🏀 Portugal vence Eslovénia e está mais perto do EuroBasket | Reacções
Primeira parte de sonho da equipa das quinas permitiu a conquista de uma vantagem suficientemente confortável para aguentar a reacção eslovena nos últimos 20 minutos.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
Portugal, sem Neemias Queta, venceu a Eslovénia, sem Luka Dončić, por 82-74, em Almada, e assumiu a liderança provisória do grupo A de qualificação para o EuroBasket 2025, com os mesmos dois triunfos em três jogos dos eslovenos. Foi a primeira vitória da história de Portugal, 55.ª seleção do ranking mundial da FIBA, sobre a congénere eslovena, 11.ª da mesma lista.
O apuramento para a fase final do Europeu, que não acontece desde 2011, está cada vez mais perto para a Seleção Nacional, que, nesta partida contou com boas exibições de Gonçalo Delgado (16 PTS, 9 REB, 2 AST, 1 STL), Diogo Brito (16 PTS, 4 REB, 1 STL, 2 BLK) e Travante Williams (12 PTS, 7 REB, 1 AST, 2 STL, 1 BLK).
No final do encontro, o Borracha Laranja esteve na zona mista e ouviu vários jogadores da equipa das quinas, que volta a medir forças com a Eslovénia na próxima segunda-feira (17 horas), desta vez fora de casa, em Koper.
Os “Linces” assumiram que sentiram algum menosprezo da congénere eslovena na primeira parte e que isso também terá estado na origem da vantagem lusa de 25 pontos (49-24) ao intervalo. A reacção da Eslovénia após o regresso dos balneários era, por isso, esperada e serve de aviso para o reencontro, daqui a três dias.