Comissão de Inquérito, 3.ª sessão: Continua a hegemonia do Benfica na Liga Betclic Feminina?
Quinta dos Lombos invicta, "águias" sob pressão e uma pergunta em aberto: mudou mesmo o centro de gravidade da Liga?
Estamos de volta para mais uma Comissão de Inquérito. Hoje quero falar-vos da Liga Feminina. E, ao contrário do que tenho feito, não vou apresentar a tese que pretendo confirmar logo no início do texto. Isso ficará para o fim. Ou, talvez, não haja tese alguma desta vez. Vejamos.
A 1.ª volta da Liga Betclic Feminina chegou ao fim e, por esse motivo, é tempo de olhar para a classificação. O primeiro aspeto que nos salta à vista é o percurso imaculado da Quinta dos Lombos: conseguiu o registo perfeito de 11 vitórias em 11 jogos. Estamos a meio da fase regular e a equipa de Carcavelos já venceu todos os principais adversários, uns em casa e outros fora. A alguns deles ganhou mais do que uma vez. E, na verdade, ganhou (quase) sempre em grande estilo.
Os jogos mais equilibrados da Quinta dos Lombos foram frente ao Benfica, com vitória por 8 pontos (63-55), e na visita à Sanjoanense, em que ganhou por 7 (72-79). Fora isso, 8 das 11 vitórias dos Lombos foram por mais de 10 pontos. Na Supertaça, jogada em setembro, a equipa de Cascais derrotou o Benfica e venceu a prova pela 3.ª vez na sua história (67-55).
Naturalmente, o mais importante são as vitórias, mas importa ver além delas. A equipa tem jogado bem, demonstra confiança e lidera, como seria de esperar, vários importantes índices estatísticos na nossa Liga Betclic. É, desde logo, a equipa que menos turnovers comete por jogo (média de 11.4) e a que mais ressaltos ofensivos captura por partida (média de 12.2). Além disso, tem-se afirmado como uma das melhores defesas na Liga Betclic: dos 11 jogos disputados, só em 3 deles sofreu mais de 70 pontos. Se contarmos com a Supertaça, em 75% das partidas sofreu menos de 70 pontos. O ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos. A tese vai confirmar-se este ano?
Um dos aspetos fundamentais do sucesso da Quinta dos Lombos é o plantel. A formação orientada por José Leite conseguiu manter alguns dos principais valores das últimas épocas, que têm vindo a construir, dentro de campo, um entendimento que agora gera os seus frutos. Milica Ivanović, Sara Caetano, Chanaya Pinto e Nahomis Hardy continuam a afirmar-se como jogadoras confiáveis e consistentes. Esta época juntaram-se a experiente base Jasmine Powell (ex-GDESSA), a norte-americana Anissa Rivera e a jovem portuguesa Carolina Silva, recuperada de lesão. Mas, além do engenho das artistas no campo e da liderança da equipa técnica a partir do banco, creio que é justo salientar a aposta que a Direção do Clube tem vindo a fazer no basquetebol feminino. O basquetebol fica a ganhar e o clube (provavelmente) também.
A Quinta dos Lombos terá agora quatro jogos potencialmente difíceis contra putativos candidatos aos primeiros lugares da Liga Betclic. Esta 6.ª feira visita o Sporting e termina o ano de 2025 a receber o Esgueira, na semana seguinte. No início de 2026 desloca-se ao Pavilhão Fidelidade para defrontar o Benfica e, de seguida, recebe o Sportiva.
Além de perguntarmos até onde é que a equipa da Quinta dos Lombos conseguirá chegar, vale a pena interrogar se, no curto prazo, o paradigma poderá mudar e passarmos a ter três, quatro ou cinco candidatos ao título, em aparente igualdade de circunstâncias.
Sabemos que o Benfica tem construído, nas últimas épocas, o princípio de uma hegemonia no basquetebol nacional. No que respeita ao feminino, as águias conquistaram quatro dos últimos cinco títulos nacionais. Só não venceram na época 2022/2023, perdendo para o GDESSA na final.
Continuará o Benfica a conseguir conter a concorrência nos momentos decisivos e, dessa forma, desenvolver esta hegemonia no basquetebol feminino? Ou vão os outros emblemas que se têm intrometido na discussão dos principais troféus conseguir dar o passo seguinte e afirmar-se consistentemente nos momentos definidores das épocas, em concreto, nas finais da Liga?
Vale a pena relembrar que três dos quatro campeonatos vencidos pelo Benfica foram frente ao Sportiva, sempre pelo parcial de 2-1 e, muitas vezes, com as partidas decididas apenas nos momentos finais. A Quinta dos Lombos vai dar o passo que falta e vencer a Liga Betclic 25/26? Aceitam-se apostas. Eu abstenho-me.



