🏀 Neemias Queta dominou ex-NBA no final da fase regular da G League
Nos jogos frente aos Mexico City Capitanes, que encerraram a fase regular dos Stockton Kings, o poste português ganhou os duelos directos frente a dois ex-NBA: Kenneth Faried e Skal Labissiére.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android.
Para além desta newsletter semanal gratuita e do acesso ao chat, o Borracha Laranja tem conteúdos para subscritores pagos, aqui no Substack:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análises vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
Este domingo, 26 de março, estamos a oferecer um desconto de 20% para novos subscritores pagos. Com esta promoção, podem ter acesso a todos os conteúdos por apenas €3 por mês (~10 cêntimos/dia). Aproveitem!
👑 Quetalândia: A subir de forma com os playoffs no pensamento
Depois de dois jogos com uma utilização mais reduzida do que o habitual a abrir a semana, Neemias Queta fechou a fase regular com duas excelentes prestações no duplo confronto com os Mexico City Capitanes, que têm dois ex-NBA na rotação interior: Kenneth Faried (8 épocas e 478 jogos na NBA) e Skal Labissière (4 épocas e 148 jogos). O português dominou a área restrictiva, nos dois lados do campo, e provou que é um dos melhores postes da G League.
O segundo encontro frente aos mexicanos foi o último da fase regular dos Kings e, por isso, a organização transferiu a partida de Stockton para Sacramento, dando aos atletas a oportunidade de jogar em pleno Golden 1 Center. É possível ver ou rever o jogo completo, incluindo os 25 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências, um roubo de bola e 2 desarmes de lançamento de Neemias.
Nas bancadas estavam os elementos da equipa principal e também o base Chris Paul, dos Phoenix Suns, que jogavam em Sacramento nessa mesma noite. CP3 foi colega de Faried aquando da passagem pelos Houston Rockets, mas foi Neemias quem brilhou em frente ao “Point God”.
Olhando para aquilo que os norte-americanos chamam de big picture, Neemias provou este ano ser capaz de render com consistência e bastante acima da média. Em comparação com a época passada, as médias do internacional português traduzem-se em mais pontos com mais eficácia, mais ressaltos, mais assistências, mais roubos de bola e mais desarmes de lançamento… em menos minutos de utilização. All-Star da G League e melhor jogador da equipa com o melhor registo da liga, Queta deixou que os números provassem que está preparado para a NBA.
Enquanto os playoffs não chegam, o gigante luso recebeu em Sacramento a visita da SIC, para uma reportagem assinada pelo jornalista Vítor Lopes e pelo repórter de imagem Rui do Ó.
Entretanto, a equipa dos Sacramento Kings está prestes a carimbar o regresso aos playoffs depois de 16 anos sem chegar à fase a eliminar da temporada da NBA e, esta semana, voltou a divulgar mais um episódio da série documental “The Run”, que mostra os bastidores da época 2022-23.
🇵🇹 Rúben Prey assina melhor jogo da época
Em Espanha, o poste Rúben Prey fez a melhor exibição da temporada na liga EBA. Poucas semanas depois de celebrar o 18.º aniversário, Prey foi o melhor marcador da semana no quarto escalão sénior do país vizinho.
📚 Mesa de cabeceira
A emergência de Austin Rivers nos Los Angeles Lakers, por Ben Taylor (Thinking Basketball).
Outras sugestões:
📝 Jaylen Brown Is Trying to Find a Balance - Logan Murdock (The Ringer)
📝 Why the Nets had zero interest selling Bridges in Brooklyn - Dan Devine (Yahoo Sports)
📝 What's up with the Denver Nuggets, and should we be concerned? - Nekias Duncan (Basketball News)
📼 Ja Morant speaks with Jalen Rose about suspension and time away from Grizzlies - ESPN
🧮 Sopa de números
“Never too high, never too low.”
📱 Tweet da semana
Bol Bol é amor.
📸 Bate-chapas
Sanduíche de Giannis.
🗓️ Marcado na pedra
28 de março de 1990 | Michael Jordan marcou 69 pontos na vitória dos Chicago Bulls em Cleveland, por 117-113, num registo que é máximo de carreira. MJ somou, ainda, 18 ressaltos, 6 assistências, 4 roubos de bola e 1 desarme de lançamento.
☕ Conversa de café
Num dos episódios desta semana do podcast Bola ao Ar, a primeira parte da viagem da comitiva do Borracha Laranja aos Estados Unidos: o game-winner de Maxi Kleber frente aos Lakers, o encontro com Luka Dončić e a conversa com Malik Beasley, e uma fotografia para mais tarde recordar.
Na mais recente edição do podcast, os incómodos Oklahoma City Thunder, o futuro de Jaylen Brown e o presente de Ja Morant.