🏀 Rúben Prey dominante no Europeu de Matosinhos
À entrada para o último fim-de-semana de competição, o poste português de 18 anos e 2,12 metros está no top-5 de sete categorias estatísticas individuais.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
🇵🇹 Rúben Prey mostra qualidades no Europeu de Sub18 (Divisão B)
O português Rúben Prey tem sido uma das principais figuras do Campeonato da Europa de Sub18 masculinos (Divisão B), que termina este domingo, em Matosinhos. O poste de 18 anos e 2,12 metros é a grande estrela da seleção portuguesa que, depois de falhar o acesso aos quartos-de-final, ainda procura chegar ao 9.º lugar da competição.
Nos primeiros cinco jogos, o atleta do Joventut Badalona soma médias de 21.4 pontos, 14.8 ressaltos, 3.0 assistências, 2.8 roubos de bola e 1.0 desarmes de lançamento, assinou o único jogo 20-20 da prova (28 pontos e 24 ressaltos na vitória sobre a Estónia) e está no top-5 de sete rankings individuais entre todos os jogadores que têm passado pela cidade nortenha.
Prey lidera os itens estatísticos dos ressaltos por jogo, eficiência (31.2) e total de duplos-duplos (4), é o 2.º melhor marcador, 4.º nos roubos de bola e na eficácia de lançamentos de dois pontos (62.9%), e 5.º na percentagem de lançamentos de campo (54.7%). E tem sido autor de inúmeros afundanços, incluindo um póster poderoso no triunfo sobre à Suíça.
Entretanto, arranca este sábado o Europeu de Sub20 femininos (Divisão A) e Portugal estreia-se frente à Chéquia. A Seleção Nacional é treinada por José Araújo, Pedro Dias e Gilda Correia, e conta com nomes Inês Bettencourt (UConn), Inês Vieira (Utah), Ana Barreto (Ball State), Gabriela Falcão (Albany) e Filipa Barros (California Baptist).
👑 Quetalândia: Neemias em Portugal para apoiar a Seleção… por fora
Neemias Queta viajou finalmente para Portugal e já está com a comitiva da Seleção Nacional, em Viana do Castelo, no estágio de preparação para a pré-qualificação para os Jogos Olímpicos. Mas o primeiro português a jogar na NBA não vai poder ajudar a equipa das quinas dentro de campo porque, ainda antes de chegar a solo luso, foi dispensado do estágio por causa da lesão no pé sofrida durante a Summer League de Las Vegas.
Apesar da dispensa, Neemias fez questão de viajar e marcar presença na localidade minhota para apoiar os colegas de seleção e viu Portugal perder frente à Costa do Marfim (68-79) e vencer a Jordânia (75-70), onde alinha o ex-NBA Rondae Hollis-Jefferson. Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Basquetebol, o poste dos Sacramento Kings disse que quer ajudar no que lhe for possível, mesmo que apenas fora das quatro linhas.
É sempre bom estar aqui com a Seleção, com os adeptos. É um infortúnio não poder competir com eles dentro de campo, a contribuir para a qualificação que vamos jogar, mas estou a aqui para os apoiar e ajudar como posso.
Este sábado, equipa orientada por Mário Gomes, Sérgio Ramos e Nuno Manarte fecha o “Torneio Internacional Coração de Viana” diante da Chéquia.
📖 Os livros das estrelas e 5 recomendações de leitura para a offseason
Como sociedade, de um modo geral, lemos muito pouco, e, ao associarmos atletas mais aos seus feitos físicos, desconfiamos que tenham capacidade para mais. E, sim, claro, a vasta maioria deles prefere passar o seu tempo livre a ouvir música ou a jogar videojogos. Mas existem alguns oásis interessantes que faz sentido explorar – e que devemos, até, enaltecer, em vez de cegamente questionar.
A offseason reacendeu o gosto pela leitura do Pedro Quedas, que, neste artigo, apresenta uma lista com recomendações com muito sarcasmo à mistura.
📚 Mesa de cabeceira
“In Pop we trust.”
Outras sugestões:
📝 Is parity in the NBA here to stay? The new CBA could be the key - Tim Bontemps (ESPN)
📝 Tracy McGrady wants to build the UFC of basketball - Howard Beck (GQ Sports)
📝 A mother's vow to find a Dallas Mavericks Barbie leads to a worldwide chase - David Fleming (ESPN)
🧮 Sopa de números
303,734,893 razões para ser feliz.
📱 Tweet(s) da semana
📸 Bate-chapas
Liguem as rotativas. Temos póster de Rúben Prey.
🗓️ Marcado na pedra
2 de agosto de 2005 | A maior troca na história da NBA foi concluída, quando cinco equipas combinaram para trocar um total de 13 jogadores. O acordo levou Antoine Walker e Jason Williams para os Miami Heat e resultou no primeiro título de campeão de Miami nessa temporada. E nunca é demais recordar a magia de “White Chocolate”.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, uma versão saudita da NBA, o novo contrato de Jaylen Brown, o futuro de Ben Simmons e as expectativas para os Oklahoma City Thunder.
Na primeira edição da semana, a dispensa de Neemias Queta da Seleção Nacional, o Europeu de Sub18 em Matosinhos e a opção de Kemba Walker de trocar a NBA pela Euroliga.