🏀 Neemias Queta assina contrato standard com os Boston Celtics
Novo vínculo tem a duração de duas temporadas, mas 2024-25 está dependente da opção do conjunto treinado por Joe Mazzulla.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se não quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
É oficial. Os Boston Celtics converteram o contrato two-way de Neemias Queta em contrato standard e o português de 24 anos e 2,13 metros passa a ser opção para os playoffs desta temporada.
O insider Michael Scotto reportou na rede social X que o vínculo é válido por duas temporadas - o que resta da actual e a próxima -, mas a época 2024-25 está dependente de uma team option. Na prática, o poste pode tornar-se free agent este verão, se os Boston Celtics optarem por não accionar essa team option.
Na primeira (e, para já, única) reacção por um elemento do franchise, o base Derrick White mostrou-se feliz pelo internacional português, destacando o profissionalismo e a ética de trabalho de Queta.
O jornalista José Volta e Pinto, do colectivo do Borracha Laranja, assina esta terça-feira um artigo para o Público em que explica em detalhe o processo que levou à conversão do contrato do jogador luso e aborda o futuro de Neemias com a ajuda do analista norte-americano Nekias Duncan.
Joga com muita energia, mas por vezes a sua entrega leva-o a cobrir mais espaço do que necessitaria, para lá do que o esquema defensivo pede. Precisa de ser um pouco mais consistente, mas é algo que surgirá à medida que tiver mais minutos na liga e fique mais confortável. (…) Para passar de um papel de um interior enérgico para um jogador de rotação regular, até titular, tem de dar garantias com mais disciplina e defesa consistente.
Na edição de hoje do podcast Bola ao Ar, ainda antes de serem revelados os pormenores sobre a duração do vínculo, reagimos à notícia da conversão do contrato do gigante do Vale da Amoreira e que lhe permite ser opção nos playoffs desta temporada.
A assinatura do contrato standard não invalida a utilização de Neemias na final da G League, que arranca esta terça-feira, com a recepção dos Maine Celtics aos Oklahoma City Blue no jogo 1 de uma série à melhor de três partidas.
Na final de conferência Este da liga de desenvolvimento, numa vitória sobre os Long Island Nets (99-77), Neemias igualou o seu máximo de carreira em ressaltos e terminou o encontro com 16 pontos, 19 ressaltos, 2 assistências, um roubo de bola e 2 desarmes de lançamento.
Aquele lançamento de campo, de 3, é o que ele também tem de fazer na NBA. Tem de fazer p&r and p&pop e mostrar que tem % de lançamento.