🏀 Chegou a hora de Neemias Queta!
Bons momentos nas partidas frente a Charlotte Hornets e Los Angeles Lakers podem convencer o treinador Mike Brown a apostar em definitivo no português para o papel de suplente de Domantas Sabonis.
👑 Quetalândia: Os primeiros dias do resto da vida de Neemias
A dúvida instalou-se quando a equipa dos Stockton Kings, conjunto da G League afiliado aos Sacramento Kings, viajou para Las Vegas para disputar a Winter Showcase Cup e Neemias Queta ficou em Sacramento. Qual era, afinal, a intenção do front office dos californianos? A resposta chegou na madrugada de segunda para terça-feira, quando o português integrou a lista de jogadores activos para a recepção aos Charlotte Hornets.
Com 2’07” para jogar no 1.º quarto, numa altura em que os Kings perdiam por 28-30, o gigante do Vale da Amoreira foi a primeira opção a sair do banco para substituir o lituano Domantas Sabonis. E o impacto foi imediato. A vontade de se impor na defesa sem fazer faltas pareciam condicionar ligeiramente o atleta luso, até que LaMelo Ball tentou um lay up mesmo nas barbas de Neemias. Má decisão.
Dois pontos, 4 ressaltos e o tal abafo a LaMelo em pouco mais de 7 minutos deixaram “água na boca”, mas seria apenas uma utilização esporádica a pensar num matchup específico daquele jogo? Neemias afirmou, no dia seguinte, que esperava continuar a jogar e contribuir com aquilo em que é melhor: intangíveis.
Também o treinador foi questionado sobre a utilização de Queta e Mike Brown confirmou que, pelo menos nesta fase da época, o português será a primeira opção a sair do banco de suplentes, para a posição de poste. O técnico mostrou-se insatisfeito com as outras opções para a rotação interior (Richaun Holmes, Alex Len e Chimezie Metu) e assegurou que Neemias vai jogar se e enquanto mostrar que pode contribuir para os sucessos da equipa.
“I can’t run Domas 40 minutes every night. So I need to find a guy in that spot who’s going to defend, run the floor, spell Domas for six, eight minutes a half, and play as hard as he as can while following the game plan. Not fouling, boxing out, doing all the little things that need to keep that group solid for those six to eight minutes. We’ve found it in spurts. But I want to get to a point where it can be a little bit more consistent, so I’m going to keep searching until I feel like that person is there. If Neemy doesn’t work out, I’ll go back to another guy.” - Mike Brown (treinador dos Sacramento Kings)
Neemias tinha, então, assegurada a continuidade na rotação e respondeu ao mais alto nível na vitória sobre os Los Angeles Lakers, na quarta-feira. Mais confortável no seu papel, foi igualmente mais procurado pelos colegas, em particular Malik Monk, que serviu o português em vários alley-oops.
No final da noite, Neemias Queta era um dos nomes mais destacados pelos media locais. Dez pontos, com 100% de eficácia, e três ressaltos foram os números na folha estatística, mas foi evidente a capacidade de intimidação e protecção de cesto, os bloqueios que libertaram os ballhandlers para criar em meio-campo, e uma química especial com Monk, numa sinergia que promete dar que falar.
E, em plena televisão norte-americana, Neemias dirigiu-se aos portugueses e falou em bom Português.
Considerado um dos heróis da partida contra os rivais da Califórnia, Neemias foi muito elogiado pelo treinador e pelos colegas de equipa, e parece ter assegurado mais minutos a sério nos próximos jogos dos Kings.
Apesar da insistência na possibilidade dos Kings irem ao mercado para recrutar um poste experiente para uma época em que há zero tolerância ao erro de jovens como Neemias e o apuramento para os playoffs é a única prioridade - os nomes de Nerlens Noel e Mo Bamba têm sido associados ao franchise de Sacramento -, o poste de 2,13 metros vai convencendo os cépticos.
Queta is developing as a distributor, which may help him earn minutes at the NBA level. He’s a tremendous screen setter and he clears a huge path due to his size. If he can stay out of foul trouble and try to learn some of the nuances of the game that Sabonis has already mastered, he could earn more time.
(…)
If he can quickly get acclimated to the speed of the NBA, he may have a shot to earn a role, especially if Sabonis is going to be limited in any way.
🖊️ James Ham - Domantas Sabonis, Harrison Barnes questionable for matchup against Lakers
Luckily for Sacramento, they don’t have to make a big time trade or sign a free-agent to address this problem. They have a skilled defensive player with a lot of potential just waiting for his opportunity down in the G-League. That man is Neemias Queta.
