VHS #1 | Jokić no cotovelo, Kuminga ligado, Shai a bloquear, e os ângulos de Neemias
Nova rubrica de análise vídeo no Borracha Laranja.
Na estreia da rubrica VHS, trazemos imagens que nos ficaram na retina na última semana — a primeira da nova época da NBA: a masterclass de Nikola Jokić no elbow, Jonathan Kuminga mais ligado ao ataque 5x5 dos Golden State Warriors, o 2-man game entre Ajay Mitchell e Shai Gilgeous-Alexander, e um bloqueio de Neemias Queta.
Nikola Jokić, aula a partir do elbow
Cada jogo dos Denver Nuggets é uma lição de como passar a bola do professor Nikola Jokić . Estacionado nos cotovelos da área restritiva, o poste sérvio recebe, espera pelo movimento dos colegas e decide. O resultado é quase sempre o mesmo: vantagem criada e pontos no marcador.
Passes por cima da cabeça ou por trás das costas, lobs para alley-oops ou balas disparadas para o canto oposto. Com Jokić, a forma como a bola chega ao destino é imprevisível, mas o final tende a ser feliz para os Nuggets.
Jonathan Kuminga, menos binário
Jonathan Kuminga está menos binário. Em vez do velho “baixar a cabeça e driblar até ao cesto”, os primeiros jogos desta época mostram leitura e melhor tomada de decisão: atacar em drible, cortar, desacelerar, passar.
Não é tudo seda, mas já não é corpo estranho. Acertar o timing do slot cut e o passe após dribble drive reduz turnovers e abre a porta a minutos a fechar jogos, como tem acontecido, pelo menos para já.
Bloqueios guard-guard, com Shai bloqueador
Usar o MVP da NBA, sem bola, como bloqueador de um pick-and-roll é um estímulo raro para os adversários dos campeões Oklahoma City Thunder. Ainda sem poder contar com Jalen Williams, a recuperar de lesão, Mark Daigneault tem usado Ajay Mitchell como ballhandler secundário.
A ameaça de bloqueio guard-guard — muitas vezes em ghost screen — deixa a defesa em pânico, cria falhas de comunicação e provoca emparelhamentos em que o ataque tem a liberdade de escolher em vez de aceitar.
Neemias a ajustar ângulos de bloqueios
Fiável no lado defensivo, Neemias Queta tem mostrado flashes de contribuição no ataque dos Boston Celtics. A forma mais simples de o fazer passa por bloqueios que libertam ballhandlers e que muitas vezes resultam em screen assists.
Nesta jogada, entrega a bola em mão a Jaylen Brown e, no último instante, ajusta o ângulo do bloqueio para abrir a linha de penetração à direita — a mão dominante de Brown — sem que a defesa consiga reagir a tempo de impedir os dois pontos.
O League Pass não tem filtros de beleza: mostra o jogo tal e qual como ele é (às vezes com olheiras). Nesta nova rubrica, queremos mostrar formas de fabricar vantagens com um ponto comum: tempo. O resto são highlights.



Quando li VHS no título, o nostálgico que há mim, por momentos, teve esperança de ver uma gravação do MJ nos anos 90. Não sendo tão emotivo, a verdade é que é bem mais instrutivo ver as aulas de Professor Ricardo com Joker, Shai ou Neemy como instrumentos de ensino.