Uma playlist de Natal
Acreditando que, por esta altura, o senhor Silver já não vai parar a liga durante uns dias, deixando para já intacto o calendário de jogos para o dia de Natal, resolvi elaborar uma pequena playlist natalícia para acompanhar com essa roupa velha, filhós, sonhos, bolo-rei, leitão — sei lá, juntem a esta lista o que vos apetecer e/ou o que for mais tradicional nas vossas mesas.
O Natal da NBA vai arrancar em Nova Iorque, com os Knicks a serem anfitriões dos Atlanta Hawks. Quando forem 17:00 em Portugal continental, a bola deverá começar a saltar no Madison Square Garden. Bom, é possível que o jogo comece atrasado e nunca antes das 17:12 ou algo desse género. E é a contar com este típico atraso — que até sabe bem nos jogos cujo início não está marcado para as 3:00 da manhã — que pensei nestas canções, para que assim tenham mesmo desculpa para se afastarem dos vossos familiares logo às 17:00. Podem agradecer depois.
New York Knicks / LCD Soundsystem – Christmas Will Break Your Heart
vs.
Atlanta Hawks / TLC – Sleigh Ride
Pouco depois — mas, se tudo correr bem, terão tempo para virar mais um prato de arroz-doce ou de aletria — arrancará em Milwaukee a partida entre os Bucks e os Boston Celtics. Deverá ser o encontro menos entretido da ronda, mas esses estômagos e esses fígados também precisam de algum descanso.
Milwaukee Bucks / Violent Femmes – Happy New Year Next Year
vs.
Boston Celtics / The Magnetic Fields – Everything Is One Big Christmas Tree
Depois das entradas, a noite deverá começar a aquecer com um dos pratos fortes — talvez o mais forte — da ronda: Suns-Warriors. Lá para as 22:00, em Phoenix, defrontar-se-ão os conjuntos com os melhores registos nestes primeiros ~30 jogos da fase regular. E que sapatilhas irá levar o Devin Booker?
Phoenix Suns / Alice Cooper – Santa Claus Is Coming to Town
vs.
Golden State Warriors / Deerhoof – Xmas Tree
Em Los Angeles, no pavilhão cujo nome já não é o de uma loja de material de escritório e economato, os Lakers recebem os Brooklyn Nets. Já se sabe que, devido a uma lesão, Anthony Davis não fará parte desta mesa de Natal. Do lado dos Nets, e após a excelente ideia que foi incorporar no plantel um jogador não vacinado, também ainda não se sabe muito bem o que é que a casa vai gastar. Haverá pelo menos Kevin Durant vs. LeBron James? Ou acabará por ser a estreia de Irving o tema da noite? Se não tiverem idade legal para beber bebidas alcoólicas, não leiam a frase que vai aparecer AGORA: este é um jogo para o qual se pode recomendar uma quantidade generosa de bebidas alcoólicas. A minha proposta para drinking game é: sempre que Irving tossir, um shot de whisky para limpar a garganta.
Los Angeles Lakers / Snoop Dogg – Santa Claus Goes Straight to the Ghetto
vs.
Brooklyn Nets / DMX – Rudolph the Red-Nosed Reindeer
Pelas 3:30, e se ainda tiverem estômago para sobremesas, há um Jazz-Mavs que pode ser absolutamente perfeito — que é como quem diz aborrecido — para adormecer durante a primeira parte e acordar a 5 minutos do final da partida, com a camisola cheia de açúcar e bebidas entornadas em cima do gato, ou do cão. Por esta altura, e já sob a influência de tudo e mais alguma coisa, fica a liberdade de ignorar a muito pobre cena musical de Utah e saltar até New Orleans, de onde o Jazz nunca sairá.
Utah Jazz / Louis Armstrong – Christmas in New Orleans
vs.
Dallas Mavericks / St. Vincent – …At the Holiday Party