🏀 A quatro vitórias do anel de campeão
O português Neemias Queta prepara-se para viver as suas primeiras Finais da NBA e é um de cinco europeus a chegar à eliminatória que decide o troféu Larry O'Brien.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, produzimos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Se ainda está a ponderar o upgrade para uma subscrição paga, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
☘️ Quetalândia: A contar os minutos para as Finais
Em contagem decrescente para as Finais da NBA, que têm bola ao ar agendada para o próximo dia 6, Boston Celtics e Dallas Mavericks preparam-se para o duelo que decide quem sucede aos Denver Nuggets como novo campeão da liga e o sexto campeão diferente nos últimos seis anos.
Há apenas cinco atletas europeus entre os plantéis dos dois conjuntos finalistas: o esloveno Luka Dončić e o alemão Maxi Kleber pelos texanos; o letão Kristaps Porziņģis, o ucraniano Svi Mykhailiuk e - claro! - o português Neemias Queta pelos comandados por Joe Mazzulla.
O gigante do Vale da Amoreira será o primeiro basquetebolista luso numas Finais da NBA e o poste de 24 anos quer repetir as fotografias da festa da vitória na final da conferência Este, mas agora com o troféu Larry O’Brien.
Porziņģis deve regressar de lesão já no jogo 1, pelo que a rotação interior dos C’s ficará ainda mais forte, o que poderá diminuir as hipóteses de Neemias somar minutos numas Finais que colocam frente a frente duas equipas que nunca se defrontaram na derradeira série de playoffs da temporada.
🇵🇹 Daniel Vieira-Tuck a caminho de Memphis
Daniel Vieira-Tuck, internacional português Sub20, anunciou que vai jogar na NCAA na próxima temporada, ao serviço da universidade de Memphis, que é treinada pelo ex-NBA Anfernee “Penny” Hardaway.
O base de 19 anos e 1,92 metros, filho de uma portuguesa e do ex-basquetebolista norte-americano Mack Tuck, que jogou na Portugal Telecom e no Aveiro Basket entre 2002 e 2006. Em 2023-24, Vieira-Tuck jogou pela equipa de Sub23 do Benfica e somou médias de 9.1 pontos, 2.3 ressaltos e 1.2 assistências.
Central Arkansas ganha corrida por Diogo Seixas
Por sua vez, Diogo Seixas foi anunciado como jogador da universidade de Central Arkansas. O extremo de 20 anos e 2,04 metros estreou-se na NCAA na última época, ao serviço de San José State - média de 3.5 pontos e eficácias de 51.4 FG% e 35.7 3P% -, mas entrou no transfer portal e já escolheu a nova equipa.
Este verão, Daniel Vieira-Tuck e Diogo Seixas devem integrar a Seleção Nacional de Sub20 que vai disputar o Campeonato da Europa da categoria (Divisão B), na Roménia, a par de Rúben Prey, do Joventut Badalona. As três promessas do basquetebol luso estão na lista alargada de 22 nomes que iniciam o primeiro estágio de preparação para o Europeu esta semana, em Sangalhos.
👌 Triplo do canto | Ep. 16 - Finais, Finais, e mais Finais
Edição especial da rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, da autoria do jornalista José Pedro Barbosa.
As fases finais dos campeonatos nacionais de Sub18 e as meias-finais da Liga Betclic Masculina são os temas abordados esta semana, com entrevista ao treinador das Sub18 do Benfica, Luís Oliveira, e análise do comentador da FPBTV e elemento do colectivo do Borracha Laranja, António Dias.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Bill Walton was My Rival, My Brother, and My Close Friend -
📥 The Postseason Trifecta: Luka Doncic is pulling a Nikola Jokic -- already -
📥 Three Things I Noticed in the Conference Finals: Derrick White, Ace Rim-Protector -
📝 The Boston Celtics and what greatness looks like - Louisa Thomas (The New Yorker)
📝 In Defense of Rudy Gobert - Zach Kram (The Ringer)
📝 Is Bronny James a worthy NBA prospect? Dissecting why LeBron James' eldest son has garnered national media attention - Ben Pfeifer (Sportskeeda)
📼 Vince Carter Reacts To Vince Carter Highlights! - House of Highlights
📼 How Did Tim Duncan Agree to This Interview...? - Richard Jefferson
🧮 Sopa de números
Trinta e cinco.
📱 Post da semana
Ficção ou realidade?
📸 Bate-chapas
“You can’t f*cking guard me!”
🗓️ Marcado na pedra
5 de junho de 1977 | O fenómeno conhecido como “Blazermania” atingiu o auge quando Bill Walton somou oito desarmes de lançamento, na vitória de Portland sobre Philadelphia no jogo 6 das Finais da NBA, confirmando a conquista do único título da organização.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, Jaylen Brown como MVP da final de conferência Este, o fenómeno Caitlin Clark e a morte de Bill Walton.
Na primeira edição da semana, as eventuais varridelas nas finais de conferência, os favoritos para os prémios de MVP e o free agent LeBron James.