🏀 Neemias Queta a caminho dos Boston Celtics
Poste português de 24 anos ficará vinculado à histórica equipa através de um contrato «two-way» que lhe permite jogar na NBA e na G League, à semelhança do que acontecia em Sacramento.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
☘️ Quetalândia: Nova casa em Boston
Depois de dois anos na Califórnia, o português Neemias Queta está de malas aviadas para a conferência Este e para uma das equipas mais tituladas da história da NBA. De acordo com Shams Charania, insider do The Athletic, o poste de 24 anos e 2,13 metros está a finalizar as negociações com os Boston Celtics para a assinatura de um contrato two-way.
Este será o terceiro e último ano em que Neemias pode ter contrato two-way, que lhe permite jogar na equipa principal dos “verdes” de Boston, mas também nos Maine Celtics, da G League, a liga de desenvolvimento onde o atleta luso brilhou nos últimos dois anos, pelos Stockton Kings.
O novo acordo colectivo de trabalho (CBA) define que um contrato two-way tem um vencimento anual fixo equivalente a metade do contrato mínimo de rookie ($1.119.563). Com a assinatura do two-way, Neemias vai auferir 559.782 dólares em 2023-24, ou seja, cerca de 524 mil euros.
Assim que for confirmada a contratação de Neemias Queta pelos Boston Celtics, vamos gravar uma edição do Queta Report com informações exclusivas sobre o processo de negociação, a análise ao encaixe do português na nova equipa, a concorrência que enfrenta na rotação interior de Joe Mazzula e muito mais.
A notícia surge dias depois do poste ter passado por Lisboa para a inauguração do renovado campo de basquetebol do Moinho do Penedo, no Parque Florestal de Monsanto. Para além do primeiro português a jogar na NBA, a intervenção artística do colectivo RUÍDO homenageia Ticha Penicheiro, lenda da WNBA.
⭐ Mery Andrade reforça Toronto Raptors e faz história
A antiga internacional portuguesa Mery Andrade é reforço da equipa técnica dos Toronto Raptors, como adjunta do técnico sérvio Darko Rajaković, tornando-se na primeira mulher não-americana de sempre - 16.ª no total - a assumir o cargo de assistant coach na NBA.
Em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol, a ex-adjunta dos Birmingham Squadron, equipa da G League afiliada aos New Orleans Pelicans, explicou o processo de recrutamento dos canadianos.
Os Boston Celtics pediram permissão aos New Orleans Pelicans para eu poder fazer a Summer League com eles porque estavam interessados em oferecer-me uma posição. Fiz a Summer League e, no último dia, os Toronto Raptors falaram comigo, tive uma entrevista com o treinador principal e com o general manager, e ficou decidido que iria integrar a equipa.
É o realizar de parte de um sonho, algo que tem sido um objetivo desde que abracei a atividade de treinadora. No início queria treinar ao mais alto nível, mas depois percebi que esse patamar mais alto que queria conquistar era a NBA. (…) Agora é aproveitar e celebrar durante um curto período, mas depois mudar o chip e focar-me na oportunidade de trabalhar, evoluir e crescer.
⛹️♀️ Clara Silva escolhe as Virginia Tech Hokies
A poste Clara Silva comprometeu-se com a universidade de Virginia Tech, para a temporada 2024-25. O anúncio foi feito pela internacional portuguesa Sub18 no Instagram. Esta época, a atleta de 17 anos e 1,98 metros continuará a jogar nas espanholas do Unicaja, antes de iniciar a aventura na NCAA.
No início de agosto, Clara e a família foram aos Estados Unidos para visitar o campus de quatro universidades e optaram agora pela proposta das Hokies, preterindo as bolsas oferecidas por Tennessee, Louisville e Maryland.
No Campeonato da Europa de Sub18 - Divisão A, que se realizou em julho, na Turquia, a poste lusa somou médias de 18.1 pontos, 11.6 ressaltos e 2.3 desarmes de lançamentos, e foi a jogadora com a melhor eficiência de toda a competição.
🇵🇹 Rúben Prey e Travante Williams defrontam-se em torneio de pré-época
Rúben Prey estreou-se pela equipa principal do Joventut Badalona, em dois jogos da Lliga Catalana, uma prova de preparação da época 2023-24. O português de 18 anos e 2,12 metros jogou seis minutos na derrota frente ao Manresa, de Travante Williams, e quatro minutos no triunfo sobre o Girona.
A liga ACB arranca no próximo fim-de-semana (23 e 24 de setembro) e pode marcar a estreia oficial dos dois internacionais portugueses no principal escalão espanhol. Travante e o Manresa deslocam-se ao pavilhão do Gran Canaria, enquanto Prey e o Joventut visitam o Barcelona.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 One-Man Bands -
📝 The NBA salary cap wasn’t for fans. Then Larry Coon made it famous - Tim Cato (The Athletic)
📝 NBA2K is 25. Its influence is only growing. - Michael Lee (The Washington Post)
📼 Paolo Banchero is The Future of Basketball - Hoop Venue
📼 The INCREDIBLE Journey of the G League's All-Time Leading Scorer Renaldo Major - NBA G League
📱 Tweet(s) da semana
“World Champions of what?”
📸 Bate-chapas
“Obst, I did it again!”
🗓️ Marcado na pedra
21 de setembro de 1991 | A USA Basketball anunciou o “Dream Team” para os Jogos Olimpícos de 1992: Charles Barkley, Larry Bird, Patrick Ewing, “Magic” Johnson, Michael Jordan, Karl Malone, Chris Mullin, Scottie Pippen, David Robinson e John Stockton. Mais tarde, Christian Laettner e Clyde Drexler foram adicionados à equipa.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a dispensa de Neemias Queta pelos Sacramento Kings e o valor de Dennis Schröder.
Na primeira edição da semana, a vitória da Alemanha no Mundial, o futuro dos EUA e a hipótese de LeBron James, Steph Curry e Kevin Durant irem aos Jogos Olímpicos de 2024.