🏀 Clara Silva de saída de Kentucky
Poste portuguesa agenciada por Ticha Penicheiro jogou 31 partidas pelas Wildcats na época de estreia na NCAA e deve anunciar em breve a equipa para 2025-26.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app do Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
⭐ Clara Silva no «transfer portal» da NCAA
Clara Silva, basquetebolista portuguesa de 18 anos e 1,98 metros, colocou o seu nome no portal de transferências da NCAA após a época de estreia pela Universidade de Kentucky. A jovem poste, que passou cinco temporadas nas espanholas do Unicaja Málaga antes de rumar aos EUA e é presença constante nas seleções jovens de Portugal, avançou para o portal apenas dois dias depois da eliminação de Kentucky no torneio da NCAA, frente a Kansas State (80-79), na segunda ronda da March Madness.
Clara atuou em todos os 31 jogos da temporada das Wildcats, sempre como suplente, com médias de 4.0 pontos, 2.6 ressaltos e 1.1 desarmes de lançamento por jogo, em 12.5 minutos de utilização, e registou uma eficácia de 56.5% nos lançamentos de campo. Durante a época, foi distinguida com o prémio de Freshman of the Week da conferência SEC em novembro, logo na primeira semana de competição, após um arranque que incluiu 11 desarmes de lançamento nos seus dois primeiros jogos pela universidade.
Apesar de não ser titular, a jogadora natural de Faro destacou-se pela sua presença defensiva e capacidade de alterar lançamentos das adversárias, sendo mesmo a única suplente a participar em todos os encontros da equipa na época 2024-25. O seu melhor desempenho aconteceu frente a LSU, a 23 de fevereiro, quando conseguiu 12 pontos (6/6 em lançamentos de campo), oito ressaltos e três abafos, em 30 minutos de utilização.
A decisão de Clara Silva de integrar o portal de transferências com a indicação de “do not contact” sugere que a atleta já tem um destino definido, embora o mesmo não tenha sido revelado. Este tipo de indicação é normalmente utilizado por jogadores que pretendem que o contacto seja feito exclusivamente através de agentes ou quando já existe um acordo pré-estabelecido com outra instituição. Recorde-se que a poste é agenciada pela On Time Agency, cuja vice-presidente é Ticha Penicheiro, antiga basquetebolista portuguesa e lenda da WNBA.
Clara Silva chegou a Kentucky depois de ter comprometido inicialmente com Virginia Tech, mas acabou por seguir o treinador Kenny Brooks quando este se mudou para a Universidade de Kentucky. Antes de se comprometer com Virginia Tech, Clara e a família - os pais são ambos treinadores de basquetebol e o irmão Hugo Silva é basquetebolista do Benfica - chegaram a visitar o campus das universidades de Tennessee, Louisville e Maryland, em agosto do ano passado.
A saída da poste portuguesa representa uma perda significativa para as Kentucky Wildcats e Clara, que ainda tem três anos de elegibilidade na NCAA, torna-se num dos nomes mais cobiçados do portal de transferências. A jovem poste lusa foi considerada um dos melhores prospects internacionais da sua classe e alguns analistas norte-americanos defenderam que seria mesmo um nome no top-10 das listas de recrutamento caso tivesse sido formada nos Estados Unidos.
No masculino, Diogo Seixas também entrou no transfer portal da NCAA. Após experiências em San José State (2023-24) e Central Arkansas (2024-25), o extremo internacional português Sub20 procura agora uma nova equipa para os dois anos de elegibilidade que ainda tem pela frente.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 How the Mavericks lost out on All-Star Jalen Brunson - Tim MacMahon (ESPN)
📝 Can the NBA fix tanking? Why it's worse this season, plus 5 solutions - Tim Bontemps & Kevin Pelton (ESPN)
📼 Was Zaccharie Risacher ACTUALLY Worth the #1 Overall Pick? - Alex Hoops
🧮 Sopa de números
📱 Post da semana
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, o sorteio para o EuroBasket e as estrelas no caminho de Portugal, e a chegada da NBA à Europa.
E na primeira edição da semana, as lesões inesperadas de estrelas, o regresso de um Kawhi Leonard há muito não visto e os Bulls que não sabem fazer tanking.