🏀 Neemias Queta votado segundo melhor jogador da G League
Poste português ficou em segundo lugar na eleição para o prémio de Most Valuable Player, numa votação de todos os treinadores e 'general managers' das 30 equipas da liga de desenvolvimento da NBA.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android.
Para além desta newsletter semanal gratuita e do acesso ao chat, o Borracha Laranja tem conteúdos para subscritores pagos, aqui no Substack:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análises vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
👑 Quetalândia: Segundo melhor jogador da G League, mas sem minutos na NBA
Neemias Queta ficou em segundo lugar na votação para o prémio de MVP da fase regular da G League, a liga de desenvolvimento da NBA. O poste português ficou apenas atrás de Carlik Jones, base dos Windy City Bulls, numa votação dos treinadores e general managers das 30 equipas da prova.
Depois de uma época com médias de 17.7 pontos, 8.7 ressaltos, 2.8 assistências e 2.0 desarmes de lançamento nas 43 partidas oficiais disputadas ao serviço dos Stockton Kings, entre Showcase Cup e fase regular, o reconhecimento valida o estatuto de estrela da G League, como sublinha José Volta e Pinto, elemento do coletivo do Borracha Laranja, num artigo para publicado no jornal Público.
Na sua segunda temporada com um contrato two-way (duas vias), que permitiu saltitar entre os Sacramento Kings e os Stockton Kings, Neemias foi a principal figura do conjunto treinado por Bobby Jackson, sendo preponderante na obtenção do melhor registo na fase regular da G League.
O menor espaço que teve na NBA, numa equipa dos Kings que este ano encerrou um ciclo recorde de 16 anos sem atingir os play-offs, permitiu ao poste de 23 anos ter estabilidade na liga de desenvolvimento, consolidando o seu jogo e afirmando-se como um dos jogadores mais eficientes e um protector do aro dominador e temido pelos adversários.
Apesar da notícia, Neemias continua sem merecer a aposta do treinador dos Sacramento Kings, Mike Brown. Esta sexta-feira, no penúltimo jogo da fase regular da NBA, os californianos fizeram descansar quatro dos principais elementos da rotação (Domantas Sabonis, De’Aaron Fox, Kevin Huerter e Malik Monk), mas isso não foi sinónimo de minutos para o português.
Na recepção aos Golden State Warriors, o técnico apostou em Alex Len no lugar do lituano Sabonis no cinco inicial e usou os bigs Richaun Holmes, Trey Lyles e Chimezie Metu. Com 7'05" para jogar, os campeões venciam em Sacramento por 20 pontos (101-81) e, pouco depois, Mike Brown lançou Keon Ellis, o outro atleta com contrato two-way, optando por não dar minutos ao internacional luso.
Sem possibilidades de jogar nos playoffs com o atual contrato two-way, Neemias terá apenas mais uma oportunidade para jogar esta temporada, no último jogo da fase regular dos Sacramento Kings, agendado para domingo, em Denver (20h30, hora PT).
🤝 Primeiras impressões do novo Acordo Coletivo de Trabalho
Para adicionar um pouco de sal ao interesse dos jogadores, a NBA parece que disponibilizará meio milhão de dólares de prémio a cada um dos atletas da equipa que vencer a nova competição. Não será algo que fará Steph Curry correr mais rápido, porque vai ganhar mais de 96 vezes isso este ano, mas será certamente um bónus engraçado para atletas que ganham o mínimo ou perto disso.
Apesar de ainda não ter sido ratificado, já se levantou o véu do novo CBA e o João Costa dá o seu veredicto em relação a alguns dos temas mais falados.
📚 Mesa de cabeceira
A ascensão de Jaylen Brown no documentário “Pass the rock”, da NBA.
Outras sugestões:
📝 Kobe Bryant’s ‘little Mambas’ are still playing, for him and each other - Michael Lee (The Washington Post)
📝 Why NBA MVP “Voter Fatigue” Is (Mostly) a Myth - Howard Beck (GQ Sports)
📝 Why the NBA's load management problem might be unfixable - Baxter Holmes (ESPN)
📼 Steve Kerr on leadership, Steph Curry, Kevin Durant, Michael Jordan & MORE - Bob Myers (ESPN)
📝 The Actualization of Jaren Jackson Jr., Versatile Franchise Cornerstone - Swish Theory
📝 Evan Mobley's evolution is upon us — is it enough for the Cavaliers? - Nekias Duncan (Basketball News)
📝 Quentin Grimes is writing his own story with the Knicks - Jackson Frank (UPROXX)
📼 How the Chicago Bulls New Defense is Saving Their Season - AlexHoops
📝 Adjusted Team Ratings: Which Teams Look like Contenders Heading into the Postseason? - Mat Issa (The Analyst)
🧮 Sopa de números
BANG!
📸 Bate-chapas
“Jump if you wanna go viral.”
🗓️ Marcado na pedra
9 de abril de 1990 | Os Phoenix Suns marcaram um recorde da NBA de 61 lances livres (em 80 tentativas), num triunfo sobre os Utah Jazz por 119-115, após prolongamento. Kevin Johnson (23/24) e Tom Chambers (17/22) foram os mais produtivos da charity stripe.
☕ Conversa de café
No episódio desta semana do videocast NBA na SportTV, os impactos na vertente desportiva do novo CBA, a razão pela qual ninguém quer defrontar os Phoenix Suns nos playoffs e a grande questão da offseason dos Dallas Mavericks.
Na mais recente edição do podcast Bola ao Ar, o momento de forma dos Lakers, o jogão de Joel Embiid que poderá ter encerrado a conversa em torno do prémio MVP e Neemias Queta como segundo mais votado para MVP da G League.
No primeiro episódio da semana, as hipóteses reais dos Golden State Warriors nestes playoffs e o final de época de Neemias Queta.