🏀 Prioridades dos Celtics influenciam utilização de Neemias Queta
A gestão física de Porziņģis e Horford, a inclusão de Tillman na rotação e o descanso do top-6 após a confirmação do melhor registo da fase regular podem ter impacto nos minutos do poste português.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Queta Report | rubrica áudio com informações em primeira mão sobre o único português da história da NBA, Neemias Queta
📼 Análise vídeo | breakdown táctico de jogadas e tendências de equipas da NBA e basquetebolistas portugueses
💬 Participação em Q&As, salas de chat exclusivas e acesso ao arquivo
O RBR Playbook, rubrica sobre NBA do zerozero.pt, está, a partir de agora, também disponível no YouTube, Spotify, Apple Podcasts e ivoox, para além de todas as outras plataformas áudio. Subscrevam!
☘️ Quetalândia: Gestão física e back-to-backs são esperança de minutos para Neemias
A pausa na competição para dar espaço às festividades All-Star serve para recarregar baterias para o último terço da fase regular da época da NBA. No caso do português Neemias Queta, é tempo de preparação para reforçar a boa imagem junto dos responsáveis dos Boston Celtics nos derradeiros dez jogos ainda permitidos pelo seu contrato two-way.
Os Celtics têm o melhor registo da liga norte-americana (43-12) e quatro jogos de vantagem sobre o segundo melhor registo, que pertence aos Minnesota Timberwolves (39-16), pelo que devem aproveitar essa distância para priorizar alguns objectivos com vista aos playoffs:
gerir fisicamente os postes mais utilizados, Kristaps Porziņģis e Al Horford, nos quatro back-to-back ainda por disputar (12/13 março, 17/18 março, 22/23 março, 12/13 abril) até ao final da fase regular;
dar minutos a Xavier Tillman e Jaden Springer para que os novos reforços, que ainda não se estrearam devido a lesões, assimilem os esquemas defensivos e ofensivos da equipa técnica liderada por Joe Mazzulla;
não sobrecarregar o top-6 da rotação nos últimos jogos da fase regular, se a vantagem sobre os mais directos perseguidores se mantiver e existir margem para descansar as estrelas sem colocar em causa a conquista do factor casa durante todos os playoffs.
Estas prioridades da organização, em conjunto com o facto de Neemias já ter completado 40 do máximo de 50 jogos permitidos no seu vínculo e os Celtics ainda terem 27 partidas por jogar, implicam que o poste luso pode ficar inactivo na maioria dos jogos, abrindo espaço a Tillman e servindo de seguro para os tais jogos de final de temporada.
E é de admitir que, se a equipa de Boston não se reforçar no mercado buyout, o contrato two-way de Neemias possa ser convertido para contrato standard, à semelhança do que os Portland Trail Blazers fizeram com o poste Duop Reath, que tinha completado 41 dos 50 jogos permitidos como two-way.
Podcasts, planos de futuro e 5 carreiras de sucesso pós-NBA
Tem sido fascinante ter esta janela mais direta para o que vai na alma dos jogadores. Seja a nível dos sentimentos ou de mais análise desportiva mais “técnica”. É um novo modelo de comunicação que tem abalado os media tradicionais e que já está a mudar a própria estrutura de como o desporto é coberto.
Em fim-de-semana All-Star e com a fase regular em pausa durante uma semana, o “nosso” Pedro Quedas escreve sobre as carreiras paralelas de alguns jogadores da NBA ainda no activo, sobretudo na área da Comunicação, e de outros que já se reformaram.
👌 Triplo do canto | Ep. 5 - Memórias que ficam para sempre
Na edição desta semana da nova rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, José Pedro Barbosa recorda um momento feliz da história da modalidade e deixa um desejo para o arranque da qualificação para o EuroBasket 2025.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Film Findings Ep. 14: Luka Doncic and the unrealized assist opportunity -
📥 Brandon Miller will be a winner. (Don't hold the Hornets' record against him.) - Basketball Poetry
📝 Caitlin Clark is a threat from anywhere, against anyone. Here are the numbers to prove it - Ben Pickman (The Athletic)
📝 Giannis Antetokounmpo Talks About Why Comfort Is Just As Important As Pressure -
(UPROXX)📝 Why white home uniforms — once an NBA mainstay — have disappeared - Mike Vorkunov (The Athletic)
🧮 Sopa de números
3569 pontos, novo máximo da história da NCAA.
📱 Post da semana
Insano.
📸 Bate-chapas
The Big Aristotle.
🗓️ Marcado na pedra
19 de fevereiro de 2008 | O base dos New Jersey Nets, Jason Kidd, foi trocado para os Dallas Mavericks. Kidd voltava assim para Dallas, onde passou as primeiras duas temporadas e meia da carreira (1994-96) e ajudaria os Mavs a conquistar o título da NBA em 2011.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a antevisão do All-Star, a boa fase dos Golden State Warriors e as últimas sobre Neemias Queta.
Na primeira edição da semana, o fenómeno Victor Wembanyama, a carreira de Shaquille O'Neal e a mais recente entrevista de Adam Silver.
Thanks for the shoutout! Just subscribed!