🏀 Cinco portugueses na March Madness
As universidades de Clara Silva, Fatumata Djaló, Inês Vieira, Rúben Prey e Stanley Borden vão participar no torneio de basquetebol universitário dos EUA.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app da Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
A March Madness 2025 está prestes a arrancar e contará com a participação de vários jogadores portugueses nos principais torneios do basquetebol universitário nos Estados Unidos. O NCAA Tournament contará com a presença de Clara Silva (Kentucky), Fatumata Djaló (Ole Miss), Inês Vieira (Utah), Rúben Prey (St. John’s) e Stanley Borden (Duke). Além disso, o Women's Basketball Invitation Tournament (WBIT) e o Women's National Invitation Tournament (WNIT) terão também atletas lusos em competição, enquanto outros viram a sua época chegar ao fim.
Quinteto luso no NCAA Tournament
A equipa feminina de Kentucky, onde atua a poste Clara Silva, foi escolhida como 4.ª seed e vai receber Liberty na primeira ronda do torneio. Já Ole Miss, da extremo Fatumata Djaló, garantiu a 5.ª seed e terá um duelo frente a Ball State em Waco, Texas. Utah, com a base Inês Vieira, surge como 8.ª seed e terá pela frente Indiana na primeira ronda.
No setor masculino, o extremo/poste Rúben Prey estará em ação com St. John’s, que alcançou a melhor classificação da equipa nos últimos 25 anos ao ser 2.ª seed no Oeste e enfrentar Omaha na estreia. Por sua vez, o poste Stanley Borden e Duke entraram no torneio como 1.ª seed e vão jogar a primeira ronda em Raleigh, aguardando pelo vencedor do confronto entre American e Mount St. Mary’s.
Três atletas no WBIT e no WNIT
Além do torneio principal, algumas atletas portuguesas vão continuar a temporada no WBIT, o torneio secundário organizado pela NCAA. Inês Bettencourt e Gonzaga foram selecionadas para a competição e irão defrontar UTSA na primeira ronda. Albany, onde joga Gabriela Falcão, também marcará presença, medindo forças contra Saint Joseph's.
No WNIT, a universidade de Cleveland State, de Sara Barata Guerreiro, garantiu uma vaga no torneio e espera agora a definição dos seus adversários na primeira ronda. Esta será a segunda participação da equipa na prova, depois de ter jogado em 2014.
Época encerrada para vários portugueses
Para os restantes basquetebolistas lusos na Division I da NCAA, a época 2024-25 já chegou ao fim. Magda Freire e Ana Barreto (Queens) encerraram a sua temporada com um desfecho dramático frente a West Georgia (64-63) na ASUN. Ema Karim e Hofstra também foram eliminadas no CAA Championship, após uma derrota contra William & Mary (76-65).
Joana Magalhães e New Mexico não resistiram nos quartos-de-final da Mountain West, perdendo frente a San Diego State (63-53). Maria Dias e Idaho State caíram na torneio da Big Sky, após um desaire pesado contra Montana State (75-42). Ana Pinheiro (Idaho) também viu a sua época terminar com a derrota frente a Montana na segunda ronda do mesmo torneio da conferência Big Sky. Já Maria Andorinho (Saint Peter’s) caiu na primeira ronda do torneio MAAC contra Iona (42-40), num jogo equilibrado até ao último segundo. Rita Nazário (Saint Louis) terminou a temporada na A-10, após a derrota da sua equipa contra George Mason (87-57).
Filipa Barros (California Baptist), que não jogou esta temporada devido ao estatuto de red shirt, viu a sua equipa ser eliminada por UT Arlington (72-66) no torneio da conferência WAC. O mesmo aconteceu com Andrea Chiquemba (Bellarmine), que falhou toda a época por estar a recuperar de uma lesão grave e assistiu à derrota da sua universidade frente a Central Arkansas (57-77) nos quartos-de-final da ASUN. Já Leonor Paisana (Winthrop), que esteve lesionada, viu a sua equipa ser eliminada nas meias-finais da conferência Big South, perdendo frente a High Point (64-49).
Entre os homens, Diogo Seixas (Central Arkansas) ajudou a sua equipa a vencer na primeira ronda do torneio ASUN, mas a caminhada terminou com uma derrota nos quartos de final frente a Lipscomb (84-66). Iago Stanback e Missouri State caíram na abertura do torneio da conferência Missouri Valley frente a Illinois State (70-54). Pedro Santos, impedido de jogar esta época devido a uma questão burocrática, viu Tennessee-Martin ficar pelos quartos-de-final do torneio OVC, perdendo por apenas cinco pontos frente a Little Rock (82-77).