🏀 Pressão sobe para Neemias Queta
Renovação no «frontcourt» abre oportunidade para poste português se afirmar nos Boston Celtics, mas analistas alertam para o peso da responsabilidade.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app da Substack. E siga-nos nas redes sociais: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Twitch, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Neemias sob pressão?
A época 2025-26 ainda nem começou, mas Neemias Queta já surge no centro das atenções em Boston. Num artigo da NBC Sports Boston, o analista Chris Forsberg posicionou o português em 5.º lugar entre os elementos dos Celtics que vão enfrentar mais pressão nesta temporada. Acima dele surgem, por ordem de maior pressão, o general manager Brad Stevens, o treinador Joe Mazzulla, a estrela Jaylen Brown e o Sixth Man of the Year Payton Pritchard — nomes que carregam desafios estruturais, táticos e de liderança num plantel em renovação.
Com as saídas de Kristaps Porziņģis, Luke Kornet e Al Horford, o poste luso de 26 anos terá “toda a oportunidade para dar o próximo passo”. Forsberg recorda a ascensão meteórica de Queta desde que foi dispensado pelos Sacramento Kings há menos de dois anos, conquistando um lugar fixo no plantel principal de Boston.
“Seja como titular ou como suplente com muitos minutos, os Celtics precisam que Queta segure as pontas, sobretudo na defesa e no ressalto. Mazzulla colocou-o frequentemente em situações difíceis no início da sua passagem por Boston, na esperança de que aprendesse rapidamente. Agora, vai ter mesmo todas as hipóteses para ultrapassar quaisquer dores de crescimento. Queta viu como Kornet se transformou num jogador de 41 milhões de dólares. Poucos acreditavam que ele fosse capaz disso quando chegou a Boston. Poderá Queta ser o próximo poste que Boston desenvolve até ao nível de titular na NBA?”
Chris Boucher reforça frontcourt
No mercado, os Celtics trocaram Georges Niang para os Utah Jazz, recebendo o rookie R.J. Luis Jr. (contrato two-way), e contrataram Chris Boucher, ex-Toronto Raptors. O canadiano de 32 anos, que em 2024-25 somou 10.0 pontos, 4.5 ressaltos e 36.3% de eficácia de três pontos, deverá atuar principalmente como extremo/poste — função que desempenhou nas últimas três temporadas —, mas poderá ser utilizado como small ball five.
A chegada de Boucher não deverá afetar diretamente os minutos de Neemias, que continua a perfilar-se como uma das principais opções para a posição de poste, juntamente com Luka Garza e Xavier Tillman.
Joe Mazzulla prolonga contrato
A estabilidade no banco também foi assegurada. Na sexta-feira, os Celtics anunciaram a renovação plurianual de Joe Mazzulla. Campeão da NBA em 2024 e com mais de 60 vitórias por temporada nas suas três épocas à frente da equipa, o treinador terá agora de guiar um grupo em reconstrução, sem Jayson Tatum e com várias mudanças no plantel.
Brad Stevens, presidente de operações, destacou o “compromisso diário com a melhoria e a capacidade de liderança” de Mazzulla, sublinhando a sua paixão pelos Celtics e a confiança que deposita no técnico para enfrentar este gap year.
🇵🇹 Portugal defronta Argentina em Madrid
A Seleção Nacional continua a preparar o EuroBasket 2025 e, este domingo, mede forças com a Argentina, em jogo particular à porta fechada. O encontro terá início às 12h30 locais (11h30 em Portugal Continental) e será disputado no pavilhão TENPLE Madrid, após alteração do local inicialmente previsto.
Segundo a equipa médica da Seleção Nacional, dois atletas encontram-se em acompanhamento clínico: Neemias Queta apresenta uma “lesão ligeira na região da anca direita”, enquanto o base Anthony da Silva sofre de uma “contusão óssea de pequena dimensão” no pé direito.
Apesar de a Federação Portuguesa de Basquetebol não especificar o diagnóstico exato para o poste dos Boston Celtics, o Borracha Laranja sabe que a hipótese de estiramento na anca — avançada por alguns órgãos de comunicação social este sábado — está descartada.
Ambos permanecem integrados no plano de reabilitação definido pela equipa médica e a sua evolução é avaliada diariamente. A utilização no particular deste domingo frente à Argentina é, contudo, improvável.
Foco na preparação, mais do que no adversário
Para o extremo Diogo Brito, o jogo será mais uma oportunidade para reforçar dinâmicas e consolidar processos:
“Neste momento estamos mais focados na nossa preparação do que em estudar o adversário. Os primeiros dois jogos deram para aprender e o nosso objetivo é continuar a trabalhar sobre o que temos feito, de modo a melhorarmos a nossa equipa. O grupo está unido, mantém o mesmo empenho e dedicação. É um grupo trabalhador e ambicioso, e é isso que vamos levar para o Campeonato da Europa. Os jogos com Espanha fizeram-nos crescer como equipa.”
O base Rafael Lisboa destacou também a importância do teste frente à formação sul-americana:
“É um jogo que vamos usar para continuar a nossa preparação para estarmos bem no dia 27, no primeiro jogo. É uma equipa forte que nos vai criar dificuldades. É um bom teste, um bom desafio, um bom treino. Independentemente de ser amigável ou não, vamos jogar para ganhar. Mas sabemos que estamos a preparar-nos e é mais uma oportunidade para experimentar coisas novas e solidificar rotinas, para quando chegar o dia 27 estar tudo a 100%.”
O encontro com a Argentina é o terceiro jogo de preparação dos “Linces”, depois da vitória histórica frente à Espanha, em Málaga, e da derrota no segundo duelo com a equipa B espanhola.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Why You Should Be Watching Basketball in August and September -
📝 Horses, basketball and why Jokic would love Italy's wildest race - Milun Nesovic (FIBA)
📼 Should I still care about Kevin Durant? - Clayton Crowley
📼 Pass The Rock | Season 3 - NBA
🧮 Sopa de números
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, top-8 de melhores wings da NBA, tatuagens de bacalhau e influencers de kebabs.
E na primeira edição da semana, a histórica vitória da seleção portuguesa sobre a Espanha e o top-8 de melhores ballhandlers da NBA.