š Portugal no EuroBasket, catorze anos depois
Seleção Nacional masculina repete a proeza da equipa feminina e assegura qualificação para a fase final do Campeonato da Europa.
Apoie o projecto Borracha Laranja! AlĆ©m da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicaƧƵes gratuitas, disponibilizamos conteĆŗdos premium, como a rubrica Ć”udio Queta Report, a secção de artigos de AnĆ”lise vĆdeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app do Substack. Siga-nos também nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
šµš¹ Portugal garante quarta presenƧa no EuroBasket
Após a inĆ©dita qualificação da Seleção Nacional feminina para o EuroBasket 2025, Portugal carimbou a sua qualificação para o certame masculino ā catorze anos depois da Ćŗltima participação da equipa das quinas num Campeonato da Europa. Apesar da derrota frente a Israel (78ā84), numa partida disputada em Riga, o conjunto dirigido por MĆ”rio Gomes celebrou o apuramento graƧas Ć derrota da UcrĆ¢nia perante a EslovĆ©nia.
Mesmo com um jogo ainda por disputar ā recepção Ć UcrĆ¢nia, marcada para esta segunda-feira, em Matosinhos ā Portugal jĆ” confirmou o 3.Āŗ lugar do Grupo A na fase de qualificação, o que basta para garantir a presenƧa na fase final do Europeu, que decorrerĆ” de 27 de Agosto a 14 de Setembro, numa organização conjunta de Chipre, FinlĆ¢ndia, Polónia e Letónia. Em declaraƧƵes ao site da FIBA, jogadores e o seleccionador nacional manifestaram a sua satisfação pelo objectivo alcanƧado.
Ć especial. Todos devem estar orgulhosos de ambas as seleƧƵes (masculina e feminina). Fizemos um trabalho incrĆvel. ClassificĆ”mo-nos e agora vamos trabalhar para tentar dar o nosso melhor no verĆ£o. - Rafael Lisboa
Ć enorme. NĆ£o hĆ” muitas palavras a dizer. Estamos muito, muito orgulhosos de ambas as seleƧƵes (masculina e feminina). Para um paĆs tĆ£o pequeno e com uma classificação baixa no mundo, Ć© muito bom ter ambas as equipas qualificadas para o EuroBasket. ComeƧƔmos em 2020 e passĆ”mos por tantas fases. ComeƧƔmos na base da Europa e agora estamos no EuroBasket. - Diogo Ventura
Mal posso esperar para partilhar isto com o meu pai (Philippe da Silva), porque ele Ć© uma das razƵes pelas quais estou aqui. Fizemos tudo juntos. Foi um longo caminho. Mas conseguimos. E agora estamos muito orgulhosos de nós próprios porque somos um paĆs pequeno e este tipo de histórias dĆ”-nos muito orgulho e alegria. - Anthony da Silva
à uma honra fazer parte desta equipa. Tenho lutado muito por este objetivo e finalmente conseguimos. à importante para nós, é importante para o basquetebol de Portugal. - Miguel Queiroz
Talvez a minha cara não o mostre, mas estou muito feliz com a qualificação. HÔ muito tempo que lutamos por isto e penso que o merecemos. Acima de tudo, este grupo de jogadores merece. Estou muito feliz. Esse era o nosso principal objetivo e conseguimos. - MÔrio Gomes (selecionador nacional)
A Seleção Nacional masculina participarÔ pela quarta vez num Europeu, tendo disputado em 1951 (por convite), 2007 e 2011. Portugal, em 55.º lugar no ranking mundial da FIBA, é a segunda seleção com o ranking mais baixo para a prova de 2025, ficando apenas à frente do Chipre (84.º), que garantiu a vaga como anfitrião.
Além de portugueses e cipriotas, estarão no EuroBasket 2025 as selecções da Sérvia (2.º), Alemanha (3.º), França (4.º), Espanha (6.º), Letónia (9.º), Lituânia (10.º), Eslovénia (12.º), Grécia (13.º), ItÔlia (14.º), Montenegro (16.º), Polónia (17.º), Chéquia (19.º), Finlândia (20.º), Geórgia (24.º), Turquia (27.º), Israel (39.º), Bélgica (40.º), Bósnia e Herzegovina (41.º), Estónia (43.º), Suécia (48.º), Grã-Bretanha (49.º) e Islândia (51.º).
No EuroBasket, Portugal jĆ” poderĆ” contar com o poste Neemias Queta, campeĆ£o da NBA pelos Boston Celtics, bem como com os atletas lusos que actuam no basquetebol universitĆ”rio norte-americano, nomeadamente RĆŗben Prey, da Universidade de St. Johnās. O sorteio da fase de grupos do EuroBasket 2025 estĆ” agendado para 27 de MarƧo.
š Mesa de cabeceira
Outras sugestƵes:
š„ Do you fly much, Victor? -
š The man who traded Luka DonÄiÄ: How Mavericks GM Nico Harrison operates - Christian Clark, Mike Vorkunov and Fred Katz (The Athletic)
š The Shot Thatās Becoming a Reliable Offensive Weapon in the NBA - Lev Akabas (Sportico)
š Cooper Flagg has Lead Playmaker Potential - Ben Pfeifer (SportsCasting)
š¼ How a podcaster solved Nikola Jokic - Ben Taylor (Thinking Basketball)
š¼ Nikola JokiÄ: The Story Behind The Star - Denver Nuggets
š§® Sopa de nĆŗmeros
Siri, define volume e eficiĆŖncia insanosā¦
š± Post da semana
šļø Marcado na pedra
25 de fevereiro de 1977 | āPistolā Pete Maravich marcou 68 pontos, mĆ”ximo de carreira, na vitória dos New Orleans Jazz sobre os New York Knicks por 124-107.
ā Conversa de cafĆ©
Na mais recente edição do podcast Bola ao Ar, a lesão de Victor Wembanyama, a suspensão de Bobby Portis e quatro questões para o que resta da fase regular.
No primeiro episódio da semana, o balanço do fim-de-semana All-Star, a votação informal para o prémio de MVP e Ticha Penicheiro de fora do Hall of Fame.