🏀 Neemias Queta chega aos 100 jogos na NBA
Poste português atinge número redondo em temporada de afirmação nos campeões Boston Celtics.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app do Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Centena para Neemias
Para a maioria, este sábado foi apenas mais um dia na longa caminhada rumo aos playoffs da NBA. Mas para Neemias Queta, o dia 15 de março de 2025 foi especial. O poste português atingiu a marca simbólica dos 100 jogos na liga, um feito que, há poucos anos, parecia inalcançável para um jogador vindo de Portugal.
Na segunda noite de um back-to-back dos Boston Celtics, e apesar do regresso de Kristaps Porziņģis, o gigante do Vale da Amoreira voltou a deixar a sua marca, contribuindo com 6 pontos e um ressalto para a vitória dos campeões no Barclays Center, casa dos Brooklyn Nets.
A época 2024-25 tem sido a mais consistente da carreira de Queta, com 52 jogos disputados e seis titularidades. Com um papel bem definido na rotação, atrás de Porziņģis, Al Horford e Luke Kornet, o poste português tem aproveitado todas as oportunidades, e regista médias de 5.1 pontos, 3.9 ressaltos, 0.7 assistências, 0.3 roubos de bola e 0.7 desarmes de lançamento.
Os números poderiam ser mais expressivos, não fosse a sua presença em garbage time em nove ocasiões, em partidas em que esteve em campo menos de cinco minutos. Por outro lado, Neemias soma já 15 partidas com mais de 20 minutos de utilização, incluindo uma em que ultrapassou a meia hora (33’06”) em campo.
Se há algo que define Neemias Queta, é a sua dedicação à equipa. Desde a estreia na NBA, a 17 de dezembro de 2021, o português tem-se afirmado como um jogador altruísta, disposto a fazer os intangíveis. Protege o cesto, cria espaços para os colegas com bloqueios sólidos e conquista segundas oportunidades com a sua agressividade na tabela ofensiva.
Desde aquele primeiro dia com a camisola dos Sacramento Kings, Neemias tem vindo a colecionar momentos inesquecíveis na NBA, e já defrontou 29 das 30 equipas da liga, faltando apenas medir forças com os Oklahoma City Thunder para completar a lista. Entre vitórias, derrotas e evolução constante, há datas que ficarão marcadas para sempre:
17 de dezembro de 2021: Estreia na NBA
28 de janeiro de 2022: 88.534 votos para o All-Star
19 de dezembro de 2023: Primeiro duplo-duplo
14 de abril de 2024: Máximos de carreira
17 de junho de 2024: Campeão da NBA
4 de novembro de 2024: Primeira titularidade
23 de janeiro de 2025: Primeiro game-winner
A história de Neemias Queta na NBA continua a ser escrita todos os dias e, com 100 jogos no currículo, o basquetebol português celebra mais um feito histórico. O caminho até aqui foi tudo menos fácil, mas o futuro promete capítulos ainda mais emocionantes para o “nosso” Quetão.
🇵🇹 Rúben Prey, de campeão da Big East a estrela televisiva
Rúben Prey sagrou-se campeão da conferência Big East, depois da universidade de St. John’s bater Creighton por 82-66 na final do torneio, disputada no Madison Square Garden. Foi o primeiro troféu da conferência para os Red Storm desde 2000, consolidando uma temporada histórica com um registo de 30 vitórias e apenas 4 derrotas. A equipa de Rick Pitino assegurou assim um lugar no torneio da NCAAe reforça o estatuto de candidata a uma campanha marcante na March Madness.
O extremo/poste português tem sido presença intermitente dentro de campo - não foi utilizado nos jogos da meia-final e da final -, mas fora das quatro linhas Prey encontrou forma de se destacar. O internacional português marcou presença no "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon", onde participou num sketch musical ao lado dos colegas de equipa e do treinador. Prey mostrou os seus dotes vocais ao interpretar uma sea shanty, uma canção de marinheiros adaptada pelo apresentador como hino dos Red Storm.
Joana Magalhães eleita para a All-Freshman Team da Mountain West
Joana Magalhães fechou com chave de ouro a época de estreia ao serviço da universidade de New Mexico. A base portuguesa foi escolhida para a All-Freshman Team da conferência Mountain West, um feito que sublinha o seu talento e capacidade de adaptação ao basquetebol universitário dos EUA.
Com médias de 7.0 pontos, 3.8 ressaltos, 2.5 assistências e 1.3 roubos de bola, Joana tornou-se uma peça essencial na equipa das Lobos. No jogo dos quartos-de-final do torneio da conferência frente a San Diego State, a jovem lusa foi a melhor marcadora da equipa com 10 pontos e ainda contribuiu com quatro roubos de bola, apesar da derrota por 63-53 que ditou o final da temporada.
⭐ Carolina Rodrigues assina exibição histórica na Suíça
Carolina Rodrigues protagonizou uma das atuações mais impressionantes da temporada entre os basquetebolistas portugueses a atuar no estrangeiro. A base do Fribourg foi a grande figura da vitória expressiva por 123-65 sobre o Baden, registando 42 pontos, com uma eficácia notável: 6/8 nos lançamentos de dois pontos, 8/10 nos triplos e 6/7 da linha de lance livre. Além da veia concretizadora, somou ainda 6 ressaltos, 7 assistências e 4 roubos de bola em 32 minutos de jogo.
A base portuguesa iniciou o ano nas belgas do Kangoeroes Mechelen e, no decorrer da época, transferiu-se para as suíças do Fribourg. Carolina teve um papel importante na histórica qualificação de Portugal para o EuroBasket 2025, com médias de 6.5 pontos, 2.5 assistências e 1.8 roubos de bola ao longo da campanha que garantiu a estreia da Seleção Nacional na fase final do torneio continental.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Duke Is Peaking at the Perfect Time — And the Numbers Back It Up -
📝 Finding a Role: Tari Eason Update - Lukas Kaplan (Swish Theory)
📝 The Oklahoma City Thunder and the burden of building the right way - Morten Stig Jensen (Yahoo)
🧮 Sopa de números
Wardell Stephen Curry II em 4K.
📱 Post da semana
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, o preview (?) das Finais da NBA entre Boston Celtics e Oklahoma City Thunder, os 4 mil triplos de Steph Curry, o bate-boca de LeBron James e Stephen A. Smith e a “corrida” por Cooper Flagg.
E na primeira edição da semana, o duplo confronto entre Shai Gilgeous-Alexander e Nikola Jokić, o jogo de 30-20-20 do poste sérvio dos Denver Nuggets, o jogo entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers, e a série de 15 vitórias seguidas dos Cleveland Cavaliers.