🏀 Há um novo Neemias Queta em Boston
Evolução do poste português neste terceiro ano na liga norte-americana é evidente, tanto na defesa como no ataque.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas, temos conteúdos para assinantes pagos:
🎧 Queta Report | rubrica áudio com informações em primeira mão sobre o único português da história da NBA, Neemias Queta
📼 Análise vídeo | breakdown táctico de jogadas e tendências de equipas da NBA e basquetebolistas portugueses
💬 Participação em Q&As e salas de chat exclusivas
☘️ Quetalândia: Minutos na G League para ganhar confiança e melhorar condição física
Depois dos nove jogos consecutivos a fechar 2023, Neemias Queta só participou em dois jogos dos Boston Celtics no novo ano. E se, frente aos Utah Jazz, não teve direito a mais de 3’45” no chamado garbage time, a história foi diferente em Milwaukee, numa partida em que os titulares não jogaram em toda a segunda parte e em que o internacional português jogou 12’39”.
Este sábado, Neemias foi a Maine para somar 21 minutos pela equipa afiliada aos Celtics na G League, e registou 12 pontos, 7 ressaltos, uma assistência e 2 desarmes de lançamento frente aos Indiana Mad Ants. No domingo, os Celtics decidiram não o enviar novamente para a liga de desenvolvimento e integraram o poste luso na comitiva que viajou para Toronto, onde Boston inicia uma série de 5 jogos em 8 dias, que termina com um back-to-back em Houston e Dallas.
A passagem de Neemias Queta, tal como do base Dalano Banton, por Maine é justificada pela saúde da equipa principal - não há jogadores lesionados - e, de acordo com o treinador Joe Mazzulla, para dar confiança e aumentar a condição física de dois jogadores menos utilizados nas últimas semanas.
Esta semana, Neemias foi o convidado do podcast “View from the Rafters”, dos Boston Celtics. Em entrevista a Marc D’Amico e Sean Grande, o gigante do Vale da Amoreira falou de Portugal, da passagem pela universidade de Utah State e da coabitação com o filho de Danny Ainge, e do papel que desempenha actualmente na equipa que lidera a conferência Este da NBA.
🇵🇹 A evolução de Neemias Queta
Há mais de dois anos escrevi o meu primeiro texto neste espaço. O primeiro rookie da NBA nascido em solo português dava os primeiros passos pelos Kings. No caso, os Stockton Kings da G League. Decidi revisitar esse artigo e fazer uma comparação com os dias de hoje. Neemias Queta já não é um rookie, mas continua a tentar encontrar o seu espaço na NBA.
Dois anos depois de escrever sobre os primeiros tempos de Neemias Queta na G League, na altura ao serviço dos Stockton Kings, António Dias mostra a evolução que o poste português tem revelado em Boston.
🐐 LeBron James não é o GOAT
Ele vai mais longe e explica que chegou a essa conclusão depois de ver todos os operadores de câmara apontarem as lentes para Jordan. E assim, sem aviso prévio, Lillard elege o GOAT e apresenta forma de atestar a sua escolha. Impressionante. Queimem-se todas as listas que as revistas, jornais e outros reciclam todos os anos desde ~2010 para cá.
A partir de uma sessão de perguntas e respostas a Carl Sagan, Diogo Santos escreve sobre o eterno debate sobre o melhor jogador de todos os tempos.
📝 NBA Cares. Mas só de vez em quando.
A NBA, especificamente, é frequentemente apontada como o expoente máximo desta tendência no mundo do desporto norte-americano. Uma liga de e para snowflakes, sempre disposta a mostrar que está do lado progressivo nas questões sociais. Mas o Miles Bridges é bom a meter a bola dentro do cesto, por isso que se lixem as mulheres, não é?
Definição de nojo, por Pedro Quedas.
📒 Diário de Bordo 2023-24 | Ep. 3 - Nikola Topić e Zaccharie Risacher
Na mais recente edição do “Diário de Bordo” do Nuno Soares, rubrica áudio com notas sobre as futuras estrelas da NBA, dois jogadores internacionais com mais hype desta classe: o sérvio Nikola Topić e o francês Zaccharie Risacher.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 The Young Rockets Finally Have a Suitable Environment for Evaluation -
📥 The indecisive flamingo has arrived: Alperen Şengün's substance has caught up to his style -
📥 Exploring the Relationship Between the Consistency of Starting Lineups and Win Percentage in NBA -
📥 In a Historically Offensive NBA Season, How Much Should Defense Factor into the MVP Decision? -
📼 Wembanyama vs. Giannis was legendary - Hoop Venue
📼 How OG Anunoby transformed the Knicks' defense - Alex Hoops
📼 Breaking down the wild Celtics-Wolves finish - Thinking Basketball
🧮 Sopa de números
Poole party cancelada.
📱 Post da semana
Giannis Antetokounmpo exigiu mais empenho a todos os elementos dos Milwaukee Bucks, incluindo o técnico de equipamentos. No dia seguinte, os Bucks foram derrotados em Salt Lake City e as redes sociais dos Utah Jazz publicaram um vídeo do técnico de equipamentos a festejar a vitória.
📸 Bate-chapas
“Zen Master” de regresso a casa.
🗓️ Marcado na pedra
17 de janeiro de 1994 | O jogo entre Los Angeles Lakers e Sacramento Kings, no Great Western Forum, foi adiado devido a um terramoto em Los Angeles.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy são um poste que tem aproveitado a recente promoção ao cinco inicial, um extremo all-around e um base que atravessa um bom momento numa carreira marcada por lesões. Estes foram os seus números, esta semana:
🔥 Isaiah Hartenstein (NYK): 8.3 PTS, 66.7 FG%, 17.0 REB, 2.5 AST, 2.5 STL, 1.8 BLK
🔥 Deni Avdija (WAS): 18.5 PTS, 58.1 FG%, 50.0 3P%, 8.3 REB, 5.0 AST, 1.3 STL
🔥 Collin Sexton (UTA): 22.0 PTS, 59.4 FG%, 50.0 3P%, 2.2 REB, 5.4 AST
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, o cheirinho a playoffs que paira no ar e as declarações de Brad Stevens e Joe Mazzulla sobre o papel de Neemias Queta nos Boston Celtics.
E na primeira edição da semana, preocupações com os principais candidatos ao título da NBA, a lesão de Ja Morant e o podcast de Draymond Green.