🏀 Presente de Natal antecipado para Neemias Queta
Ausências por lesão e calendário dos Boston Celtics aumentam as hipóteses de utilização do poste português.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Queta Report | rubrica áudio com informações em primeira mão sobre o único português da história da NBA, Neemias Queta
📼 Análise vídeo | breakdown táctico de jogadas e tendências de equipas da NBA e basquetebolistas portugueses
💬 Participação em Q&As e salas de chat exclusivas
☘️ Quetalândia: Lesão de Kornet abre a porta a Neemias
Apesar de ainda não estar a 100% do pé direito, como confirmou à imprensa de Boston, Neemias Queta foi chamado pelo treinador dos Boston Celtics para a recepção aos Orlando Magic na sexta-feira, por força das ausências dos outros três postes da equipa: Kristaps Porziņģis, Al Horford e Luke Kornet.
Mesmo não tendo sido titular na ausência dos outros bigs, o gigante do Vale da Amoreira respondeu à confiança de Joe Mazzulla com 4 pontos, 3 ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e 3 desarmes de lançamento, cometendo 6 faltas em 18’18” minutos de utilização.
Nos últimos dias, Mazzulla voltou a reforçar que a equipa tem uma rotação a nove atletas definida e onde encaixam, para além dos titulares, os suplentes Al Horford, Sam Hauser, Payton Pritchard e Luke Kornet. Ainda assim, o técnico abriu a porta a mais minutos para os jogadores do fundo da rotação, sublinhando que terão oportunidades e o seu papel não é desvalorizado.
Novas oportunidades para Neemias podem surgir nos próximos dias, em forma de presente de Natal antecipado, uma vez que Luke Kornet está lesionado numa coxa e vai ficar de fora, pelo menos, durante uma semana que inclui um back-to-back em São Francisco e… Sacramento.
Fora de campo, o poste luso tem sido cada vez mais envolvido em eventos na comunidade local e esta semana esteve num evento com adeptos mais veteranos dos “verdes” e ensinou técnica individual, incentivando os participantes a aprender os fundamentos do jogo.
I’m really enjoying it.The fans are really always on our side. Everywhere I go, I get a little bit of love. I’m just excited to be in this type of situation.
🇵🇹 Sara Barata Guerreiro defronta provável 1.ª escolha do draft da WNBA
Com a época da NCAA a todo o gás, a internacional portuguesa Sara Barata Guerreiro teve a oportunidade de medir forças com a mais que provável 1.ª escolha do próximo draft da WNBA, Caitlin Clark.
No confronto entre Cleveland State e Iowa, levaram a melhor as Hawkeyes por 104-75, mas a base lusa, que foi defendida por Clark, esteve em bom plano com 10 pontos, 4 ressaltos, uma assistência e 2 roubos de bola.
Naquela que está a ser a melhor época da carreira universitária de Sara Barata Guerreiro (5.8 pontos, 5.1 ressaltos, 46.2 FG%), Cleveland State soma 9 vitórias e apenas duas derrotas, e segue na liderança da conferência Horizon.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Alperen Şengün and the Importance of Pre-Draft Productivity -
📼 The Crossover, S6 Ep 2: Kemba Walker - EuroLeague
📝 Inside Brittney Griner's Russia arrest, detainment and release - T.J. Quinn (ESPN)
📝 NBA team values 2023: Warriors, Knicks, Lakers top $7B - Sportico
📝 Giants Of Africa Celebrates Its 20th Anniversary With An Impactful Camp -
(UPROXX)
🧮 Sopa de números
James Harden, dos Los Angeles Clippers, tornou-se no 24.º jogador da história da NBA a marcar 25 mil pontos.
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
A 1.ª escolha do draft de 2003 e a 1.ª escolha do draft de 2023.
🗓️ Marcado na pedra
18 de dezembro de 2008 | Brandon Roy, dos Portland Trail Blazers, marca 52 pontos - máximo de carreira - numa vitória sobre os Phoenix Suns por 124-119.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy são o jogador dos Chicago Bulls que melhor tem aproveitado a ausência de Zach LaVine, e dois jovens a ganhar espaço em Houston e em São Francisco. Estes foram os seus números, esta semana:
🔥 Coby White (CHI): 27.0 PTS, 51.4 FG%, 46.3 3P%, 6.0 REB, 7.0 AST
🔥 Tari Eason (HOU): 18.0 PTS, 55.0 FG%, 60.0 3P%, 12.0 REB, 1.7 STL
🔥 Brandin Podziemski (GSW): 14.3 PTS, 7.7 REB, 4.0 AST, 2.3 STL
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, a bola de Giannis Antetokounmpo, o murro de Draymond Green e um pouco de NBA a sério.
E na primeira edição da semana, a vitória dos Los Angeles Lakers no In-Season Tournament com uma exibição monstruosa de Anthony Davis e um olhar para os Dallas Mavericks de Luka Dončić.