🏀 «Trade deadline» de grande expectativa para Neemias Queta
Prazo limite para trocas na NBA é na próxima quinta-feira, mas os Boston Celtics podem optar por manter a aposta no português.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Queta Report | rubrica áudio com informações em primeira mão sobre o único português da história da NBA, Neemias Queta
📼 Análise vídeo | breakdown táctico de jogadas e tendências de equipas da NBA e basquetebolistas portugueses
💬 Participação em Q&As, salas de chat exclusivas e acesso ao arquivo
☘️ Quetalândia: Contagem decrescente para o contrato standard
Numa semana em que Luke Kornet esteve lesionado e que incluiu um back-to-back no calendário dos Boston Celtics, Neemias Queta disputou quatro partidas e em todas foi utilizado mais de 10 minutos.
À entrada para este fim-de-semana, o poste português já completou 36 dos 50 jogos permitidos pelo contrato two-way e, a poucos dias do trade deadline de 8 de fevereiro, a expectativa é grande para perceber se o conjunto treinado por Joe Mazzulla aposta no mercado por um jogador grande ou opta por confiar em Neemias para o que resta da fase regular e eventualmente para os playoffs.
Destaques como o que o jornalista Chris Forsberg fez esta semana (vídeo em baixo) reforçam a ideia que, à medida que vai ganhando rotinas com os colegas, Neemias Queta está a tornar-se cada vez mais importante no banco da equipa de Boston e que o contrato standard será uma realidade.
Esta semana, Neemias foi elogiado não só em Boston, mas também por um antigo colega da universidade de Utah State. Sam Merrill, actualmente nos Cleveland Cavaliers, deu uma entrevista ao jornalista Miguel Candeias, do jornal A Bola, e sublinha a evolução do português.
Não falava muito inglês e era muito, muito mais magro do que agora. Mas sempre foi superintenso e superconfiante. E isso não mudou. É uma loucura ver o quanto cresceu fisicamente. Agora é um tipo bem grande.
⭐ A nova fornada de All-Stars e 5 All-Stars que mal saíram do forno
Na ressaca do anúncio dos jogadores que vão marcar presença no All-Star Game, em Indianapolis, Pedro Quedas escreve sobre os sinais de renovação das estrelas da NBA e recorda cinco dos nomes mais infames a constar de jogos All-Star da história recente da liga norte-americana.
🇵🇹 Filipa Barros eleita Jogadora da Semana na conferência Western Athletic
Na segunda temporada no basquetebol universitário, ao serviço das California Baptist Lancers, Filipa Barros está a atravessar um grande momento de forma e esta semana foi mesmo eleita Jogadora da Semana da conferência Western Athletic, depois de médias de 18.5 pontos, 12.5 ressaltos e 5.5 assistências nos jogos disputados.
Em 2023-24, a base natural da Maia soma médias de 14.2 pontos, 7.2 ressaltos, 3.8 assistências e 2.0 roubos de bola, com eficácias de 42.9% de lançamentos de campo e 33.8% nos triplos, ajudando as Lancers a um registo de 17 vitórias e apenas duas derrotas.
👌 Triplo do canto | Ep. 3 - A Taça é d´"ESSA"
Na rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, José Pedro Barbosa faz o balanço resumido da edição deste ano da Taça Federação [crónica completa aqui], e fala das derrotas europeias de Sporting e FC Porto, que adiaram a decisão sobre a continuidade na FIBA Europe Cup para a derradeira jornada da segunda fase da competição.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Gentling -
📥 NBA Champ Jordan Bell Is Making Strong Case For Return To The Association -
📝 Ricky Rubio reflects on his NBA career and the dark days that occurred: ‘I was lost’ - Jon Krawczynski (The Athletic)
📝 Hey NBA, Knicks’ Jalen Brunson is damn good and proving the naysayers wrong - Fred Katz (The Athletic)
📝 The Set Plays and Concepts Fuelling the Utah Jazz Resurgence - Joe Hulbert (Swish Theory)
📝 Tony Snell’s mission to return to NBA is bigger than just basketball - Jake Fisher (Yahoo Sports)
📝 The 15 Biggest Challenges Facing Adam Silver in His Next 10 Years - The Ringer
📼 Duop Reath, From South Sudan To The NBA - Matisse Thybulle
🧮 Sopa de números
Explosão de talento ofensivo.
📱 Post(s) da semana
Contextos diferentes, mas o mesmo arrepio.
📸 Bate-chapas
Arte.
🗓️ Marcado na pedra
4 de fevereiro de 1987 | Os Sacramento Kings marcaram apenas quatro pontos no primeiro quarto de uma derrota frente aos Los Angeles Lakers por 128-92, naquele que foi o menor número de pontos por uma equipa num 1.º quarto desde a introdução do relógio dos 24 segundos, em 1954. A 2’54” do final do 1.º quarto deste jogo, os Kings perdiam 0-29.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy são três extremos com impacto em várias áreas do jogo e que têm tido cada vez mais protagonismo nas respectivas equipas. Estes foram as suas médias, na última semana:
🔥 Aaron Nesmith (IND): 17.4 PTS, 44.4 3P%, 7.0 REB, 3.8 AST
🔥 Josh Hart (NYK): 9.3 PTS, 10.8 REB, 6.3 AST
🔥 Cam Whitmore (HOU): 21.0 PTS, 41.7 3P%, 6.4 REB
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, as prestações elogiadas de Neemias Queta, a melhor versão dos Knicks e as dúvidas sobre os Lakers.
E na primeira edição da semana, os 73 pontos de Luka Dončić, o início da era de Doc Rivers em Milwaukee e o regresso de Ben Simmons.