🏀 Neemias Queta à espera de Damian Lillard
Troca do base pode acelerar processo de reconstrução dos Portland Trail Blazers, que voltaram a ser associados ao poste português.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
👑 Quetalândia: Neemias intensifica treinos e espera novidades sobre o futuro
De regresso aos Estados Unidos depois de ter marcado presença no estágio da Seleção Nacional de preparação para a pré-qualificação para os Jogos Olímpicos e no Europeu de Sub18 em Matosinhos, Neemias Queta voltou aos treinos em Sacramento e deve começar a fazer exercícios com contacto esta semana.
A caminho da recuperação total da reacção de stress no pé direito que o obrigou a terminar mais cedo a participação na Summer League de Las Vegas e a ser dispensado do estágio da equipa das quinas, o português foi referenciado nos últimos dias pelo jornalista israelita Tomer Givati.
O interesse dos Portland Trail Blazers não é recente e foi revelado em primeira mão em edições anteriores desta newsletter, quando falámos, no início de maio, das cinco equipas que podem apresentar uma proposta de contrato a Neemias e, há poucas semanas, da gravidade da lesão sofrida na Summer League.
Depois de escolherem Scoot Henderson no draft e do pedido de troca de Damian Lillard, os Blazers querem iniciar a reconstrução da equipa e Neemias é um “amor” antigo, até porque o actual assistant general-manager da turma de Oregon, Mike Schmitz, foi o primeiro jornalista estrangeiro a “descobrir” o português, quando ainda trabalhava como analista da ESPN durante o Europeu de Sub18 (Divisão B) de 2017, na cidade estónia de Tallinn.
Nesta altura, os Blazers contam com Jusuf Nurkić como único poste do plantel com contrato standard e os rumores apontam o bósnio para a porta de saída. John Butler e Ibou Badji são alternativas à posição, mas têm contrato two-way com a equipa de Portland e devem continuar a desenvolver-se na G League. Para além de Neemias, foi também reportado o interesse dos Trail Blazers em Walter Tavares, poste cabo-verdiano de 2,21 metros do Real Madrid.
Ainda assim, mesmo que os Blazers apresentem uma offer sheet a Neemias Queta depois da cada vez mais que provável troca de Damian Lillard, os Sacramento Kings têm direito de preferência por força da qualifying offer que emitiram na véspera do arranque da free agency, podem igualar qualquer proposta de contrato recebida pelo gigante do Vale da Amoreira e “obrigá-lo” a continuar na equipa da Califórnia.
⭐ Rúben Prey no cinco ideal do Europeu de Matosinhos
Rúben Prey, poste de 18 anos e 2,12 metros, foi eleito para o cinco ideal do Campeonato da Europa de Sub18 masculinos (Divisão B), que se realizou em Matosinhos.
Apesar da Seleção Nacional ter ficado aquém do objectivo da subida de divisão e ter terminado no 9.º lugar, o jogador do Joventut Badalona foi um dos melhores da prova, com médias de 19.1 pontos, 14.0 ressaltos, 3.0 assistências, 2.6 roubos de bola e 1.4 desarmes de lançamento.
Na ressaca da competição, Prey foi um dos nomes que o analista Bryce Hendricks destacou num artigo sobre prospects internacionais que podem ser alvo de interesse de universidades norte-americanas.
Portugal played in the European Division B, so the competition wasn’t great, but he did summarily dominate. His impressive points per game and efficiency numbers came despite being the opposing defense’s main priority on every single possession.
Prey’s top skill right now is his rebounding. He is tenacious, which combines with a strong feel for tracking the ball and a desire to box out whoever he can. He is also a fluid athlete for a big-man, especially getting up and down the floor. While not particularly explosive, he can grab and go off a rebound thanks to his fluidity and a solid handle in space.
Prey is also a solid passer and the skill flashes are what make him really intriguing. He has a projectable outside shot, good touch in the post, and some high-level decision-making chops.
🇵🇹 Clara Silva visita Tennessee
Clara Silva, poste portuguesa de 17 anos e 1,98 metros que actua nas espanholas do Unicaja e brilhou no Europeu de Sub18 (Divisão A), este verão, visitou o campus da universidade de Tennessee, nos últimos dias, com vista a um possível recrutamento para a época 2024/25.
De acordo com Maria Cornelius, jornalista que acompanha as Lady Vols, a atleta lusa foi observada in loco em várias ocasiões, no decorrer da última temporada, pela equipa técnica da universidade que formou jogadoras como Candace Parker e Tamika Catchings.
Este domingo, o Unicaja anunciou a continuidade de Clara Silva no projecto que subiu à LF Challenge (segundo escalão espanhol), naquela que poderá ser a última época da portuguesa em Málaga, antes de rumar à NCAA.
Es un salto de exigencia para Clara, que cumplirá su quinto año en la disciplina del club y que no ha dejado de crecer como jugadora desde que llegara, convirtiéndose en uno de los referentes del equipo con tan solo 17 años.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 O tempo não passa por Diana Taurasi - Marco Vaza (Público)
📝 The NBPA’s Sanctuary Offers A Slice Of Escape To NBA Players, With A Focus On The Future -
(UPROXX)📼 Charles Barkley: The 60 Minutes Interview - Jon Wertheim (CBS)
📝 Can the Thunder Be Competitive Enough to Force Sam Presti’s Hand? - Michael Pina (The Ringer)
📼 Jalen Williams' Astonishing Versatility - ben pfeifer
📝 NBA salaries keep going up. Prepare to have your mind blown in the future - Mike Vorkunov (The Athletic)
📝 Why NBA teams are valuing draft picks more than ever before - Bryan Toporek (Forbes)
📼 Stephen Curry Is On Fire While Eating Spicy Wings - Hot Ones
🧮 Sopa de números
Dez mil pontos para Diana Taurasi. 🐐
📱 Tweet da semana
Ricky Rubio anunciou uma pausa na carreira de basquetebolista para tratar da sua saúde mental.
Mucho ánimo, Ricky!
📸 Bate-chapas
Diana Taurasi, que recebeu a alcunha de “White Mamba” pelo próprio Kobe Bryant, marcou o ponto 10.000 da carreira com 8’24” - os dois numeros usados por Kobe - no marcador.
🗓️ Marcado na pedra
7 de agosto de 1992 | Os Orlando Magic assinam contrato com a 1.ª escolha do draft de 1992, Shaquille O'Neal.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o primeiro de uma série especial de verão, João Dinis recebe Miguel Magalhães (
) para fazer a devida vénia àquele que é muito provavelmente o melhor atirador da história da NBA: Steph Curry.Na primeira edição da semana, o João Dinis recebe o Guilherme Fonseca e o Pedro Silva para falar da ligação entre humor e basquetebol, e as melhores séries e filmes sobre basquetebol.