🏀 Lesão de Porziņģis abre espaço a Neemias
Gigante letão falha, pelo menos, um jogo com um estiramento no gémeo esquerdo e o poste português pode ser aposta de Joe Mazzulla, depois de recuperar a forma em dois jogos da G League.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Queta Report (rubrica áudio com análise e informações exclusivas sobre Neemias Queta)
📼 Análise vídeo (breakdown de jogadas e tendências de equipas da NBA)
💬 Participação em Q&As e salas de chat exclusivas
☘️ Quetalândia: Depois da G League, abrem-se as portas da NBA para Neemias
A velocidade a que acontecem as coisas na liga norte-americana de basquetebol é vertiginosa e Neemias Queta teve um bom exemplo disso na última semana. Depois de recuperar da fractura de stress no pé direito, o português já se estreou oficialmente pelos Boston Celtics na NBA e pelos Maine Celtics na G League.
Cinco minutos e 17 segundos frente aos Memphis Grizzlies fizeram do miúdo do Vale da Amoreira o mais recente Celtic da história. Neemias entrou para o lugar de Kristaps Porziņģis, que cometeu a quarta falta pessoal a 5’17” do final do 3.º quarto contribuiu com dois ressaltos para uma vitória por 102-100.
Após uma derrota em Charlotte, na noite seguinte ao triunfo em Memphis, o front office dos Celtics decidiu aproveitar o facto da filial da G League ter dois jogos agendados com a equipa afiliada aos Hornets, os Greensboro Swarm, ambos na Carolina do Norte, para dar minutos ao poste português de 2,13 metros.
Ao serviço dos Maine Celtics, Neemias teve limitação de minutos, mas mostrou impacto nos dois lados do campo:
12 PTS, 5 REB, 1 STL, 4 BLK (+14 em 14 minutos)
11 PTS, 8 REB, 2 AST (+9 em 19 minutos)
Os Maine Celtics só voltam a jogar no dia 29, pelo que Neemias deve ser reintegrado na equipa principal, que inicia este domingo uma série de sete jogos consecutivos em casa, frente a Atlanta, Chicago, Philadelphia, Cleveland (x2) e Orlando (x2).
E Porziņģis, que sofreu um estiramento no gémeo esquerdo durante o último jogo, está confirmado como ausente pelo menos por um encontro, o que abre espaço a uma rotação interior mais profunda, como salientou o jornalista Gary Washburn, no Boston Globe.
For some reason, the Celtics decided to send two-way center Neemias Queta, the only other 7-footer on the roster, to G League Maine, so he wasn’t available to provide any support with Porzingis out.
They’ll have to adjust to life without Porzingis for at least a few days, and management fully realized backup center would be an issue when it traded Robert Williams to the Trail Blazers. It may be worth looking at Queta.
⭐ Inês Vieira impressiona em Utah
A cumprir a terceira temporada na NCAA, Inês Vieira tem estado em destaque nas Utah Utes. Em apenas seis jogos, e num espaço de cerca de três semanas, a base portuguesa de 20 anos passou de suplente a titular e bateu todos os recordes pessoais na carreira universitária:
6 roubos de bola vs. Mississippi Valley State (6/11/2023)
8 ressaltos vs. South Carolina State (9/11/2023)
14 assistências vs. Alaska Anchorage (18/11/2023)
20 pontos (incluindo 6/6 3P) vs. Eastern Kentucky (19/11/2023)
Para já, e considerando todas as jogadoras das mais de 350 universidades da Division 1 da NCAA, Inês é 3.ª no ranking de total de assistências (47) - a famosa Caitlin Clark lidera, com apenas mais um passe decisivo. -, 7.ª em assistências por jogo (7.8) e 16.ª em rácio assistências/turnovers (4.27).
🇵🇹 Ricardo Vasconcelos faz história em Espanha
O selecionador nacional feminino, Ricardo Vasconcelos, registou um feito histórico ao serviço das espanholas do Zamarat, ao liderar o emblema da LF Challenge, segundo escalão, a nove vitórias consecutivas.
O anterior recorde pertencia ao Ferrol, que, em 2022-23, somou oito triunfos seguidos e, no final da época, acabaria por subir de divisão à LF Endesa. Esse é, também, o objectivo do conjunto do técnico português.
El presente curso ha supuesto todo un cambio de mentalidad para un equipo dispuesto a luchar con fuerza por esa primera plaza que tiene como premio el ascenso directo y que permitiría eludir las eliminatorias por la segunda plaza. Una posición en la que el equipo de Ricardo Vasconcelos se asentó con fuerza algunas semanas atrás y en la que han abierto ya una brecha de dos victorias sobre sus más inmediatos perseguidores pese a contar con un partido aplazado. - El mejor inicio en la historia de la LF Challenge, para el Recoletas Zamora
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Strap in -
📥 The definitive history of Chris Paul vs. Scott Foster - The Finder With Tom Haberstroh
📥 Watch carefully: the Orlando Magic's defense makes opposing offenses disappear! -
📼 Nick Nurse has transformed the 76ers offense - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📝 Why Are Advanced Stats So Down on Cade Cunningham? - Zach Kram (The Ringer)
📝 Long live the OG, the NBA’s unheralded tone-setters - John Hollinger (The Athletic)
📝 If Len Bias had lived to play for the Boston Celtics - Bijan C. Bayne (Andscape)
🧮 Sopa de números
Easy Money Sniper - parte I.
📱 Post da semana
Easy Money Sniper - parte II.
📸 Bate-chapas
"...and I took it personally."
🗓️ Marcado na pedra
30 de novembro de 1990 | Larry Bird, dos Boston Celtics, chega aos 20.000 pontos na carreira, numa vitória sobre Washington, no Garden. Bird tornou-se no quinto jogador na história da NBA (depois de Kareem Abdul-Jabbar, John Havlicek, Oscar Robertson e Jerry West) a somar 20.000 pontos, 5.000 ressaltos e 5.000 assistências.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy, esta semana, são uma das coisas boas que ainda resta em Charlotte, um stretch-4 espanhol dos Grizzlies e um base undrafted que está a despontar em Cleveland. Estes foram os seus números nos jogos da última semana:
🔥 Mark Williams (CHA): 11.8 PTS, 52.8 FG%, 13.8 REB, 2.0 AST, 1.8 BLK
🔥 Santi Aldama (MEM): 18.5 PTS, 83.3 FT%, 7.3 REB, 2.3 AST
🔥 Craig Porter (CLE): 15.3 PTS, 57.5 FG%, 3.0 REB, 5.8 AST
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, as últimas atividades extracurriculares na liga e os surpreendentes Orlando Magic.
E na primeira edição da semana, a estreia de Neemias Queta pelos Boston Celtics e as expectativas cumpridas dos Oklahoma City Thunder.