🏀 Respostas ao Q&A - Maio 2024
Nesta sessão de perguntas e respostas com subscritores, falamos de Neemias Queta, dos Villanova Knicks, de salários Europa vs. NBA, e das particularidades do calendário da WNBA.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se não quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
Recebemos as perguntas dos nossos subscritores - a participação em Q&As é um dos benefícios dos assinantes pagos - e o “nosso” Ricardo Brito Reis escolheu algumas para responder:
Jaime Brito da Torre: Joe Mazzulla não está a gerir mal a equipa dos Boston Celtics nos playoffs, utilizando apenas oito jogadores que ficarão sobrecarregados e consequentemente mais cansados, chegando mais à frente na competição com menos capacidade para os momentos decisivos? Não era mais inteligente fazer uma maior rotação prevendo o desgaste precoce dos melhores jogadores e prevenindo lesões?
Gonçalo Castro: Kristaps Porziņģis vai falhar pelo menos os dois primeiros jogos da final de conferência. Tendo em conta que o Neemias esteve bem no jogo contra os Indiana Pacers da fase regular, é expectável que possa ser utilizado nesta série?
Alexandre Torrinha: Desde que voltaram a agrupar Jalen Brunson com Josh Hart e Donte DiVincenzo (que já não estavam juntos desde 2018, quando foram campeões da NCAA por Villanova), os New York Knicks mudaram a aura da equipa para um registo completamente diferente e mais vitorioso. Vimos na época regular e nos playoffs o que são capazes de fazer juntos, especialmente esses três jogadores. Os GMs da liga podem olhar para este exemplo com mais atenção, de um grupo de jogadores talentosos que já foram colegas universitários, deram-se sempre bem e, sobretudo, tiveram sucesso coletivo, e tentar recriá-lo na sua própria equipa?
Hélder Paiva: Qual é o salário médio e máximo de um jogador na liga portuguesa, nomeadamente nos três grandes? E na Euroliga? Há algum clube na Europa que pague ao nível da NBA, por exemplo em contratos mínimos, excluindo obviamente as grandes estrelas?
Rui Monteiro Mascarenhas: Por que razão a WNBA começa a época (mesmo que sejam jogos amigáveis) no meio dos playoffs da NBA? Tendo em conta o (baixo) potencial de rendimento nos primeiros anos, vale a pena o investimento e risco na WNBA ou valerá mais ir para os bons mercados europeus?
Vamos às respostas.