🏀 Neemias Queta parte atrás de Luke Kornet e Xavier Tillman
Amostra dos playoffs da época passada e declarações do treinador Joe Mazzulla no arranque do «training camp» deste ano revelam lugar do português na hierarquia da rotação interior dos Boston Celtics.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: «Matchups» e saúde ditarão minutos de Neemias
Os primeiros dias de training camp dos Boston Celtics estão a ser marcados pela dureza e intensidade das sessões orientadas por Joe Mazzulla. Em contagem decrescente para os primeiros jogos de pré-temporada, o treinador dos campeões da NBA quer evitar a ressaca pós-título e preparar a equipa para uma época em que terá um alvo nas costas.
Uma das prioridades de Mazzulla é preparar os postes disponíveis para colmatarem a ausência de Kristaps Porziņģis e a rotação interior tem sido um dos temas mais questionados pelos jornalistas, desde o Media Day até às entrevistas diárias no final de cada sessão de treino.
Neemias Queta foi um dos primeiros jogadores escolhidos para responder às questões da imprensa local e o internacional português falou da sua evolução como lançador, da recepção em Portugal como campeão da NBA e da forma como encara o seu segundo ano ao serviço dos Celtics.
Joe Mazzulla também foi questionado sobre o papel do poste luso e o treinador é claro: Neemias terá mais minutos se conseguir interpretar todos os esquemas defensivos de Boston, sendo capaz de, em cada um desses sistemas, mostrar as suas melhores características e camuflar as deficiências que podem ser exploradas pelos adversários.
He has the ability and the athleticism to be a versatile defender, whatever system we're in. The most important thing is getting him acclimated to the different possessions he's going to be in and executing them over and over.
We believe in Neemy and his ability to do that and he showed great signs of that, especially at the beginning of the season, where he played big minutes, being able to communicate and execute all the different coverages we have, because he has the ability to play all of them.
You got to be able to recognize matchups, recognize disadvantages, put fires out, be able to help, to recover, to communicate. They work at it every single day, except Luke has been in the system a lot longer. He's one of the best ones at it and Neemy's just got to continue to grow.
As últimas palavras de Mazzulla mostram que o nível de confiança do treinador em Luke Kornet coloca-o acima de Neemias na hierarquia dos postes e o mesmo poderá ser dito acerca de Xavier Tillman, que é o melhor dos três postes suplentes nos esquemas com trocas defensivas cada vez mais em voga na NBA.
No papel, Neemias inicia a temporada como quinto poste da rotação, atrás de Porziņģis, Horford, Kornet e Tillman, mas o letão não joga antes de dezembro, Horf descansa em back-to-backs e os outros dois foram operados na offseason, pelo que podem precisar de uma gestão “com pinças”.
Não é descabido acreditar que Neemias pode mesmo vir a jogar mais do que os 28 jogos e 333 minutos da fase regular 2023-24, seja por uma decisão baseada em matchups ou por questões relacionadas com a saúde dos restantes postes.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Karl-Anthony Towns/Julius Randle trade grades - Basketball Poetry
📝 A’ja Wilson’s singular greatness knows no bounds - Owen Pence (Winsidr)
🧮 Sopa de números
As Indiana Fever estabeleceram um novo recorde de público, esta época. A equipa de Caitlin Clark foi vista nos pavilhões da WNBA por mais de 643 mil espectadores.
📱 Post(s) da semana
O miúdo de Englewood que se transformou numa lenda de Chicago despediu-se dos campos de basquetebol.
📸 Bate-chapas
No ano em que vão retirar o #15 de Vince Carter, numa cerimónia agendada para o próximo dia 2 de novembro, os Toronto Raptors homenageiam “Air Canada” um pouco por toda a cidade.
🗓️ Marcado na pedra
3 de setembro de 2008 | Os responsáveis da equipa de Oklahoma City revelam o novo nome e logótipo do conjunto. A antiga franquia Seattle SuperSonics agora é conhecida como Oklahoma City Thunder.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o media day dos Boston Celtics, os jogadores mais overpaid da NBA e os melhores free agents ainda disponíveis.
Na primeira edição da semana, as equipas que mais queremos ver na próxima época, a extensão de contrato de Joel Embiid e a última “Woj Bomb”.