pelo terceiro ano seguido.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a tareia dos Dallas Mavericks aos Boston Celtics no jogo 4 e a estreia de Neemias Queta nas Finais da NBA.
Na primeira edição da semana, o jogo 3 das Finais da NBA, a corrida ao prémio de MVP das Finais e o legado de Jerry West.