A poucas horas de regressar a Sacramento pela primeira vez como adversário, Neemias Queta deve estar a viver momentos especialmente emotivos.
Afinal de contas, foram os Kings que o escolheram no draft da NBA de 2021, tornando-o no primeiro e único português de sempre a jogar na liga norte-americana, mas também foram os californianos que o dispensaram depois de lhe oferecerem o tão desejado contrato standard, este verão.
Enquanto esperamos pelo regresso ao Golden 1 Center, revimos os 20’46” de Neemias Queta em São Francisco, em que registou o primeiro duplo-duplo da carreira (10 pontos e 10 ressaltos, a que somou uma assistência e um roubo de bola) na derrota frente aos Golden State Warriors.
Inicialmente, estranhámos que o primeiro matchup defensivo de Neemias fosse o extremo Moses Moody. Estranhámos porque não aconteceu como resultado de um cross match (troca de atacantes directos durante uma transição defensiva), mas porque surge depois de cesto marcado pelos Celtics, em que o encaixe é claramente propositado.
Ao identificarem o mismatch (por opção de Boston), os Warriors dão a bola a Moody para que este tente tirar vantagem da maior velocidade em relação ao português, que ainda assim consegue recuperar e contestar o lançamento, com a ajuda de Svi Mykhailiuk.
Então por que razão esse mismatch foi propositado? Percebemos a decisão da equipa técnica liderada por Joe Mazzulla nas jogadas que se seguiram.