🏀 Sonho do EuroBasket ficou mais perto
Portugal venceu a Ucrânia e reforçou a convicção de que é possível repetir as presenças de 2007 e 2011 numa fase final de um Europeu.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
☘️ Quetalândia: Neemias na G League para ajudar Maine a chegar aos playoffs
Com apenas um jogo disputado pelos Boston Celtics desde o trade deadline, Neemias Queta foi chamado à G League para manter os índices físicos e ajudar os Maine Celtics a entrar na discussão pelos lugares de acesso aos playoffs da liga de desenvolvimento da NBA.
Dois jogos, duas eleições de Player of the Game para o português, com especial destaque para a exibição deste domingo, em que realizou o melhor jogo da época na G League Knicks: 25 pontos, 14 ressaltos, 5 assistências, 2 roubos de bola e 4 desarmes de lançamento.
Nesta altura, os Maine Celtics ocupam o 8.º lugar da classificação da conferência Este, com 12 vitórias e 11 derrotas (5-1 nos jogos em que o poste luso participou, entre Showcase Cup e Regular Season).
Com onze partidas por disputar e a apenas um jogo de distância dos lugares de playoffs, é possível que os Celtics mantenham Neemias na equipa afiliada da G League, para aumentarem as hipóteses de apuramento para a fase a eliminar, até porque as qualidades do gigante são apreciadas pelo técnico Blaine Mueller.
🏀 Queta Report | Que opções contratuais podem os Celtics oferecer a Neemias?
Afinal, havia outra. Ou outro ano de elegibilidade para um contrato two-way para Neemias Queta. O novo CBA (contrato colectivo de trabalho) da NBA admite a possibilidade dos jogadores assinarem um quarto contrato two-way, caso mudem de equipa durante os três primeiros anos com esse tipo de vínculo.
🇵🇹 Portugal soma primeira vitória e sonha com EuroBasket 2025
A Seleção Nacional respondeu da melhor forma à derrota caseira frente a Israel (70-72), no arranque da fase de qualificação para o EuroBasket 2025, na partida que marcou a estreia de Rúben Prey pela equipa das quinas, aos 19 anos e 6 dias. Portugal venceu a Ucrânia (79-77), em Riga, e fixou-se no 3.º lugar do grupo A.
Sem poder contar com Neemias Queta, “Os Linces” contaram com a inspiração de Travante Williams e Miguel Queiroz para garantir o triunfo que alimenta o sonho de voltar a uma fase final de um Campeonato da Europa, depois das únicas presenças lusas em 2007 e 2011.
As próximas janelas de apuramento serão disputadas em novembro deste ano, com duplo confronto com a invicta Eslovénia, e em fevereiro do próximo ano, para os reencontros frente a Israel e Ucrânia. Até lá, é tempo de seguir o exemplo dos jogadores e saborear uma vitória motivadora.
👌 Triplo do canto | Ep. 6 - Por dois se perde, por dois se ganha
Na edição desta semana da rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, José Pedro Barbosa coloca o holofote nos desempenhos da Seleção Nacional masculina neste início da fase de qualificação para o EuroBasket 2025.
⭐ Apolo Caetano no Next Generation Tournament de Belgrado
Apolo Caetano, base de 16 anos e 1,82 metros que joga nos seniores do FC Porto, vai marcar presença no torneio Adidas Next Generation, em Belgrado, entre 1 e 3 de março, e terá a oportunidade de defrontar as equipas de Sub18 de Milan, Maccabi Tel Aviv e Estrela Vermelha.
No torneio organizado pela EuroLeague, que já contou com Rúben Prey em edições anteriores, Apolo integrará a equipa Next Gen, que será orientada pelo finlandês Petteri Koponen. No Europeu Sub16 da Divisão B, no verão de 2023, Apolo fez médias de 16.1 pontos, 5.3 ressaltos e 2.9 assistências.
📝 Tendências da estação
Talvez ainda não seja hora de acabar com os Warriors… constantemente no top 10 ofensivo durante toda a temporada, os Warriors são a sexta melhor defesa nos últimos dez jogos e começam a prometer um final de temporada de qualidade. (…) O ataque continua a ser letal. 120.9 de offensive rating, 1.29 pontos por posse em lançamentos exteriores após passe e 1.28 PPP após bloqueio indireto.
Após a pausa para o All-Star, o “nosso” António Dias escreve sobre as equipas da NBA que se estão a posicionar para um final de época em grande e outras que têm gerado alguma preocupação.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 Kristaps Porzingis’ Post-Up Excellence - Charlie Cummings (Swish Theory)
📝 The Wild West of NBA Jump Balls - Ben Dowsett (The Ringer)
📼 Victor Wembanyama is the End. - Alex Hoops
📼 Wilt Chamberlain and Bill Russell's beef turned a beautiful friendship into 24 years of silence - Secret Base
🧮 Sopa de números
Ao 51.º jogo da carreira, Victor Wembanyama fez algo que aconteceu em apenas 0,017% dos jogos da história da NBA.
📱 Post da semana
Pelicans FTW.
📸 Bate-chapas
Turnover Papi.
🗓️ Marcado na pedra
1 de março de 1996 | Lenny Wilkens tornou-se o primeiro técnico da história da NBA a alcançar 1.000 vitórias na carreira, quando os Atlanta Hawks derrotaram os Cleveland Cavaliers por 74-68.
☕ Conversa de café
No duplo episódio especial do podcast Bola ao Ar, esta semana, o rescaldo do fim-de-semana All-Star, o despedimento de Jacque Vaughn do comando técnico dos Brooklyn Nets e prémios de meio de temporada.