🏀 Rúben Prey observado pelos Washington Wizards
Responsável pelo 'scouting' em Espanha da equipa da NBA onde actuam Jordan Poole e Kyle Kuzma foi ver o poste português e outras "pérolas" da formação do Joventut Badalona.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Queta Report (rubrica áudio com informações sobre Neemias Queta)
📼 Análise vídeo (breakdown de jogadas e tendências na NBA)
💬 Participação em Q&As e salas de chat exclusivas
⭐ Washington Wizards de olho em Rúben Prey
Rúben Prey foi observado in loco pelos Washington Wizards. O Borracha Laranja sabe que Johnny Rogers, vice-presidente de pessoal profissional [VP of Pro Personnel] e um dos principais responsáveis pelo scouting de jovens talentos europeus da equipa da capital norte-americana, marcou presença no jogo da liga ACB entre Joventut Badalona e Baskonia, no fim-de-semana passado, e tirou apontamentos sobre vários jovens do emblema dos arredores de Barcelona, incluindo o poste luso de 18 anos e 2,12 metros.
Nessa partida, que o Joventut venceu por 77-72, Prey foi titular e somou três ressaltos e duas assistências em 15’03” minutos. Para além do internacional português Sub20, Johnny Rogers - antigo internacional espanhol e bicampeão da EuroLeague (2000 e 2002) pelo Panathinaikos - quis ver outras promessas da formação do Joventut como Michael Ruzic, Yannick Kraag e Jordi Rodríguez.
Os Wizards ocupam actualmente o 14.º e penúltimo lugar da classificação da conferência Este da NBA, com um registo de três vitórias e 18 derrotas. Nos anos mais recentes, o conjunto de Washington tem apostado em alguns jogadores internacionais no draft, como o israelita Deni Avdija (9.ª escolha de 2020) e o francês Bilal Coulibaly (7.ª escolha de 2023).
Entretanto, ao solidificar a sua posição na rotação interior da equipa principal do Joventut, Rúben Prey tem merecido cada vez mais atenção dos analistas de prospects para o draft da NBA de 2024. É o caso de
, que publicou um detalhado scouting report do jovem atleta português aqui no Substack e acredita que Prey pode ser escolhido na primeira ronda.An aggressive pick-and-roll defender with the foot speed and quickness to guard against switches is a solid base for a long-term NBA player. Taking into account his plus-rebounding and solid decision-making, he has all the tools to be a plus-defender at the next level.
Prey shows he can be used in multiple ways on the offensive end, mostly as a connecting passer or via screening actions as a ball-mover. The most important area of development is his ability to finish with both hands.
He will be 19 years old on draft night, and the combination of fluidity, fundamentals, and being able to fill in several roles at the NBA level make it more than enough for him to be selected in the first round of the 2024 NBA Draft.
☘️ Quetalândia: Novos back-to-back dos Celtics, novas oportunidades para Neemias?
Depois dos dez minutos na recepção aos Philadelphia 76ers e de não ser utilizado por Joe Mazzulla nos dois jogos desta semana, frente a Indiana Pacers e New York Knicks, Neemias Queta pode voltar a ser chamado pelo treinador dos Boston Celtics nos próximos dias.
O conjunto do Massachusetts tem três back-to-backs até ao final do ano - 14 e 15 de dezembro em Boston, 19 e 20 de dezembro fora, 28 e 29 de dezembro novamente no TD Garden - e, se mantiver o hábito de dar descanso ao veterano Al Horford num dos jogos em noites consecutivas, as oportunidades podem surgir para o poste português, até porque Kristaps Porziņģis acaba de regressar de lesão e pode também ser poupado em alguns dos jogos.
Como a equipa principal só volta a entrar em acção na terça-feira, existe a expectativa de perceber se Neemias integra a comitiva dos Maine Celtics, da G League, na recepção aos canadianos dos Raptors 905, este domingo.
No calendário da equipa afiliada aos Boston Celtics na liga de desenvolvimento da NBA, segue-se um back-to-back frente aos College Park Skyhawks, filial dos Atlanta Hawks, nas próximas sexta-feira e sábado (15 e 16 de dezembro).
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Film Findings Ep. 07: The best passing season of Joel Embiid's career -
📥 The Disrespect! -
📝 How Rick Carlisle built the best offense in history by letting go of control and trusting Tyrese Haliburton - Stephen Noh (The Sporting News)
📝 The NBA In-Season Tournament’s Real Test Begins Now - Howard Beck (The Ringer)
📼 How Rudy Gobert's Defense is Shutting Down the NBA - Alex Hoops
📼 Kristaps Porzingis On Career Regrets, The Knicks Trade, Luka Doncic, Winning In Boston and More - The Old Man and a Three
📒 Diário de Bordo 2023-24 | Ep. 2 - Sinal menos
Nova edição do “Diário de Bordo” do Nuno Soares, rubrica áudio com notas sobre prospects da NCAA, em exclusivo para o Borracha Laranja. Esta semana, dois atletas da universidade de Kentucky: D.J. Wagner e Justin Edwards.
🧮 Sopa de números
😬
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
“Say ‘cheese’, Dillon!”
🗓️ Marcado na pedra
14 de dezembro de 1988 | Os Miami Heat venceram o seu primeiro jogo na NBA, ao levarem a melhor sobre os LA Clippers por 89-88, na LA Sports Arena. A vitória de Miami quebrou uma sequência de 17 derrotas consecutivas.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy, esta semana, são os irmãos de Franz Wagner e Steph Curry, e um jogador recuperado pelo projecto de desenvolvimento dos Indiana Pacers. Estes foram os seus números nos últimos três jogos:
🔥 Moritz Wagner (ORL): 15.7 PTS, 65.5 FG%, 4.0 REB, 1.0 STL
🔥 Seth Curry (DAL): 11.3 PTS, 50.0 3P%, 3.0 REB, 2.3 AST, 1.3 STL
🔥 Aaron Nesmith (IND): 14.0 PTS, 60.0 FG%, 46.2 3P%
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, previsões para o In-Season Tournament e uns pozinhos de Brooklyn Nets.
E na primeira edição da semana, os jogos que confirmaram a passagem à Final Four do In-Season Tournament para Indiana Pacers e New Orleans Pelicans, e uma vénia a Kevin Durant.