🏀 Neemias Queta tem a chave para as vitórias dos Stockton Kings
Os números mostram que o desempenho ofensivo do português está diretamente ligado aos triunfos da equipa afiliada aos Sacramento Kings na G League.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android.
👑 Quetalândia: Neemias vs. Mery com uma vitória para cada lado
A semana começou com duplo confronto entre portugueses, com Neemias Queta (Stockton Kings) e Mery Andrade (treinadora adjunta dos Birmingham Squadron) em lados opostos da barricada. Após o back-to-back, saldo de um triunfo para cada um dos dois representantes lusos na G League e, apesar da excelente exibição do poste no segundo jogo, os Kings caíram para o 2.º lugar da conferência Oeste da liga de desenvolvimento da NBA.
A reação à queda na tabela classificativa foi imediata e os Stockton Kings reforçaram-se com KZ Okpala, da equipa principal, e com uma antiga 4.ª escolha de draft, em vésperas do primeiro de dois jogos contra os líderes do Oeste, os Memphis Hustle.
Os Kings venceram em Memphis e o jogo frente aos Hustle representou não só o regresso ao topo da conferência, mas, para Neemias, ficou marcado pelo reencontro com Justin Bean, ex-colega da universidade de Utah State.
Os números revelam que há uma clara tendência diretamente ligada à preponderância ofensiva do poste português: em 49 jogos oficiais na G League (Showcase Cup e fase regular) desde 2021-22, os Stockton Kings ficam mais perto de ganhar quando Neemias é mais envolvido no ataque da equipa orientada por Bobby Jackson.
Nos 21 jogos em que Neemias lançou 10 ou menos vezes, os Kings somam 9 vitórias e 12 derrotas (.429);
Nas 28 partidas em que Queta fez mais de 10 tentativas de lançamento, os Kings têm um registo de 20 vitórias e 8 derrotas (.714).
Com mais ou menos bola, Neemias está a ser o principal destaque da formação de Stockton na G League, que apresenta, pelo menos para já, o melhor registo entre as 30 equipas da competição: 11 triunfos em 13 jogos. Com médias de 16.5 pontos (máximo da equipa), 7.4 ressaltos, 2.6 assistências, 2.2 desarmes de lançamento (máximo da equipa) e uma eficácia de 68.2% (máximo da equipa), “Neemy” tem provado o seu valor.
Apesar da temporada merecedora de elogios, Queta continua fora dos lote de 10 jogadores mais votados para o All-Star da G League, o Next Up Game, por altura do mais recente levantamento de votos do público divulgado pela liga.
Por sua vez, no que diz respeito ao jogo All-Star da NBA, o atleta do Vale da Amoreira recebeu 10.512 votos do público, o que fez dele o 62.º jogador de ‘frontcourt’ do Oeste mais votado entre um total de 136 nomes. O internacional português recebeu também um voto de um jogador da liga.
A semana ficou, ainda, marcada pela notícia da extensão de contrato do general manager dos Sacramento Kings, Monte McNair. O responsável, que escolheu Neemias com a 39.ª escolha do draft de 2021, renovou por três épocas.
Próximos jogos de Neemias Queta & links YouTube
28/29 janeiro, 01h00: Stockton Kings vs. Memphis Hustle (G League)
30/31 janeiro, 01h00: Minnesota Timberwolves vs. Sacramento Kings (NBA)
1/2 fevereiro, 01h00: San Antonio Spurs vs. Sacramento Kings (NBA)
3/4 fevereiro, 00h00: Indiana Pacers vs. Sacramento Kings (NBA)
4 fevereiro, 18h00: Oklahoma City Blue vs. Stockton Kings (G League)
🇵🇹 Diogo Seixas visitou universidade de San Jose State
O base/extremo Diogo Seixas visitou, esta semana, a universidade de San Jose State, na Califórnia. Foi a primeira visita do internacional português pelas seleções jovens a uma universidade para conhecer as instalações e o projeto desportivo, numa época em que Seixas já se encontra nos EUA, a terminar o liceu na 212° Sports Academy, na Flórida.
Diogo Seixas, filho do treinador e antigo internacional Carlos Seixas, tem ofertas de bolsas de pelo menos oito universidades da NCAA: San Jose State, Bradley, Drake, George Washington, Montana State, UC Santa Barbara, Indiana State e Central Arkansas.
