🏀 O que vale Kyrie em full-time?
📋 Kyrie de pernas frescas para apontar ao título
Os Brooklyn Nets receberam de braços abertos a notícia da alteração da política sanitária de Nova Iorque, que permite que o base Kyrie Irving possa jogar em casa, no Barclays Center. A poucos dias do arranque dos playoffs, António Dias mostra o que ganha a equipa de Steve Nash com um Kyrie em full-time.
Kyrie a tempo inteiro: o que muda? — borrachalaranja.pt
📈 «Sniper» versátil nos dois lados do campo
Depois de Paolo Banchero e Chet Holmgren, Nuno Soares apresenta o scouting report de Jabari Smith, da universidade de Auburn. O extremo de 2,08 metros tem subido em algumas big boards e há quem o considere mesmo o melhor lançador desta classe de 2022.
Scouting report: Jabari Smith — borrachalaranja.pt
🏀 Quetalândia: Minutos de qualidade e o duelo com Adebayo
Neemias Queta continua com a equipa principal dos Sacramento Kings e, na última semana, beneficiou da ausência de Alex Len, que esteve doente, para ter uma oportunidade na piscina dos grandes. Na visita aos Miami Heat, o poste português entrou em jogo com 3’19” para jogar no 1.º período e impressionou logo na primeira passagem pelo campo.
Na estatística final, os três pontos e um ressalto não faziam jus ao esforço do luso. Neemias fez-se notar pela intimidação no meio campo defensivo, sempre a manter a verticalidade perto do cesto e capaz de aguentar ballhandlers no perímetro. No ataque, deu bons bloqueios que libertaram os colegas para “tiros” abertos.
E, no final do encontro, Neemias revelou a difícil tarefa que teve no duelo direto com uma das suas grandes referências, Bam Adebayo.
Os números foram, de facto, muito injustos para o desempenho de Neemias e o Ricardo Brito Reis fez uma análise do vídeo do jogo e de todas as ações do poste de 2,13 metros.
Após a derrota em Miami, os Kings seguiram viagem para o Texas, para dois jogos com os Rockets e o treinador Alvin Gentry disse aos jornalistas que Neemias terá um futuro brilhante em Sacramento e que ainda quer dar minutos de qualidade ao português nas últimas partidas desta temporada.
Gentry não passou das intenções nos dois jogos de Houston e Neemias não chegou a sair do banco de suplentes, o que levantou sobrolhos entre os jornalistas que acompanham os Kings.
🏀 Rúben Prey brilha em torneio júnior da Euroliga
O poste português Rúben Prey, de 17 anos e 2,07 metros, está a disputar o conceituado Adidas Next Generation Tournament, em Itália, e tem estado em destaque ao serviço dos Sub18 dos espanhóis do Joventut Badalona.
🏀 Atletas lusas são notícia na NCAA
Nos EUA, terminou a época da NCAA feminina e Beatriz Jordão foi a portuguesa que chegou mais longe. A universidade de Iowa State ficou-se pelos Sweet Sixteen, numa partida em que a poste contribuiu com um ponto, 5 ressaltos e 3 desarmes de lançamento.
Por sua vez, Maria Carvalho foi anunciada como atleta de Utah State para a próxima temporada, reforçando a mesma universidade por onde passaram Neemias Queta e Diogo Brito. Depois de quatro anos nas Utah Valley Wolverines, a base transfere-se para as Aggies.
🗝️ Pontos e ressaltos? Não. Queremos «screen assists»!
Na mais recente edição do relatório sobre Neemias Queta, falamos da road trip pelo Este, com destaques para as duas décimas de segundo em Indianapolis e os mais de 15 minutos em Miami. As declarações de Alvin Gentry, as reações dos jornalistas e a expressão que promete fazer parte do vocabulário dos portugueses: screen assists! E ainda, os Stockton Kings sem Neemias, o scouting de Vivek e «White Chocolate».
Neemias Queta report #05 - Patreon — borrachalaranja.pt
🛏️ Sugestões de fim-de-semana
How KD's Latest Role Is Lifting the Dangerous Nets Down the Stretch | The Analyst — theanalyst.com Data-driven storytelling.
NBA MVP straw poll - Nikola Jokic, Joel Embiid and where the race stands with two weeks left in the season — www.espn.com In the third and final edition of the 2021-22 NBA MVP straw poll, Nikola Jokic has flipped the script on Joel Embiid.
📱 Tweet da semana
🗓️ Marcado na pedra
3 de abril de 1996 | Os Vancouver Grizzlies derrotaram os Minnesota Timberwolves por 105-103 e quebraram o recorde de 23 derrotas consecutivas. O lançamento do triunfo foi marcado por Blue Edwards.
🎧 A alcateia de Minneapolis já assusta?
Esta semana, o João Dinis e o Ricardo Brito Reis receberam o Nuno Soares para falar da tensão no balneário dos Miami Heat, do crescimento dos Minnesota Timberwolves e – claro! – do que podem valer os ‘prospects’ Paolo Banchero, Chet Holmgren e Jabari Smith na NBA, em vésperas da Final Four da March Madness.
"Bola ao Ar" - s3e28 - Balneário sob tensão (com Nuno Soares) — borrachalaranja.pt