🏀 NBC Sports entrega titularidade a Neemias Queta
Painel da estação televisiva norte-americana coloca o português na frente da rotação interior dos Boston Celtics. Poste de 26 anos foi homenageado no regresso a Utah State, ao lado de Joe Mazzulla.
A poucos dias do arranque oficial do training camp dos Boston Celtics, Neemias Queta vê o seu nome em destaque nas análises da imprensa norte-americana. No mais recente episódio da série “Ramp to Camp” da NBC Sports Boston, praticamente todo o painel apontou o internacional português como favorito a assumir o papel de poste titular da equipa em 2025-26.
Chris Forsberg, um dos principais insiders dos Celtics, foi claro:
“Queta, já o único poste a transitar da rotação da época passada, pode ter-se colocado em posição privilegiada para conquistar minutos como titular graças à sua boa prestação no EuroBasket. O poste de 26 anos tem dado minutos sólidos nas últimas duas épocas, sobretudo no início da temporada do título de 2024, quando chegou a apresentar argumentos para subir definitivamente ao plantel principal. O treinador dos Celtics, Joe Mazzulla, colocou Queta em situações defensivas complicadas na época passada, talvez com o objetivo de acelerar o seu desenvolvimento. E agora poderá ser altura de tirar as rodinhas da bicicleta. Queta é uma presença imponente junto ao cesto e parece muito mais confortável no plano defensivo em comparação com a altura em que chegou a Boston.”
Outros editores e produtores da NBC Sports Boston alinharam no mesmo sentido, lembrando que Queta já mostrou capacidade para ser titular e que a continuidade em Boston lhe dá vantagem sobre concorrentes diretos como Chris Boucher ou Luka Garza. Darren Hartwell destacou a consistência de Queta no EuroBasket, Sean McGuire sublinhou os sinais de evolução ofensiva e Max Lederman resumiu: “O lugar é do Neemy para perder”.
Este não foi, contudo, o único debate recente em Boston com o nome de Queta no centro da conversa. No episódio anterior da mesma série, dedicado aos jovens que podem dar um salto evolutivo em 2025-26, Michael Hurley voltou a destacar o poste português: “Tem de ser o Neemias, por necessidade. Vai jogar muito mais do que 14 minutos por noite. Os Celtics não precisam que faça um duplo-duplo todos os jogos, mas precisam que dê um passo gigante em quase todas as áreas”.
Apesar de grande parte do painel ter escolhido Baylor Scheierman como potencial leap da época, Queta foi novamente colocado no radar. O desempenho sólido do gigante do Vale da Amoreira no EuroBasket e a saída de Kristaps Porziņģis, Al Horford e Luke Kornet reforçam a ideia de que a evolução do português é inevitável para que Boston mantenha aspirações competitivas.
The Athletic reforça estatuto de Queta
Também um artigo do The Athletic reforçou essa perceção. O jornalista Jay King incluiu Queta no topo da lista dos cinco jogadores dos Celtics com maior margem para breakout season:
“Depois de ter sido suplente de Kristaps Porziņģis, Al Horford e Luke Kornet na época passada, Queta pode estar prestes a saltar de quarto poste da rotação para titular. Ele deverá ser o principal beneficiário de todas as saídas no frontcourt dos Celtics. Após uma campanha bem-sucedida no EuroBasket, Queta terá agora a pressão de corrigir as inconsistências que marcaram o início da sua carreira. Apesar disso, tem sido produtivo na área pintada e nos ressaltos ao longo das suas quatro épocas na NBA. Com uma temporada inteira de minutos de rotação, não será surpresa se terminar perto do topo da liga na tabela de ressaltos ofensivos.”
King sublinhou o impacto de Queta no EuroBasket (médias de 15,5 pontos, 8 ressaltos, 1 roubo e 1,7 desarmes), bem como a capacidade para alterar o perfil estatístico da equipa:
“A equipa terminou em 18.º na percentagem de ressaltos ofensivos na época passada, mas tem agora hipótese de subir bastante nos rankings com Queta e Luka Garza preparados para assumir papéis significativos. Quando Queta esteve em campo no último ano, Boston registou uma taxa de 33% em ressaltos ofensivos — valor que o colocaria no top-3 de toda a NBA. Ele e Garza têm sido ressaltadores ofensivos de elite ao longo das suas carreiras, ao contrário de Porziņģis e Horford, os dois postes que vão substituir. Estes terão muitas outras qualidades que farão falta, mas não neste capítulo.”
O artigo do The Athletic acrescenta ainda a dimensão defensiva de Neemias:
“Poderá Queta também ajudar os Celtics a recuperar a capacidade de forçar turnovers? A organização parece focada em adotar um estilo defensivo mais disruptivo. Queta, que pode ser utilizado de várias formas, poderá contribuir para esse objetivo. Quando esteve em campo na época passada, os Celtics forçaram perdas de bola em 15,2% das posses adversárias. Com Porziņģis e Horford, isso raramente aconteceu.”
Homenagem em Logan
Antes de se apresentar em Boston, Neemias regressou ao local onde iniciou a aventura norte-americana. O poste português foi um dos nomes em destaque no “Night with the Pros”, iniciativa inédita da Utah State University que reuniu no Dee Glen Smith Spectrum várias gerações de jogadores, treinadores e figuras marcantes do Hall of Fame dos Aggies.
Naquele palco que conhece bem, Queta não escondeu a emoção:
“Vir para a universidade de Utah State foi uma experiência incrível para mim. Foi a minha primeira vez nos Estados Unidos. Fui recebido de braços abertos. Foi uma grande oportunidade para me adaptar e uma grande oportunidade para jogar basquetebol.”
Ao lado de Sam Merrill, extremo dos Cleveland Cavaliers e ex-colega nos Aggies, de Joe Mazzulla, treinador dos Celtics, e de Jerrod Calhoun, atual técnico da universidade, Queta recordou a importância de Logan no seu percurso.
Também presentes estiveram Diogo Brito, outro internacional português formado em Utah State, que integrou a lista de antigos jogadores homenageados, e Jaycee Carroll, histórico dos Aggies e lenda do Real Madrid. O evento, que teve também um jantar de gala e leilão solidário, angariou perto de 250 mil dólares, verba destinada a reforçar o programa de NIL (Name, Image and Likeness) da universidade e apoiar os atuais atletas.