🏀 Estrelas improváveis no Hall of Fame
Discursos de Dwyane Wade, Dirk Nowitzki, Pau Gasol, Tony Parker, Becky Hammon e Gregg Popovich abrilhantaram cerimónia de indução de 2023.
Esta semana, ultrapassámos a marca de 60 países onde se lê a newsletter do Borracha Laranja. Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o nosso projecto. Para além das newsletters/publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
👑 Quetalândia: Imprensa de Sacramento antecipa batalha entre Neemias e Noel
Num longo texto publicado esta semana, o jornalista James Ham antecipou a batalha no training camp entre Neemias Queta e Nerlens Noel pela 4.º vaga de poste dos Sacramento Kings, atrás de Domantas Sabonis, Trey Lyles e Alex Len, e aposta, pelo menos para já, no português.
Queta might be the closest style of player the Kings have to Sabonis. He sets incredible screens, has shown the ability to run the offense with his passing ability, can rebound at a high clip and eats as much space on the floor as almost any player in the league. Whether he can translate all of this to the NBA level is the next question he has to answer.
Whether it was at the G League, NBA or even Summer League level, Queta likes to slowly work himself into most games. That may work in the G League when he’s a starter, but in the NBA, he will rarely get that luxury while backing up a star player like Sabonis. Queta needs to step on the court ready to impact the game because he might not get more than a three minute run to show he belongs.
Early money is on Queta making the squad, but that can change quickly. His youth, potential fit, and understanding of the system all factor in. It also helps that the Kings have invested two years in him and he has produced big time results at the G League level.
Apesar de Neemias Queta ainda não ter lugar garantido no plantel 2023-24 dos Sacramento Kings, o português ficou a conhecer o calendário dos californianos para a nova época da NBA. A liga norte-americana divulgou o season schedule das 30 equipas e os Kings terão direito a 22 transmissões televisivas a nível nacional nos EUA, na sequência da excelente prestação da última temporada.
Dois dos jogos da equipa do internacional luso com transmissão nacional nos EUA contam para o novo In-Season Tournament da NBA. Para além de Sacramento Kings, o grupo West C inclui Golden State Warriors, Oklahoma City Thunder e Minnesota Timberwolves.
⭐ Hall of Famers improváveis e discursos memoráveis
“I’m not done”, disse Pop, numa agradável simetria com a sua carreira, que se especulava estar a chegar ao fim, antes de um certo novo talento europeu lhe ter caído no colo. Popovich concentrou boa parte do seu discurso no facto de não ser possível ter uma carreira como a sua sem ter acesso a talento de topo no plantel. Por um lado, este é mais um exemplo da generosidade e humildade do treinador, tão em linha com todos os discursos da noite. Por outro lado, citando Pop: “Duh”.
Na semana da indução no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame de algumas “estrelas improváveis”, Pedro Quedas recorda os cinco discursos mais memoráveis da história do HoF.
🇵🇹 Clara Silva tem propostas de quatro universidades da NCAA
Não é apenas a universidade de Tennessee que está interessada no recrutamento da portuguesa Clara Silva. A poste de 17 anos e 1,98 metros que joga nas espanholas do Unicaja esteve nos EUA no início de agosto, como anunciámos nesta newsletter, mas aproveitou a viagem para visitar também o campus das universidades de Virginia Tech, Louisville e Maryland.
O Borracha Laranja sabe que a decisão sobre a universidade da NCAA que Clara vai representar a partir de 2024-25 deve ser tomada e comunicada nos próximos dias, até porque a internacional portuguesa Sub18 vai participar no Basketball Without Borders, que se realiza em Wrocław, na Polónia, entre 25 e 28 de agosto.
Para além de Clara Silva, também a base Sofia Sousa, igualmente internacional Sub18, foi convidada para a 20ª edição do BWB Europe, que reúne os melhores atletas em idade escolar do continente para aprender diretamente com jogadores, lendas e treinadores atuais e antigos da NBA, WNBA e FIBA. Este ano, o BWB Europe inclui, na lista de treinadores, o extremo Jeremy Sochan (San Antonio Spurs) e a ex-jogadora da WNBA Ruth Riley.
Já em fevereiro deste ano, Rúben Prey marcou presença no Basketball Without Borders Global Camp, no fim-de-semana All-Star da NBA, em Salt Lake City, entre 40 jovens talentos mundiais oriundos de 27 países diferentes
Prey foi, entretanto, apresentado oficialmente como reforço do CB Prat, da LEB Plata (terceiro escalão espanhol), por empréstimo do Joventut Badalona. Depois da renovação com o Penya até 2028, o poste português de 18 anos e 2,12 metros vai evoluir no clube de Barcelona.
De Espanha chega também a notícia da contratação de Travante Williams pelo BAXI Manresa, da liga ACB. Depois de seis temporadas em Portugal (duas na Oliveirense e quatro no Sporting), o extremo muda-se para aquele que é considerado o melhor campeonato europeu e torna-se no primeiro internacional português a jogar no principal escalão do país vizinho desde João “Betinho” Gomes em 2015-16.
📚 Mesa de cabeceira
Sugestões:
📝 James Harden, Damian Lillard could define limits of NBA player empowerment - John Hollinger (The Athletic)
📥 Why The NBA's In-Season Tournament Is Really About Media Rights -
📝 The NBA’s New CBA Changes the Game for Rebuilding Teams - Rob Mahoney (The Ringer)
📥 Peak 'Road Pop' performance features coach not ready to slow down -
📼 NBA Coaches Reflect on Gregg Popovich's Impact On & Off the Court - NBCA
📝 The French Evolution: How France’s evolving basketball culture is shaping the NBA - Tanner Krantz
📼 The Next Wave Of NBA Superstars Has Arrived | Pass The Rock Documentary - NBA
🧮 Sopa de números
Um homem, quatro equipas, 14 temporadas.
Todos os números da carreira de James Harden, numa análise visual do cientista de dados Eugene Tulyagijja. Thread para ver AQUI
📱 Tweet da semana
Trust the Process?
🗓️ Marcado na pedra
25 de agosto de 1965 | Bill Russell, poste dos Boston Celtics, assinou um contrato como o jogador mais bem pago da NBA, ganhando um dólar a mais do que o rival Wilt Chamberlain.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, João Dinis recebe Miguel Magalhães para falarem deste remake de um clássico dos anos 90: White Men Can't Jump (Disney +).
Na primeira edição da semana, o novo contrato de Neemias Queta, as declarações explosivas de James Harden e os melhores ballhandlers da NBA.