🏀 Análise vídeo | Neemias Queta vs. Miami Heat
O poste português voltou à rotação dos Boston Celtics na recepção ao conjunto da Flórida, mas foi julgado por números fora de contexto. O vídeo conta outra história.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app do Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
Sem jogar minutos “a sério” desde meados de Março, Neemias Queta voltou a ser opção para Joe Mazzulla na derrota caseira dos Boston Celtics frente aos Miami Heat, numa partida em que os campeões da NBA não puderam contar com Kristaps Porziņģis nem Al Horford.
Luke Kornet assumiu a titularidade e, como tem sido habitual ao longo da época, voltou a estar em bom plano. O português, mesmo sem ritmo competitivo, saiu do banco e cumpriu.
No entanto, este foi um daqueles jogos em que os números podem ser enganadores… para os mais distraídos. É verdade que Neemias assinou uma linha estatística interessante (7 pontos, 7 ressaltos, 2 assistências e um desarme de lançamento), mas terminou com um box plus/minus de -15. E o jornalista Zack Cox, do Boston Herald, não poupou nas críticas ao português:
The fourth man on Boston’s center depth chart didn’t fare well. The game was tied at 17-17 when Neemias Queta subbed in for Kornet. When Queta headed back to the bench nine minutes later, the Celtics were down 40-28, with the Heat grabbing six offensive rebounds. Queta had just two defensive boards during that stretch.
Sim, Neemias entrou com o resultado empatado e saiu com os Celtics a perder por 12 pontos. E sim, ganhou “apenas” dois ressaltos defensivos nesse bloco de quase 9 minutos, enquanto os jogadores dos Heat conquistaram seis ofensivos (ainda que Neemias só possa defender um de cada vez). Isto é tudo factual. Mas fazer crer que o parcial de 11-23 é culpa de Queta é, no mínimo, irresponsável — e revela que o autor da crónica olhou para os números sem ver o jogo.
Nota: os comentários são feitos nos vídeos, pelo que devem aumentar o volume. 🔊
Após o intervalo, Mazzulla ajustou a rotação e voltou a lançar o gigante do Vale da Amoreira no último quarto. Primeiro numa fase ainda competitiva, depois para fechar a partida no chamado garbage time.
Nota: mais uma vez, os comentários estão no vídeo. Aumentem o volume. 🔊
É factual que Neemias tenha registado um box plus/minus de -15. Mas também é factual que Derrick White terminou com -13 e Jayson Tatum com -11. É factual que Neemias somou apenas dois ressaltos defensivos na sua primeira entrada em campo — mas Kornet, titular, não conquistou um único em todo o jogo.
Para quem está constantemente dentro e fora da rotação, sem ritmo e “atirado às feras”, Neemias Queta fez mais do que suficiente para convencer adeptos e jornalistas que acompanham os Celtics. Depois de ver o vídeo, cada um escolhe em que é que quer acreditar.
Apesar de gostar o formato sem comentarios, o formato com comentários nos vídeos, parece-me melhor e ajuda entender avaliação.
Gosto bastante deste formato! 👏 Pelo menos do meu ponto de vista parece-me melhor para poder acompanhar e perceber todos os detalhes das jogadas! Acredito que talvez possa dar mais trabalho, mas pelo menos, na minha opinião, este formato parece-me mais intuitivo!
Em relação à performance do Neemias, concordo a 100% com o que disseste e acho que, apesar do Neemias não ter tido das melhores performances se analisarmos o seu jogo, culpar o Neemias pelo parcial negativo que os Celtics tiveram não é de todo certo e a energia que foi usada para critica-lo, também podia ser usada para culpar de igual forma os seus colegas que tiveram uma performance tão má ou pior que a do Neemias E também podia ser usada nas ocasiões (grande maioria dos jogos) em que o Neemias sai do banco e desempenha extremamente bem o seu papel que é pedido pela equipa!
Mais uma vez, excelente análise Ricardo! 💯