Ainda nos “States”, destaque para Hugo Ferreira, que está a subir de forma e a assinar boas prestações na NJCAA, ao serviço de Western Wyoming.
Na Europa, Rúben Prey continua a dar cartas e voltou a brilhar pela equipa secundária do Joventut Badalona na liga EBA e no campeonato de júniores, em Espanha, ao marcar 30 pontos na vitória sobre o Barcelona.
📼 Killian Hayes está a renascer das cinzas?
Killian Hayes foi escolhido com a 7.ª escolha do draft de 2020, mas a NBA foi um choque de realidade para o base francês e, nos dois drafts seguintes, os Pistons escolheram mais dois jogadores para o backcourt: Cade Cunningham e Jaden Ivey. A recente lesão de Cade promoveu Killian para o cinco inicial e a evolução tem sido notória. Neste vídeo, mostramos o que os Pistons têm feito para colocar Hayes em posição de explorar o seu talento natural.
Subscrevam o canal do Borracha Laranja no YouTube e não percam todos os conteúdos do coletivo.
🖊️ A absurdidade de LeBron James
Com 38 anos, vinte temporadas e muitos, muitos quilómetros em cada perna, LeBron continua a arranjar forma de superar as já de si ridículas expetativas que tem tido desde que era apenas um adolescente. Esta foi a 73.ª vez que superou a marca dos 40 pontos na temporada regular. Quando lhes juntamos as 28 vezes que o fez nos playoffs, chegamos ao nada redondo número de 101.
Esta semana, o Pedro Quedas foi surpreendido com um facto sobre LeBron James que não conhecia e, inspirado pelos super-poderes da estrela dos Los Angeles Lakers, recordou cinco grandes temporadas protagonizadas por jogadores com 35 anos ou mais.
📚 Mesa de cabeceira
Vão estrear dois documentários imperdíveis. Marquem na agenda.
Outras sugestões:
📝 The final hours of Kobe Bryant’s life: An oral history - Nathan Fenno & David Wharton (Los Angeles Times)
📝 Kobe Bryant’s Mamba Academy dream lives on as last protégé joins teammates at Sage Hill - Luca Evans (Los Angeles Times)
📼 Lauri Markkanen and Utah Jazz offense are BREAKING defenses - Joe Hulbert (X's and Joe's Basketball)
📼 How the Raptors stopped the NBA's best offense and Domantas Sabonis - Samson Folk (Raptors Republic)
📝 2023 NBA Trade Deadline Primer - Keith Smith (Spotrac)
📝 The NBA’s Best, at Their Worst - Zach Kram (The Ringer)
📼 When numbers tell the wrong story - Ben Taylor & Mike De La Rosa (Thinking Basketball)
📝 The untold history of NBA players "walking the dog" - Ben Dowsett (ESPN)
🧮 Sopa de números
Os 60 pontos mais eficientes de todos os tempos.
📱 Tweet(s) da semana
Joel Embiid vs. Kevin Durant na “Rivals Week”, o filme de terror de James Harden, o desafio de Breanna Stewart e o campo de basquetebol pelos olhos de Victor Wembanyama.
📸 Bate-chapas
A dor de Jayson Tatum.
🗓️ Marcado na pedra
31 de janeiro de 2018 | James Harden, dos Houston Rockets, torna-se no primeiro jogador na história da NBA a registar um triplo-duplo de 60 pontos. Harden somou 60 pontos, 10 ressaltos, 11 assistências, quatro roubos de bola e um desarme de lançamento na vitória sobre os Orlando Magic por 114-107. Para além disso, Harden estabeleceu o recorde de pontos num jogo do franchise, superando a marca de 57 pontos de Calvin Murphy, estabelecida em 18 de março de 1978.
☕ Conversa de café
Num episódio especial do podcast Bola ao Ar, João Dinis e Ricardo Brito Reis recebem a visita do humorista Luís Franco-Bastos para falar de comédia, Michael Jordan e o filme “Space Jam”, e uma temporada de NBA 2K3 que não correu muito bem.
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, João Dinis, Ricardo Brito Reis e Lucas Niven (sim, os três em simultâneo!) discutem e escolhem as equipas para o All Star Game 2023.
Na edição desta semana do videocast NBA na SportTV, as escolhas para os cinco iniciais do All-Star e os nomes que ficaram de fora, a troca de Rui Hachimura e os recentes feitos de LeBron James.