🏀 “Destino: Riga” – O plano de Mário Gomes
A seleção nacional trocou Coimbra pelo Luso. Mário Gomes elogia o ambiente no grupo, Rafael Lisboa acelera após lesão e Neemias Queta tem chegada prevista para os próximos dias.
“Destino: Riga” é o diário de bordo da seleção portuguesa rumo ao EuroBasket 2025: treinos, decisões, jogos de preparação e muito mais — sempre com olhos atentos ao que se passa nas outras seleções. No final de cada edição, telegramas curtos com os principais destaques da atualidade. A missão é clara: contar tudo sobre o EuroBasket 2025.
📍Do Mondego ao Buçaco: estágio segue no Luso
Após dois dias em Coimbra, a seleção nacional instalou-se esta quinta-feira no Luso, onde irá cumprir a fase mais longa do estágio de preparação para o EuroBasket 2025. É ali, entre os bosques do Buçaco e o ar rarefeito da serra, que Portugal vai trabalhar até 4 de agosto, antes de partir para Espanha para os primeiros jogos particulares.
Será uma etapa-chave não apenas na preparação física e táctica, mas também na construção de rotinas, hierarquias e química dentro do grupo. O selecionador Mário Gomes, em declarações à agência Lusa, mostrou-se satisfeito com a atitude dos jogadores e com o ambiente que se vive entre os 14 pré-convocados. E sublinha que a motivação está no máximo, não apenas pela responsabilidade.
“Isto é um grupo que gosta de estar junto, para além de gostar de vir à seleção, não só com sentido de dever, mas com prazer também. Desta vez, é também normal que a motivação seja maior ainda, porque vamos participar na fase final do Campeonato da Europa, onde Portugal já não marcava presença há 14 anos. Para alguns pode haver outras oportunidades, mas para outros é um objetivo de vida que se cumpre.”
Portugal tem agendados seis jogos de preparação antes da viagem para Riga. O estágio competitivo começa em Málaga, com um duplo confronto frente à poderosa Espanha (5 e 7 de agosto), segue depois para Madrid, onde enfrentará a Argentina (10), e termina em casa com o Torneio Internacional de Braga, frente à Islândia (15) e à Suécia (16), antes de um último jogo de controlo com o Sporting CP, já em Sines, a 21 de agosto.A construção do modelo de jogo será o foco principal nas próximas semanas.
“Vamos tentar montar tudo aquilo que é o arsenal tático da equipa, quer defensivo, quer ofensivo. Vamos procurar misturar essa preparação com alguma carga de treino própria do início da época.”
Apesar de considerar o calendário positivo, com adversários que obrigam a crescer, Mário Gomes não esconde a preocupação com a pausa competitiva antes da estreia. Ainda assim, o selecionador não admite desculpas.
“Vamos jogar contra a Espanha duas vezes, contra a equipa A e contra a equipa B, que também é fortíssima, contra a Argentina, que é a número oito do mundo, e depois contra a Islândia e a Suécia, que estão acima de nós no ranking. Vai ser um bom teste. Preocupa-me fazermos o último jogo a sério no dia 16 e depois só termos um jogo de treino com o Sporting no dia 21. Dificilmente chegaremos ao Campeonato da Europa com o ritmo com que gostaríamos de chegar. Vamos aproveitar tudo o que pudermos e vamos estar nas melhores condições possíveis para competir no dia 27 de agosto.”
⏳ Neemias Queta com chegada prevista para os próximos dias
Neemias Queta continua ausente do estágio da seleção nacional, mas a sua integração no grupo está por dias. Segundo apurou o Borracha Laranja, o poste dos Boston Celtics deverá juntar-se à equipa já na próxima semana, ainda durante a permanência no Luso, assim que for ultrapassado o último trâmite formal exigido pela NBA.
O convénio entre a liga norte-americana e a FIBA define um prazo mínimo de 28 dias entre a chegada dos atletas e o arranque da competição, mas permite exceções sempre que exista concordância entre a equipa, o jogador e a própria liga. É esse o processo que está em curso. Tudo indica que Portugal contará com o seu jogador mais mediático já nos próximos dias.
🩼 Rafael Lisboa: operado em maio, recuperado a tempo
Rafael Lisboa integra os trabalhos da seleção nacional plenamente recuperado de uma lesão no menisco do joelho direito, que obrigou a uma pequena intervenção cirúrgica. O base português foi operado no dia 29 de maio e deu início de imediato a um processo de reabilitação intensivo que o permitiu apresentar-se no estágio a 100%.
Numa mensagem publicada nas redes sociais, o jogador explicou que terminou a época em Espanha com dores crescentes e limitações físicas, ainda que tenha continuado a competir até ao fim da Primera FEB (segundo escalão). A operação e o período de paragem subsequente trouxeram-lhe “semanas de incerteza”, mas também uma rotina de trabalho focada na recuperação.
“As dores aumentavam, o corpo limitava, mas a cabeça queria sempre mais. E quando foi preciso parar, custou. Vieram semanas de incerteza, sem treinos, de fisioterapia intensa e daquela sensação de estar a ver tudo acontecer de fora. (...) Agora, estou de volta, com o corpo e cabeça alinhados. Chego 100% disponível, com a mesma ambição de sempre e ainda com mais vontade de dar tudo pela Seleção.”
Apoie o projeto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma leitura otimizada, faça download da app da Substack. E siga-nos nas redes sociais: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Twitch, Telegram e WhatsApp.
📬 Telegramas
🇨🇿 Vít Krejčí lidera Chéquia. A Chéquia anunciou os 16 pré-convocados para o EuroBasket 2025 e Jan Veselý fica de fora. O poste do Barcelona ainda não recuperou totalmente da lesão que o afastou na segunda metade da época passada. O destaque vai para Vít Krejčí, único jogador checo na NBA, e para o regresso de Tomáš Satoranský, também do Barça. A base da equipa vem do ERA Nymburk e do Basket Brno. Os checos defrontam Portugal no jogo inaugural do grupo A, a 27 de agosto, em Riga.
🇷🇸 Nikola Jović estreia-se no EuroBasket. Nikola Jović vive o verão dos sonhos: bronze em Paris 2024 e agora estreia absoluta no EuroBasket. O extremo dos Miami Heat garante estar “100% saudável” e não esconde o entusiasmo por voltar a competir com a sua “família” da seleção sérvia, adversária de Portugal no Grupo A. Depois de um Mundial de 2023 promissor, Jović quer ajudar a quebrar o enguiço: a Sérvia, como nação independente, nunca venceu o Euro. A estreia será frente à Estónia, também no Grupo A.
🇸🇮 Luka Dončić chega a 4 de agosto. Luka Dončić vai integrar o estágio da seleção eslovena a 4 de agosto e estará disponível para todos os jogos de preparação. A concentração, inicialmente prevista para a China, decorrerá entre Rogla e Ljubljana. O primeiro teste será contra a Alemanha, a 8 de agosto. No EuroBasket, a Eslovénia está no Grupo D, com França, Polónia, Islândia, Bélgica e Israel. Dončić, agora nos Lakers, procura repetir o ouro de 2017 e fazê-lo pela primeira vez como líder absoluto da geração.