🏀 Rúben Prey a caminho da NCAA?
Universidade de St. John's, treinada pelo Hall of Famer Rick Pitino, quer recrutar o poste português de 18 anos do Joventut Badalona.
Leigh Ellis, antigo elemento dos podcasts “The Basketball Jones”, “The Starters” e “No Dunks”, escolheu Portugal para mais um pick-up game no âmbito da iniciativa “20 cities, 20 countries, 20 games”. O jogo está marcado para o dia 28 de junho (quarta-feira), às 15 horas, no campo do Kobe, perto da Calçada de Carriche (Rua André de Gouveia), em Lisboa. Apareçam!
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja!
Para além das publicações/newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
🇵🇹 Rick Pitino tenta recrutar Rúben Prey para a NCAA
A universidade nova-iorquina de St. John’s, treinada pelo lendário Rick Pitino, quer recrutar o português Rúben Prey. Os rumores que ligavam os Red Storm ao poste luso de 18 anos e 2,12 metros do Joventut Badalona existiam há alguns dias, mas o jornalista Christos Tsaltas confirmou que o técnico de 70 anos viajou até à Europa para tentar fechar o processo de recrutamento de Prey.
Pitino é um dos treinadores mais condecorados da história do jogo, com passagens pela NBA (New York Knicks e Boston Celtics), várias universidades da NCAA, clubes de topo na Europa, seleções nacionais (Porto Rico e Grécia), e membro do Hall of Fame desde 2013.
Em março deste ano, o técnico assinou contrato para assumir o comando dos Red Storm, que alinham na conferência Big East da Division I da NCAA, e chega a St. John’s com um registo de 834-293 na NCAA, 23 aparições no torneio da “March Madness” com cinco universidades diferentes e sete presenças na Final Four.
Formado no Paço de Arcos e no Clube Atlético de Queluz, Prey está no Joventut Badalona desde a época 2020/21. Este ano foi bicampeão de Espanha no escalão de Sub18 e destacou-se pelo Penya no Adidas Next Generation Tournament e no Adidas Eurocamp. O internacional português Sub20 foi também um dos 40 convidados do Basketball Without Borders Global Camp, que se realizou durante o All Star Game da NBA, em Salt Lake City.
Todas as informações apontavam para a continuidade do atleta português em Espanha até se declarar ao draft da NBA, o que pode acontecer já em 2024, mas Rick Pitino, que treinou o Panathinaikos e a seleção helvética entre 2018 e 2021, deslocou-se à Grécia para falar directamente com o agente de Prey, o grego Tim Lotsos, e tentar fechar em definitivo o processo de recrutamento.
Em entrevista ao Sportal.gr, Pitino confirmou que vai voltar à Europa em breve para assistir a Campeonatos da Europa jovens. Rúben Prey deve integrar a Seleção Nacional de Sub18 que vai disputar o Europeu da categoria (divisão B), entre 21 e 30 de julho, em Matosinhos.
👑 Quetalândia: Neemias “pede” mais tempo de jogo na NBA
Ainda em Portugal e à espera de viajar para Sacramento para definir o futuro, Neemias Queta deu uma entrevista à revista online BANTUMEN, em que fez uma retrospectiva da ainda curta carreira e disse esperar mais oportunidades na NBA na próxima época.
Aquilo que gostava era poder jogar muito tempo este ano e poder ajudar a minha equipa. Temos um grupo muito jovem e ainda muito que aprender, mas estamos todos com a gana de podermos voltar aos playoffs e esperemos que seja em Sacramento, mas é uma questão de esperar para ver.
Acho que o desafio principal este ano foi mesmo ter de liderar um bocado a equipa. Este ano tive mais responsabilidades e acho que foi mais depressa do que estava à espera. Mas correu bem, acho que consegui lidar bem com elas, com as expetativas que existiam. Demonstra um nível de confiança que os treinadores e os dirigentes têm sobre mim e, ao mesmo tempo, dá-me outro tipo de confiança. Estão a apostar em mim e isso permite-me poder jogar o meu jogo livremente.
Sobre o futuro, a semana ficou marcada pelas mudanças em Sacramento que podem beneficiar Neemias, caso este venha a assinar contrato standard com os Kings. Durante o draft, o front office liderado por Monte McNair trocou um dos postes da rotação, Richaun Holmes, e com a free agency de Alex Len, Chimezie Metu e Trey Lyles, o português pode ser aposta dos californianos.
📊 Uma janela para o futuro
Desde o segundo em que os Spurs descobriram que tinham ficado com a primeira escolha que se sabia que esta iria para o prodígio francês. O que mais há a dizer sobre Victor Wembanyama que não tenha sido já dito ad nauseam? Sim, ele é tudo o que pintam dele – e muito mais ainda.
Inspirado pelo buzz do draft de 2023, Pedro Quedas fez uma análise das escolhas e recordou os melhores drafts de sempre.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📼 Being big isn't enough anymore - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📝 A Teen Basketball Star Took His Time Growing Up for the N.B.A. - Jonathan Abrams (The New York Times)
📝 The Boot Camp for N.B.A. Hot Takes and Analysis - Sopan Deb (The New York Times)
🧮 Sopa de números
O draft dos drafts.
📱 Tweet da semana
As rainhas de Stockton.
📸 Bate-chapas
O primeiro dia do resto da vida de Victor Wembanyama.
🗓️ Marcado na pedra
26 de junho de 1991 | Os Charlotte Hornets escolheram o extremo/poste Larry Johnson, de UNLV, com a primeira escolha no Draft da NBA de 1991, no Madison Square Garden. Na época de estreia, LJ ganhou o prémio de Rookie do Ano.
☕ Conversa de café
No episódio desta semana do videocast NBA na SportTV, a reação ao Draft 2023 e a análise às trocas que levaram Bradley Beal para Phoenix, Kristaps Porziņģis para Boston e Chris Paul para Golden State.
No podcast Bola ao Ar, episódio duplo com o jornalista Miguel Candeias, que esteve nas Finais da NBA, foi convidado a votar para o MVP das Finais e esteve na festa dos Denver Nuggets no balneário após a conquista do título.
Obrigado!