🏀 Pacers trazem boas recordações a Neemias Queta
Na fase regular, poste português dos Boston Celtics defrontou a equipa de Indianapolis e protagonizou «highlights» que se tornaram virais.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se não quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
☘️ Quetalândia: Pacers são o adversário da final da conferência Este
Os Boston Celtics, do português Neemias Queta, já sabem qual é a equipa que vão defrontar na final da conferência Este. Os Indiana Pacers venceram os New York Knicks em sete jogos e carimbaram o passaporte para a terceira ronda dos playoffs da NBA.
O insider Adrian Wojnarowski, da ESPN, reportou esta semana que Kristaps Porziņģis deve ficar de fora dos jogos 1 e 2, mas que há optimismo de que o letão poderá voltar durante a eliminatória, salvo qualquer contratempo. Porziņģis tem feito progressos na recuperação de um estiramento no músculo sóleo, mas precisa de mais tempo para o regresso ao activo.
Depois das duas curtas aparições frente aos Cleveland Cavaliers, Neemias continua à espreita de mais oportunidades nos playoffs. Na fase regular, o poste português participou num dos jogos frente aos Pacers, a 30 de janeiro, somando 4 pontos, um ressalto, uma assistência e 2 desarmes de lançamento, numa partida que ajudou a rechear de a mixtape do gigante do Vale da Amoreira.
Quem não se lembra da bola ao ar na área restrictiva dos Pacers que terminou com um afundanço de Neemias sobre dois defensores?
🇵🇹 Pedro Santos e Joana Magalhães na NCAA
Para além do recrutamento da poste Clara Silva pela universidade de Kentucky, há mais dois portugueses a caminho do basquetebol universitário norte-americano. Pedro Santos e Joana Magalhães reforçam o contingente luso na NCAA já na temporada 2024-25.
Pedro Santos, extremo de 18 anos e 1,99 metros que jogou no Imortal em 2023-24, foi oficializado pela Universidade de UT Martin. O internacional português pelas seleções jovens foi, a par de Rúben Prey, um dos destaques da equipa das quinas no Campeonato da Europa de Sub18 (Divisão B) no verão passado e junta-se a um programa que faz uma grande aposta em atletas não americanos.
Esta época, Pedro dividiu o seu tempo entre a equipa do Imortal que actuou na Liga Betclic Masculina - o extremo participou em 29 jogos da equipa principal da formação de Albufeira nas várias provas em que esteve envolvida - e os Sub23 dos algarvios que disputaram a Proliga. Aí, foi um dos melhores do conjunto do segundo escalão sénior, com médias de 15.9 pontos, 5.5 ressaltos, 2.4 assistências e 1.7 roubos de bola, com eficácias de 54.5% de 2P e 33.0% de 3P.
Por sua vez, Joana Magalhães ruma aos EUA depois de fazer toda a formação na Quinta dos Lombos. A base de 17 anos e 1,69 metros foi anunciada como reforço da universidade de New Mexico, após 10 anos ao serviço do clube de Carcavelos, que culminaram com a estreia na Liga Betclic Feminina, esta temporada. Ainda assim, foi na equipa de Sub22 dos Lombos, na CN1, que Joana passou mais tempo em 2023-24, terminando a época com médias de 14.8 pontos, 4.5 ressaltos, 3.2 assistências e 3.4 roubos de bola.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Barkley's Take on Celtics' Iso Plays Misses the Mark: A Closer Look at Their Offensive Strategy -
📥 2024 NBA Draft: The Best and Worst Athletes in This Year's Class -
📥 Like Mike: Comparing The Clark Effect to the Jordan Effect -
- (The Believer)
📝 Amid the Women’s Basketball Boom, What Has Happened to the NBA’s Female Coaching Pipeline? - Mirin Fader (The Ringer)
📝 Defending the 3-point shot: How NBA defenses are doing it, other than just praying - Law Murray (The Athletic)
📼 We Are Watching A Superstar Ascend Right Before Our Eyes - Terranova Basketball Study
📼 Why Nobody Can Stop The Pacers Offense - Hoop Venue
🧮 Sopa de números
Catorze em catorze.
📱 Post da semana
Senhoras e senhores, este é Ray Castoldi, organista do Madison Square Garden.
🗓️ Marcado na pedra
20 de maio de 1995 | Mario Elie converteu um triplo do canto a sete segundos da buzina final, levando os Houston Rockets ao triunfo sobre os Phoenix Suns no jogo 7 das meias-finais da conferência Oeste dos playoffs da NBA.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a vitória dos Dallas Mavericks em Oklahoma e a passagem dos Boston Celtics à sexta final de conferência nos últimos oito anos.
No primeiro episódio da semana, os mais recentes jogos das meias-finais de conferência e a lotaria do draft.
Pelo meio, houve ainda um episódio especial de celebração dos 300 episódios do podcast, com a escolha das nossas equipas All-NBA, All-Defensive e All-Rookie.