🏀 Women's EuroBasket: Portugal já escolheu as 12 eleitas
Seleção feminina prepara estreia absoluta no Campeonato da Europa; Miguel Queiroz lesionado, mas apto para o arranque da preparação masculina.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app da Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
🇵🇹 Ricardo Vasconcelos divulga convocatória final para o Women’s EuroBasket 2025
Já são conhecidas as 12 jogadoras que vão representar Portugal no FIBA Women’s EuroBasket 2025, naquela que será a primeira participação de sempre da seleção feminina numa fase final do Campeonato da Europa.
O selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, anunciou este domingo a convocatória final, deixando de fora Inês Ramos (CP Esgueira), Raquel Laneiro (CB Arxil, Espanha) e Simone Costa (Girolive Panthers Osnabruck, Alemanha). De recordar que Maria Kostourkova (Zaglebie Sosnowiec, Polónia) já tinha sido excluída por lesão.
Convocatória de Portugal:
Ana Carolina Rodrigues (Elfic Fribourg, Suíça)
Carolina Cruz (Polisportiva Galli, Itália)
Inês Viana (SL Benfica)
Joana Soeiro (Zamarat, Espanha)
Josephine Filipe (Al-Qázeres, Espanha)
Laura Ferreira (La Tronche Meylan, França)
Lavínia Silva (Oaklands Wolves, Reino Unido)
Maianca Umabano (GDESSA)
Márcia da Costa (Castors Braine, Bélgica)
Maria João Bettencourt (Azul Marino, Espanha)
Mariana Silva (SL Benfica)
Sofia da Silva (Azul Marino, Espanha)
A comitiva portuguesa parte esta segunda-feira, 16 de Junho, para Brno, na Chéquia, onde disputará os jogos do Grupo C frente à Bélgica (quinta-feira, 19 de Junho), Chéquia (sexta-feira, 20) e Montenegro (domingo, 22), todos na Starez Arena Vodova. A fase final decorre entre 18 e 29 de Junho em quatro países: Chéquia, Itália, Alemanha e Grécia. Todos os jogos de Portugal na fase de grupos terão transmissão em directo na RTP2.
⭐ Lesão não afasta Miguel Queiroz do EuroBasket
Miguel Queiroz vai manter-se entre as opções da seleção nacional masculina para o EuroBasket 2025, apesar da lesão contraída na final da Liga Betclic Masculina. O extremo/poste do FC Porto sofreu uma luxação no ombro esquerdo que o afastou da restante série frente ao Benfica, mas o tempo de paragem estimado é de cerca de cinco semanas, o que permite ao capitão portista regressar ao activo na segunda quinzena de Julho.
A preparação de Portugal começa a 22 de Julho, em Coimbra, e Miguel Queiroz está entre os 26 jogadores pré-convocados pelo selecionador Mário Gomes para o estágio que antecede a participação no Campeonato da Europa.
O EuroBasket 2025 disputa-se entre 27 de Agosto e 14 de Setembro, com Portugal inserido no Grupo A, sediado em Riga, capital da Letónia. A equipa das quinas defrontará Chéquia, Sérvia, Turquia, Letónia e Estónia, procurando um lugar entre os quatro primeiros para aceder aos oitavos de final.
Tetra confirmado no Dragão
O Benfica sagrou-se tetracampeão nacional este domingo, ao vencer o FC Porto por 93-71 no quarto jogo da final, disputado no Dragão Arena. As “águias” fecharam a série com um 3-1 e conquistaram o 31.º título nacional da sua história, naquela que foi a primeira vitória no pavilhão dos dragões desde junho de 2024. O antigo internacional português João “Betinho” Gomes, de 40 anos, esteve em destaque no jogo do título, com 24 pontos e 8 ressaltos.
Sob o comando de Norberto Alves, o Benfica ergue o troféu da Liga Betclic Masculina pela quarta vez consecutiva, consolidando um ciclo de sucesso que começou em 2021/22. Com um plantel experiente e profundo, os “encarnados” demonstraram superioridade ao longo da final da prova, aproveitando também as ausências de peso nos “dragões”, como as de Miguel Queiroz e Tanner Omlid.
☘️ Quetalândia: Novo CBA protege Neemias
Com a lesão grave de Jayson Tatum e o aperto financeiro que se avizinha para os Boston Celtics, as portas do plantel podem abrir-se de forma inesperada para Neemias Queta, como temos noticiado no Borracha Laranja. Segundo Jay King - um dos jornalistas com mais acesso aos bastidores dos ainda campeões da NBA -, a offseason será marcada por cortes, trocas e redefinição de prioridades.
Num artigo para o The Athletic, Jay King organizou os jogadores por níveis de probabilidade de serem trocados, numa hierarquia que vai desde as opções óbvias para corte salarial até aos intocáveis. Neemias surge no Tier 4, ao lado de Xavier Tillman e JD Davison, num grupo descrito como “jogadores que, noutros tempos, já poderiam ter sido incluídos numa troca”.
A principal razão pela qual isso pode não acontecer agora prende-se com as novas regras do contrato colectivo de trabalho (Collective Bargaining Agreement), que dificultam a agregação de salários em trocas para equipas acima do second apron.
Com Kristaps Porziņģis e Jrue Holiday a liderarem a lista de possíveis saídas e com jogadores como Sam Hauser e Payton Pritchard também em avaliação, há demasiadas peças a mover-se para se antever com clareza o lugar de Neemias na rotação. No entanto, o que o artigo deixa nas entrelinhas é que a ausência de Tatum poderá obrigar os Celtics a apostar mais em soluções internas e baratas, e isso inclui, inevitavelmente, o gigante do Vale da Amoreira.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Payton Pritchard on Mindset, Affordability and Offseason Development -
📥 "This is amazing… except, what the f*** are we celebrating?" -
📝 Jack-of-All-Trades: Is Alex Caruso the Best Role Player of His Generation? - Mat Issa (Opta Analyst)
📝 Heart of Pearl: 11-year NBA veteran Scot Pollard and the emergency transplant that saved his life - Alyssa Haduck (ESPN)
📝 Kobe Bryant’s coming-out party in Indiana dashed the Pacers’ title hopes 25 years ago - David Aldridge & Marcus Thompson II (The Athletic)
📼 The End of an Era (and The Long Road Back) - Clayton Crowley
📼 Stretching basketball to new limits - Ben Taylor (Thinking Basketball)
🧮 Sopa de números
Três triplos em 44 segundos.
📱 Post da semana
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, análise ao jogo 4 das Finais da NBA com um quarto período para a história de Shai Gilgeous-Alexander.
Na segunda edição da semana, a vitória peremptória dos Indiana Pacers no jogo 3 das Finais da NBA e a lista de negas dos New York Knicks.
E no primeiro episódio da semana, o jogo 2 das Finais, o alegado interesse mútuo entre Jason Kidd e os New York Knicks e a lesão de Darius Garland.