🏀 Neemias Queta recuperado e disponível para Boston ou Maine
A hiperextensão no joelho direito não foi tão grave como se supunha e poste português deve voltar a jogar esta semana, na NBA ou na G League.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
☘️ Quetalândia: Regresso antecipado
Uma semana depois da lesão sofrida pelos Maine Celtics, na G League, Neemias Queta recuperou totalmente e já esteve disponível para ser utilizado pelos Boston Celtics na visita aos Phoenix Suns, este sábado, embora o treinador Joe Mazzulla tenha optado por deixar o poste inactivo.
A boa notícia é mesmo a recuperação do gigante do Vale da Amoreira, até porque Mazzulla tinha antecipado uma paragem até duas semanas. A hiperextensão no joelho direito de Neemias não foi tão grave como se supunha e o internacional português pode voltar à acção.
Com dez jogos ainda disponíveis no seu contrato two-way, os Boston Celtics podem optar por utilizar Neemias apenas mais perto do final da fase regular, para poupar as estrelas para os playoffs. Mas o poste luso deve voltar a jogar pela equipa de Maine em alguns dos oito jogos restantes da fase regular da G League e até nos playoffs da liga de desenvolvimento da NBA.
🇵🇹 Inês Vieira acumula distinções em Utah
Apesar da Universidade de Utah ter sido derrotada por UCLA nos quartos-de-final do torneio da conferência Pac-12, Inês Vieira recebeu boas notícias, uma vez que teve direito a duas menções honrosas nos prémios individuais da conferência: All-Pac-12 Honorable Mention e All-Defensive Team Honorable Mention.
Na fase regular, a base portuguesa de 20 anos e 1,67 metros liderou a Pac-12 em assistências por jogo (6.0) e ficou no 3.º lugar do ranking dos roubos de bola por partida (2.53), para além de se ter destacado pela excelente eficácia de 42% nos lançamentos de três pontos.
🇵🇹 Sara Barata Guerreiro vence título da fase regular
Pela primeira vez na história, a Universidade de Cleveland State sagrou-se campeã da fase regular da conferência Horizon League. A equipa da portuguesa Sara Barata Guerreiro terminou a época com um registo de 27 vitórias e apenas quatro derrotas, incluindo 16-0 em casa.
Com médias de 8.3 pontos e 5.6 ressaltos, e eficácias de 50.3% nos lançamentos de campo e 48.9% nos triplos, Sara foi ainda eleita para a All-Academic Team da Horizon League, numa distinção que reconhece as atletas que combinam sucesso desportivo e académico.
🇵🇹 Andrea Chiquemba sofre lesão grave
Andrea Chiquemba, extremo portuguesa de 19 anos e 1,85 metros, sofreu uma lesão grave ao serviço da Universidade de Eastern Florida (NJCAA) e vai ficar afastada dos campos durante vários meses.
A internacional portuguesa de Sub18 fez uma rotura total do ligamento cruzado anterior, rotura parcial do menisco, rotura parcial da cartilagem e rotura parcial do ligamento colateral medial. Andrea será operada nas próximas semanas e deve fazer a recuperação nos EUA.
⭐ Rúben Prey volta a ser titular no Joventut
Aproveitando as ausências por lesão dos concorrentes directos na rotação interior do Joventut Badalona, Rúben Prey voltou a ser titular na liga ACB. Na recepção ao Manresa, do internacional português Travante Williams, Prey jogou 22’08” minutos e somou 6 pontos, 8 ressaltos e uma assistência.
Entretanto, Rúben Prey foi destacado em artigo no site da FIBA, na sequência da estreia do poste de 19 anos e 2,08 metros pela Seleção Nacional, na fase de qualificação para o EuroBasket 2025.
Big things were expected from Prey in this qualifying window and the 19-year-old was up to the challenge, putting up 10 points, 4 rebounds and 2 steals in a close loss against Israel. Against Ukraine, the Joventut prospect contributed once again scoring 7 points in just 15 minutes, in Portugal's first EuroBasket Qualifiers win since 2016.
📈 David Conceição seguido por grandes clubes espanhóis
Tem 12 anos de idade e joga basquetebol há apenas quatro anos, mas o português David Conceição estará a ser acompanhado por grandes clubes de Espanha. De acordo com o jornalista espanhol Ferran Pursals, o jovem atleta luso é um dos prospects que está a ser seguido por Barcelona, Real Madrid e Valencia.
Em fevereiro, David concedeu uma entrevista ao site da Hoopers, em que confessou que, mesmo jogando há apenas quatro anos, ambiciona fazer vida do basquetebol e até apontou Espanha como destino para continuar a sua formação.
Com a Associação de Basquetebol do Porto joguei contra equipas espanholas e, no meio delas, sou só mais um jogador. Eu preciso desse desafio. Se vejo alguém melhor do que eu, quero ser melhor do que essa pessoa. (…) Gostava de sair de Portugal assim que tiver uma oportunidade. Jogar em Espanha, por exemplo.
📝 A ex-campeã do mundo de futebol que é MVP da liga portuguesa de basquetebol
Numa altura em que já pensava num futuro Draft da NWSL, foi depois de alguns exames médicos em Richmond que lhe foi informado que, após diversas concussões, Wann-Taylor não devia jogar mais futebol. Sendo o seu jogo de cabeça o prato principal nas suas apetências para o futebol, o sonho da menina que brincava com os seus irmãos mais velhos caía num piscar de olhos, mostrando a verdadeira efemeridade da vida.
Campeã do mundo de futebol de Sub-20 em 2012, Rebecca Wann-Taylor é actualmente uma das melhores basquetebolistas da liga portuguesa. O “nosso” José Pedro Barbosa foi conhecer a história da extremo/poste norte-americana que tem brilhado ao serviço do Basquete de Barcelos.
👌 Triplo do canto | Ep. 8 - Portugal na conquista da Europa
Nesta edição da rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, José Pedro Barbosa realça o título europeu da Seleção Nacional de 3x3 na categoria de deficiência intelectual, o triunfo do FC Porto na primeira mão dos quartos-de-final da FIBA Europe Cup, e as últimas novidades das principais ligas nacionais.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Three (More) Things I Noticed on League Pass: A triple double -
📥 17 NBA Finals Predictions: If Boston & Denver Are Ousted, Who Are the New Champs? -
📝 Can Draymond Green Find Peace? - Howard Beck (The Ringer)
📼 Luka Doncic is Not Normal - Alex Hoops
📼 Why The Thunder's Offense Is The Most Creative In The NBA -
📼 LeBron James and Jae Crowder’s beef saw surprising battles, hard fouls, and also dancing - Secret Base
🧮 Sopa de números
O valor do MVP.
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
Hustle.
🗓️ Marcado na pedra
12 de março de 1972 | Foi celebrado o Bill Russell Day, no Boston Garden, e foi retirado o número 6 da antiga lenda da NBA.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, as aspirações dos Orlando Magic nos playoffs, a derrota dos Los Angeles Lakers frente aos Sacramento Kings e o que quer que os Portland Trail Blazers andam a fazer.
Na primeira edição da semana, a cabazada dos Boston Celtics aos Golden State Warriors, os 40 mil pontos de LeBron James, e o show de Nikola Jokic.