🏀 Neemias Queta confessa ansiedade
Poste português dos Boston Celtics está a viver por dentro as primeiras Finais da NBA da carreira e revela que ganhar o título seria a "cereja no topo do bolo" de uma temporada inesquecível.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, produzimos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Se ainda está a ponderar o upgrade para uma subscrição paga, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
☘️ Quetalândia: Ansiedade de Neemias
Os Boston Celtics entraram com o pé direito nas Finais da NBA, frente aos Dallas Mavericks, e reforçaram o favoritismo à conquista do troféu Larry O’Brien. O poste português Neemias Queta não foi utilizado, para já, mas não é por isso que não sente o peso de estar a viver por dentro as primeiras Finais da carreira.
Em entrevista ao jornal A Bola, o internacional luso confessou alguma ansiedade por estar a viver umas Finais e acrecenta que ser campeão da NBA seria a “cereja no topo do bolo”, depois de uma época em que a equipa de Boston foi dominante.
Estou feliz e estou ansioso por poder desfrutar desta experiência. (…) O objectivo principal de qualquer jogador é fazer parte de equipas que ganharam títulos. Ganhar aqui seria a cereja no topo do bolo, porque este é o campeonato mais difícil de ganhar. (…) Eu não costumo olhar para a ‘big picture’. Tento trabalhar todos os dias para poder chegar a estes pontos altos, com o foco em ser o melhor possível em cada momento.
Jogar nos playoffs foi uma sensação nova, mas não é assim tão diferente em termos de jogo. Se calhar temos mais pressão dos treinadores para fazermos a coisa certa. (…) Os Mavericks são uma equipa muito forte. O Luka e o Kyrie são jogadores fenomenais, têm jogadores sólidos nas ‘wings’ e os ‘bigs’ são muito versáteis.
🇵🇹 Diogo Brito e Lleida a caminho da ACB
O Lleida, do português Diogo Brito, venceu a Final Four de acesso à liga ACB e juntou-se ao Leyma Coruña na subida ao principal campeonato de Espanha, onde actuam os internacionais lusos Travante Williams (Manresa) e Rúben Prey (Joventut Badalona).
O extremo de 27 anos e 1,96 metros fechou, assim, com chave de ouro uma época em que brilhou no segundo escalão do país vizinho. Na partida decisiva frente ao Estudiantes, Brito somou 7 pontos, 6 ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento.
⭐ Madalena Amaro eleita MVP do BWB Europe
Ainda em Espanha, a base Madalena Amaro participou na edição 2024 do programa Basketball Without Borders, numa parceria entre a NBA e a FIBA que junta anualmente algumas das maiores promessas do basquetebol europeu, e foi mesmo eleita MVP dos playoffs da competição.
O evento teve lugar em Málaga e a internacional portuguesa Sub16 privou com atletas da NBA, como Collin Sexton (Utah Jazz) e Devonte' Graham (San Antonio Spurs), o treinador Kenny Atkinson (Golden State Warriors) e Amaya Valdemoro, ex-jogadora da WNBA e atual embaixadora da NBA Europa.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Derrick White: Reading Closeouts & Creating More Spot-Up Opportunities -
📝 Caitlin Clark’s new reality - Louisa Thomas (The New Yorker)
📝 5 Storylines That May Shape The 2024 NBA Finals - Jackson Frank (Basketball Insiders)
📝 How Pep Guardiola, Manchester City have shaped Joe Mazzulla’s system with Celtics - Jared Weiss (The Athletic)
📼 The Highest IQ Plays of the 2024 NBA Playoffs - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 The Problem With “Stopping” Luka Doncic - Alex Hoops
📼 Kristaps Porzingis was a LEGENDARY NBA Draft Prospect - Ben Pfeifer
🧮 Sopa de números
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
🗓️ Marcado na pedra
14 de junho de 1995 | Os Houston Rockets tornaram-se no primeiro 6th seed dos playoffs a ganhar um título da NBA, após uma vitória sobre os Orlando Magic por 113-101 no Jogo 4 das Finais. Houston também se tornou na primeira equipa a derrotar quatro adversários (Utah, Phoenix, San Antonio e Orlando) nos playoffs que venceram 50 ou mais jogos durante a fase regular da temporada.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o rescaldo do Jogo 1 das Finais da NBA, as contas do mais infalível ranking de MVP das Finais, e o golpe de teatro na novela sobre o novo treinador dos Lakers.