🏀 Portugal conhece adversários do EuroBasket 2025
Seleção Nacional inserida no grupo A com Sérvia, Letónia, Chéquia, Turquia e Estónia. Philippe da Silva, herói de 2007 e 2011, acredita que Portugal pode passar da fase de grupos.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app da Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
A Seleção Nacional de basquetebol ficou esta quinta-feira a conhecer os seus adversários para a fase de grupos do EuroBasket 2025, que decorrerá entre 27 de Agosto e 14 de Setembro em quatro países: Letónia, Finlândia, Chipre e Polónia. Portugal vai disputar todos os seus jogos do Grupo A na cidade de Riga, capital da Letónia, onde também se realizará a fase a eliminar da competição.
O sorteio, realizado em Riga, colocou a equipa orientada por Mário Gomes no mesmo grupo que Sérvia, Letónia, Chéquia, Turquia e Estónia. Portugal, actualmente na 56.ª posição do ranking mundial da FIBA, vai ter pela frente alguns dos maiores nomes do basquetebol europeu, destacando-se a presença da Sérvia, vice-campeã mundial em 2023 e terceira classificada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O calendário da fase de grupos dos "Linces" é o seguinte:
27 de Agosto: Chéquia - Portugal
29 de Agosto: Portugal - Sérvia
30 de Agosto: Turquia - Portugal
1 de Setembro: Portugal - Letónia
3 de Setembro: Estónia - Portugal
A missão da equipa portuguesa passa por garantir um dos quatro primeiros lugares do grupo, única forma de garantir o apuramento para os oitavos-de-final da prova. Para tal, Portugal terá de superar adversários que, à excepção da Estónia (43.ª do ranking mundial), apresentam melhores credenciais.
“Sorteio é sorteio. Importante é pensarmos mais em nós e no que podemos fazer do que pensar nos adversários. Para termos hipóteses de ganhar a qualquer uma destas equipas temos de jogar ao nosso nível máximo e, quando chegarmos ao final de Agosto, temos de ser mais fortes do que agora”, afirmou Mário Gomes, seleccionador nacional, em declarações à Federação Portuguesa de Basquetebol.
A Sérvia, com Nikola Jokić, 3x MVP da NBA, lidera o grupo de favoritos, mas o seleccionador nacional alerta que todas as equipas são complicadas. “A Estónia tem uma maneira muito própria de jogar, são muito móveis, bons lançadores, trabalham muito sem bola. A Chéquia tradicionalmente seria mais forte, embora os resultados dos últimos anos não sejam prova disso. Já a Turquia, mesmo sendo irregular, é sempre uma potência europeia”, analisou.
O desafio de Portugal inclui, para Neemias Queta, campeão da NBA pelos Boston Celtics, duelos de grande interesse pessoal e competitivo. Além de defrontar Nikola Jokić, considerado o melhor jogador do mundo, o poste português deverá medir forças com o seu actual colega de equipa Kristaps Porziņģis, principal figura da selecção letã. Outro nome a ter em conta é Alperen Şengün, estrela da Turquia e que este ano se estreou como All-Star da NBA.
Philippe da Silva: “Acredito muito no apuramento”
Em declarações exclusivas ao Borracha Laranja, Philippe da Silva, uma das figuras das seleções de 2007 e 2011 e actual treinador do Nanterre, que celebrou esta semana o apuramento para os quartos-de-final da Basketball Champions League, mostrou-se confiante na possibilidade de Portugal ultrapassar a fase de grupos:
É um grupo aberto para Portugal. Vamos jogar contra uma das melhores seleções do mundo, a Sérvia, com o melhor jogador do mundo, e será um jogo que vai trazer experiência à equipa portuguesa. A Turquia também tem uma geração de jovens talentos, mas penso que o resto pode ser um grupo aberto para Portugal, sabendo que o Neemias (Queta) conhece bem o (Kristaps) Porziņģis, da Letónia, e que a Chéquia é uma seleção que está a construir novamente uma geração entre jogadores experientes e mais jovens. Portugal pode ter um papel importante neste grupo e, por que não, agarrar o apuramento para a fase seguinte. Estónia e Letónia são duas seleções com grandes atiradores, mas penso que a seleção portuguesa tem toda a qualidade para competir contra essas duas equipas. Por isso, acredito muito no apuramento.
Portugal participa pela quarta vez numa fase final do EuroBasket. A estreia aconteceu em Paris 1951, a convite, com um 15.º lugar. Seguiu-se Espanha 2007, com o melhor resultado de sempre – um histórico 9.º lugar. Em 2011, na Lituânia, a equipa terminou nos últimos lugares (21.º/24.º).
A preparação para o EuroBasket 2025 arranca a 22 de Julho, com a equipa portuguesa a procurar realizar um mínimo de sete jogos amigáveis, incluindo torneios em Espanha e Portugal. Rúben Prey, extremo/poste da universidade de St. John’s e uma das grandes promessas do basquetebol português, não deve estar disponível para a fase final do Campeonato da Europa.