Treze jogos depois de assumir a titularidade nos Boston Celtics, Neemias Queta regista novos máximos de carreira em ressaltos, assistências e roubos de bola, atingiu a marca dos 500 ressaltos na NBA e assinou alguns dos melhores jogos desde que entrou na liga, frente a Cleveland Cavaliers, Washington Wizards e Memphis Grizzlies. A equipa tem um registo negativo (6-7), mas os números do poste português contam outra história.
Neste episódio do Queta Report fazemos o primeiro balanço deste arranque de temporada: médias, impacto nos dois lados do campo e duas métricas avançadas que o colocam em territórios tão improváveis quanto surpreendentes, incluindo tabelas dominadas por jogadores de Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets, as duas equipas mais fortes da liga neste início de época.
Depois, abrimos o microfone a Rafael Lisboa, base da Seleção Nacional e do Ourense, que conhece Neemias desde os duelos na formação até à Seleção A. Falamos da evolução física e técnica que levou o gigante do Vale da Amoreira da Proliga à NBA, da mentalidade que o mantém imune ao ruído exterior, de como é sair de um bloqueio do Neemias e jogar com um poste que pensa o jogo, e ainda das diferenças entre o papel funcional que tem em Boston e o estatuto de referência que assume na equipa das quinas.










