🏀 Esta é a última dança dos Golden State Warriors?
O conhecimento privilegiado do técnico Mike Brown acerca das vulnerabilidades dos actuais campeões da NBA pode ajudar os Kings a colocar um ponto final na dinastia de Steph Curry e companhia.
🚨 É recomendável abrir esta newsletter num navegador (clique no título) ou na app da Substack.
Para apoiar o projecto Borracha Laranja, considere tornar-se assinante pago. Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos exclusivos para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análises vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
👑 Quetalândia: Neemias no novo álbum de ProfJam
Impossibilitado de ajudar os Sacramento Kings nos playoffs, por não ter contrato standard, Neemias Queta é notícia fora de campo. O rapper ProfJam divulgou um vídeo nas redes sociais com um excerto de uma das canções do novo álbum e a letra inclui um verso sobre o primeiro português a jogar na NBA.
Enquanto Neemias espera pela offseason para definir o futuro, analisámos se a equipa de Sacramento é ou não a melhor opção para a carreira do internacional português no mais recente Queta Report.
O que nos mostraram os dois anos de contrato two-way? O estilo de jogo dos Kings favorece as características de Neemias? Que sinais deu Mike Brown sobre o poste luso? O regresso aos playoffs, 17 anos depois, e a ambição renovada para as próximas épocas impactam o espaço do gigante do Vale da Amoreira?
Esta semana, a actualidade dos Kings ficou marcada por duas distinções individuais, com o técnico Mike Brown e o base De’Aaron Fox a serem eleitos Coach of the Year e Clutch Player of the Year, respectivamente.
E, no novo episódio da série documental “The Run”, os Kings mostram os bastidores da equipa de Neemias nos primeiros dias após o trade deadline.
📊 Duelo californiano ao rubro
Não há milagres, nem da parte de Stephen Curry. O base conseguiu encontrar a melhor maneira de estar envolvido no ataque sem ter de forçar demasiado, mas a atenção estará sempre nele. Por isso, todos os outros terão de dar um passo em frente.
Os Sacramento Kings são a Cinderela dos playoffs da NBA, mas - já dizia alguém - nunca se deve subestimar o coração de um campeão como os Golden State Warriors. O António Dias escalpeliza a série entre os rivais da Califórnia e lança as chaves da eliminatória mais excitante da 1.ª ronda.
💰 CBA para totós - a sequela
Até aqui, gastar acima do que é o tax apenas significava mais despesa, mas agora o gasto “excessivo” vai significar perda de flexibilidade nas operações à volta da construção da equipa.
Na segunda parte da análise ao novo Collective Bargaining Agreement (CBA), o João Costa escreve, entre outros temas, sobre load management, supertax, extensões de contrato e as medidas que podem impactar o futuro do português Neemias Queta.
Na primeira parte, que partilhámos há uns dias, reflectiu-se sobre o In-season Tournament, a suavização da subida do cap e as mudanças sobre as exceções com que as equipas podiam assinar jogadores, entre outras questões.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 Anonymous NBA player poll 2023: Who’s the MVP? Most overrated player? Best and worst fans? - Sam Amick ee Josh Robbins (The Athletic)
📝 Russell Westbrook’s overdue joy -
(Gaming Society)📼 The Unique Strategy That Turned Russell Westbrook Into a Defensive Monster - AlexHoops
📝 Hoop Muses: The past, present and future of women's basketball - Julia Adams (NBA.com)
📝 Can you wear your opponent’s shoes on an NBA court? The unwritten rules are changing - Mike Vorkunov (The Athletic)
🧮 Sopa de números
Os melhores marcadores da NBA, por distância.
📸 Bate-chapas
O efeito Draymond Green.
🗓️ Marcado na pedra
23 de abril de 2019 | Damian Lillard brilhou nos momentos finais do jogo 5 da série de 1.ª ronda entre Portland Trail Blazers e Oklahoma City Thunder, com um recorde de playoffs do franchise de 50 pontos, numa vitória por 118-115. Com o jogo empatado, Lillard lançou do logo e isto aconteceu:
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, as séries Heat-Bucks, Lakers-Grizzlies e Nuggets-Timberwolves, cabelos compridos, cadeiras quentes e superestrelas.
Na primeira edição semanal, as lesões de Ja Morant e Giannis Antetokounmpo, e um apanhado dos playoffs até ao momento.