🏀 O segredo dos Phoenix Suns
Dezoito vitórias seguidas colocaram os Phoenix Suns nas "bocas do mundo" e em destaque na newsletter desta semana, em mais um artigo imperdível com breakdown de vídeos, da autoria do António Dias.
O Luís Cristóvão e o Nuno Soares dedicaram palavras escritas e faladas à NCAA, numa edição em que não podiam faltar os "furos" do Picho Tenicheiro e os bitaites sobre fantasy do Márcio Martins.
Há, ainda, espaço para Quetão, Carushow, o Dream Team de 1992 e muita, mas mesmo muita liberdade.
P.S.: Muito obrigado pelo feedback a este projeto da newsletter. Queremos saber o que gostam mais, mas também que sugestões têm para melhorarmos. Sigam-nos no Twitter e no Instagram e partilhem a newsletter com aqueles(as) vossos(as) amigos(as) que, tal como vocês, também amam basquetebol!
🏀 Quetalândia: Mais uma etapa para Neemias
Neemias Queta subiu mais um degrau na sua caminhada e foi convocado, pela primeira vez, para um jogo da equipa principal dos Sacramento Kings. Depois de mais um par de boas prestações pelos Stockton Kings, perante o olhar do treinador Alvin Gentry, o português foi incluído na lista de jogadores ativos da partida frente aos Los Angeles Clippers, no Staples Center, mas não foi utilizado.
Ainda assim, foi um indicador que Gentry e a organização estão atentos aos desempenhos do poste luso, que soma médias de 15.0 pontos, 7.9 ressaltos e 2.4 desarmes de lançamento nos oito jogos disputados na Showcase Cup da G League. Os próximos encontros dos Stockton Kings estão marcados para 10 e 11 de dezembro (vs. South Bay Lakers) e 15 e 17 de dezembro (@ Oklahoma City Blue).
📋 O sol brilha cada vez mais em Phoenix
Os Phoenix Suns têm o melhor registo da NBA (19v-3d), seguem numa impressionante série de 18 vitórias consecutivas - recorde da história da organização - e, depois de uma ida às Finals da época passada, querem fazer ainda melhor este ano.
As entradas de JaVale McGee e Landry Shamet trouxeram mais equilíbrio à rotação de uma equipa que conta com o génio de Chris Paul, a irreverência de Devin Booker, o domínio de DeAndre Ayton, a defesa de Mikal Bridges e a liderança de Monty Williams.
Mas há muito mais para além dos nomes. O António Dias mergulhou nas rotinas defensivas e ofensivas da melhor equipa da liga e dá-nos a papinha toda feita.
É dezembro mas os Suns estão quentinhos — borrachalaranja.pt
🖊️ Pitino sob as luzes da «Big Apple»
Rick Pitino diz que já não quer "big-time programs" e está no céu em Iona, universidade do estado de Nova Iorque. É sobre o lendário treinador de 69 anos que escreve o Luís Cristóvão, na sua estreia no Borracha Laranja.
Rick Pitino num New York State of Mind — borrachalaranja.pt
🎧 Diário de Bordo | Draft '22 - episódio #3
Na rubrica áudio assinada pelo Nuno Soares, em exclusivo para subscritores da newsletter, um olhar para a equipa da universidade de Purdue e, em especial, para Jaden Ivey.
📰 A liberdade de Enes, uma efeméride maliciosa e o maior borrego de todos
O Picho Tenicheiro, que agora também está no Instagram, continua a trazer-nos as últimas novidades da NBA e, esta semana, revela a mais recente aquisição de Enes Kanter Freedom e o teor da conversa entre Metta Sandiford-Artest e Ben Wallace aquando do reencontro no Staples Center. E, num inédito exclusivo, uma investigação especialíssima sobre a verdadeira história do treinador de uma das equipas mais excitantes da liga.
Ball don't lie: Liberty and Freedom — borrachalaranja.pt
🏆 Faz de Contas
NBA Fantasy por Márcio Martins
Já sabemos que a temporada é uma maratona e muito pode mudar ao longo da mesma. Pelo meio vamos ter lesões, vamos ter doenças, vamos ter jogadores que perdem o seu lugar na rotação e outros que ganham.
O azar de alguns é a sorte de outros e jogadores que começaram a temporada sem qualquer relevância na fantasy podem de repente tornar-se jogadores imprescindíveis. Hoje, deixamos aqui alguns nomes que, pelo menos temporariamente, devem considerar:
Tyus Jones e DeAnthony Melton
Na ausência de Ja Morant, Jones tem sido o base titular e Melton continua a sair do banco, mas a substituição da produção de Morant é por comité e os minutos têm sido mais ou menos distribuídos pelos dois. Até a jovem estrela dos Grizzlies voltar, ambos podem dar contributos interessantes (Jones nas assistências e roubos; Melton nos pontos, ressaltos - para a posição - e roubos)
Dewayne Dedmon
Bam Adebayo vai estar fora de campo pelo menos durante seis semanas e, com apenas outro poste no plantel (o jovem turco Amer Yurtseven), Dedmon vai ter amplas oportunidades e minutos. No primeiro jogo sem Adebayo, jogou 31 minutos e fez um duplo-duplo. E mais jogos desses devem seguir-se.
Alec Burks
Com Kemba Walker proscrito por Thibodeau e fora da rotação da equipa, Burks foi promovido a base titular e os seus números dispararam (40 mins, 21.3 pts, 6.3 res, 3.6 ast e 2 rb nos 3 jogos como titular). É um jogador obrigatório de ter neste momento.
Aaron Gordon
O plantel dos Nuggets tem sido dizimado por lesões esta temporada e Aaron Gordon tem aproveitado as oportunidades que se abriram. O início de época foi bastante irregular, mas tem sido mais consistente ultimamente. Está com 18.3 pts, 7 res e 3.7 ast nos últimos 7 dias (com boas percentagens e poucos turnovers) e, com Michael Porter Jr. provavelmente de fora para o resto da temporada, Gordon tem possibilidades de manter esses números (ou assim eu, que o tenho na minha equipa, espero).
🛏️ Sugestões de fim-de-semana
How Steph Curry Is the New Roger Federer - WSJ — www.wsj.com The basketball great is the most popular player in every arena he’s in, even allegedly hostile ones.
Enes Kanter Freedom, off the bench and onto Fox News, is a true American now — www.washingtonpost.com Freedom is no longer getting minutes on the court. But now that he's a U.S. citizen, he's a regular in Fox News's rotation -- as long as he'll keep dunking on LeBron James.
📱 Tweet da semana
Na ressaca da humilhante derrota dos Oklahoma City Thunder diante dos Memphis Grizzlies, por 79-152, Rob Perez lembrou um jogo de má memória para a Lusofonia.