🏀 Jornalista português Miguel Candeias votou nos prémios da NBA
Jornalista d'A Bola viaja para os EUA para cobrir o fim-de-semana All-Star e as Finais da NBA há mais de 30 anos, e foi convidado pela liga para votar nos prémios individuais desta temporada.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se ainda está a ponderar fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o nosso projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
Em 21 de fevereiro de 1993, o jogo All-Star da NBA realizou-se em Salt Lake City e terminou com a eleição dos homens da casa, John Stockton e Karl Malone, como co-MVPs. Nas bancadas do Delta Center, entre os 19459 espectadores estava um jornalista português. Miguel Candeias iniciou, nesse All-Star, uma tradição que se mantém há mais de três décadas: todos os anos viaja para os EUA para cobrir o fim-de-semana All-Star e as Finais da NBA. E também viu isto ao vivo.
Trinta anos depois da primeira viagem, nas Finais do ano passado, foi o único não-americano entre os 11 jornalistas convidados para votar no vencedor do prémio de MVP das Finais. E sim, Miguel Candeias votou em Nikola Jokić. Este ano, a NBA voltou a convidar o jornalista português para participar numa votação. Desta vez, nos prémios individuais de final de temporada, cujos ballots foram divulgados pela liga há poucos dias. Estes foram os votos de Miguel Candeias:
2023-24 Kia NBA Most Valuable Player
Nikola Jokić
Luka Dončić
Shai Gilgeous-Alexander
Giannis Antetokounmpo
Jayson Tatum
2023-24 Kia NBA Defensive Player of the Year
Rudy Gobert
Victor Wembanyama
Anthony Davis
2023-24 Kia NBA Most Improved Player
Tyrese Maxey
Coby White
Alperen Şengün
2023-24 Kia NBA Rookie of the Year
Victor Wembanyama
Chet Holmgren
Brandon Miller
2023-24 Kia NBA Sixth Man of the Year
Naz Reid
Malik Monk
Bobby Portis
2023-24 NBA Coach of the Year
Joe Mazzulla
Mark Daigneault
Chris Finch
2023-24 Kia NBA Clutch Player of the Year
Steph Curry
DeMar DeRozan
Shai Gilgeous-Alexander
2023-24 Kia All-NBA First Team
Nikola Jokić, Luka Dončić, Shai Gilgeous-Alexander, Giannis Antetokounmpo, Jayson Tatum
2023-24 Kia All-NBA Second Team
Jalen Brunson, Kevin Durant, Anthony Edwards, Kawhi Leonard, Anthony Davis
2023-24 Kia All-NBA ThirdTeam
Domantas Sabonis, LeBron James, Stephen Curry, Tyrese Haliburton, Jaylen Brown
2023-24 Kia NBA All-Defensive First Team
Rudy Gobert, Victor Wembanyama, Anthony Davis, Bam Adebayo, Alex Caruso
2023-24 Kia NBA All-Defensive Second Team
Herbert Jones, Derrick White, Chet Holmgren, Jalen Suggs, Jaden McDaniels
2023-24 Kia NBA All-Rookie First Team
Victor Wembanyama, Chet Holmgren, Brandon Miller, Jaime Jaquez Jr., Brandin Podziemski
2023-24 Kia NBA All-Rookie Second Team
Dereck Lively II, Trayce Jackson-Davis, Amen Thompson, Cason Wallace, Scoot Henderson
Nos próximos dias, Miguel Candeias volta a viajar para Boston, para o jogo 1 das Finais da NBA de 2024, entre os Boston Celtics, do português Neemias Queta, e o vencedor da final da conferência Oeste. Sigam o Instagram do jornalista para não perderem as melhores imagens e sons das suas viagens pelo mundo da NBA.
Miguel Candeias já foi convidado do podcast Bola ao Ar e partilhou algumas das melhores histórias vividas nestas décadas de viagens aos EUA para acompanhar os pontos altos da época da liga norte-americana.
Em junho de 2021, o jornalista contou como é ver finais de NBA ao vivo, revelou as melhores histórias de 30 anos a acompanhar estrelas da NBA, entre elas Dennis Rodman ou a família Antetokounmpo.
E no ano passado, após a conquista do título pelos Denver Nuggets, falou sobre o facto de ter sido o único jornalista não-americano que votou no prémio MVP das Finais, contou tudo sobre a experiência de ver Finais da NBA ao vivo e partilhou mais algumas das melhores histórias com jogadores, treinadores e afins.
Respect ao Miguel Candeias (votou no Joe para coach do ano e no Jaylen brown para a 3a equipa) 🍀😀.
Scoot na all rookie 2nd team, o João Dinis está a sorrir algures