🏀 Rúben Prey adia sonho da NBA
Internacional português de 19 anos e 2,08 metros optou por não se tornar elegível para o draft de 2024 da liga norte-americana e deve continuar ao serviço dos espanhóis do Joventut Badalona.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se não quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
⭐ Rúben Prey adia elegibilidade para o draft da NBA
A NBA anunciou a lista de jogadores que se tornaram elegíveis para o draft deste ano, agendado para os dias 26 e 27 de junho, e o nome de Rúben Prey não consta da lista de 195 atletas. Desses, 39 são jogadores não americanos, incluindo alguns dos jovens que têm brilhado pela Europa, como o francês Alex Sarr, o sérvio Nikola Topić e o espanhol Juan Núñez.
A ausência do nome de Prey da lista de jogadores elegíveis ao draft não é uma surpresa, até porque o português de 19 anos e 2,08 metros do Joventut Badalona tinha falado da intenção de apostar nos drafts de 2025 ou 2026, em entrevista à SportTV, por altura da estreia pela Seleção Nacional sénior, em fevereiro.
Em 2024-25, Rúben Prey deve continuar no emblema espanhol que ocupa actualmente o 10.º lugar da liga ACB e disputou a EuroCup. Na competição doméstica, o poste luso foi utilizado em 17 partidas e titular em sete ocasiões.
🇵🇹 Inês Bettencourt e Diogo Seixas mudam de universidade
Depois de duas épocas na cotada universidade de UConn, Inês Bettencourt vai jogar em Gonzaga. A base portuguesa de 19 anos e 1,75 metros tinha colocado o seu nome no transfer portal e, entretanto, anunciou no Instagram que escolheu as Bulldogs para dar continuidade à carreira na NCAA.
Em dois anos em Connecticut, Inês Bettencourt jogou em 53 partidas das Huskies, mas a utilização foi sempre reduzida e limitada a finais de jogos decididos, o que deverá ter influenciado a decisão de mudar de universidade.
No masculino, Diogo Seixas também entrou no transfer portal e procura nova “casa” no basquetebol universitário. O extremo de 20 anos e 2,04 metros somou médias de 3.5 pontos e 1.2 ressaltos na época de estreia na NCAA, pelos San José State Spartans.
📝 A importância da idade para o sucesso nos playoffs
Tem sido um bálsamo ver esta nova geração crescer à frente dos nossos olhos. Jogadores como Anthony Edwards, Luka Dončić, Tyrese Maxey ou Paolo Banchero a brilharem ao mais alto nível de competição e pressão.
Pedro Quedas reflecte sobre o valor da experiência nos playoffs, numa altura em que se sente uma passagem de testemunho entre os nomes que marcaram a liga na última década e os novos talentos que têm brilhado na NBA.
👌 Triplo do canto | Ep. 14 - Há Queluz ao fundo do túnel
Nesta edição da rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, o “nosso” José Pedro Barbosa destaca os regressos de AD Vagos e CA Queluz ao convívio dos grandes no feminino e no masculino, respectivamente, com uma recordação do passado pela voz de Orlando Postiga Simão.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 Go ahead, say it: Anthony Edwards looks a lot like Michael Jordan right now - Marcus Thompson II (The Athletic)
📝 The Field Guide to Modern NBA Point Guards - Rob Mahoney (The Ringer)
📝 What Happened To Michael Carter-Williams (The Players’ Tribune)
📼 The Wolves brilliant strategy against Jokic - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 How Three-Point Shooting Changed Everything - Mind the Game Podcast (LeBron James & JJ Redick)
🧮 Sopa de números
Um de nove.
📱 Post da semana
Momento zen.
📸 Bate-chapas
Kyrie contra o mundo.
🗓️ Marcado na pedra
6 de maio de 1998 | Michael Jordan torna-se no primeiro jogador da história a ser escolhido pela nona vez para a All-Defensive First Team da NBA.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a passagem dos Boston Celtics à próxima ronda dos playoffs e o futuro dos Los Angeles Lakers.
Na primeira edição da semana, as equipas já apuradas para a segunda ronda dos playoffs e o que significa a eliminação de Phoenix Suns e Los Angeles Lakers.