(…)
If given consistent backup minutes, Queta would instantly improve two of the second unit’s biggest issues: Defense and rebounds. Compared to the other bigs on the team — Richaun Holmes, Chimezie Metu, Trey Lyles and Alex Len — Queta is already the most skilled at both of those aspects of the game.
(…)
Looking at his film, Queta is much improved from his rookie year. Giving him a backup role with limited pressure could allow him to blossom even more.
🖊️ Jordan White - Should Kings give Neemias Queta a bigger role in the rotation?
Ainda assim, nada se compara à onda de entusiasmo nas redes sociais, não apenas em Portugal mas também nos EUA.
🎄 Amigo secreto «à la» Borracha Laranja
O coletivo do Borracha Laranja, como cada pessoa que está a ler estas linhas, foi desafiado a comprar presentes para um amigo secreto. No vosso caso, o destinatário era provavelmente o Tó Zé dos Recursos Humanos ou a Josefina da Contabilidade. Aqui, fizemo-lo para algumas das maiores estrelas da NBA.
Não fizemos jantar de Natal, mas o António Dias, o Diogo Santos, o João Costa, o José Pedro Barbosa, o José Volta e Pinto, o Lucas Niven, o Martim Pardal, o Nuno Soares e o Pedro Quedas ofereceram presentes a grandes estrelas da NBA, como LeBron James, Luka Dončić, Steph Curry e até ao “nosso” Neemias Queta.
🇵🇹 Melhor exibição da temporada para Filipa Barros
A base portuguesa Filipa Barros fez, esta semana, o melhor jogo da época de estreia na NCAA. A freshman da universidade de California Baptist somou 24 pontos (8/13 FG), 4 ressaltos, 4 assistências e 2 desarmes de lançamento na vitória da sua equipa sobre Western Kentucky, onde alinha a lusa Ana Teresa Faustino.
Outra notícia dos últimos dias foi a luz verde dada a Andrea Chiquemba, também internacional portuguesa pelas seleções jovens, que já está a jogar por Detroit Mercy, também em ano de estreia na Division 1 do basquetebol universitário.
🤝 Trocas para todos os gostos
Um negócio para cada equipa da liga, sem nunca repetir nenhuma, nem nenhum jogador. Escusado será dizer que, à medida que menos equipas vão sobrando, mais lunático vai ficando o negócio.
Com a abertura não-oficial da época de trocas da NBA, a 15 de dezembro, o Lucas Niven agarrou-se à Trade Machine e propõe trocas para resolver os problemas de todas as 30 equipas da liga norte-americana. Se gostam de uma boa troca, este artigo é para vocês.
🧵 No fio da navalha
No Twitter, o Martim Pardal debruçou-se sobre uma das recentes vitórias dos Orlando Magic sobre os Boston Celtics e não faz quaisquer referências à ausência de Jayson Tatum do jogo para festejar o 5.º aniversário do filho, para justificar a derrota dos finalistas vencidos nas Finals da época passada.
📚 Mesa de cabeceira
Dominar a NBA sem que os triplos façam parte da dieta de lançamento? Shai Gilgeous-Alexander mostra como. Vídeo de
📝 The Inside Story of N.B.A. Players and Their Socks - Scott Cacciola / The New York Times
📼 Paolo Banchero On Truly Wanting To Be Great, The Future of The Magic, Coach K's Last Season and More - JJ Redick / The Old Man and the Three
📝 The Beard’s New Look: How Harden Has Remade His Game and Remained a Star - Jackson Frank / The Analyst
📝 Do the Raptors Need to Reset Before the Trade Deadline? - Zach Kram / The Ringer
📝 Exploring Anthony Edwards' playmaking over the Wolves' winning streak - Nekias Duncan / Basketball News
📝 How the NBA post up has come back into style - Mat Issa / SBNation
📼 Anthony Davis had just revitalized the Lakers - Ben Taylor / Thinking Basketball
📝 LeBron James Is an Aging Legend. Another Season Is Slipping Away. - Howard Beck / Sports Illustrated
📼 Kevin Huerter is good...and he can get even better - Ben Taylor & Mike De La Rosa / More Thinking Basketball
🧮 Sopa de números
É impossível ganhar o prémio de MVP três épocas seguidas? Voters fatigue? Nikola Jokić responde, dentro do campo.
📱 Tweet da semana
O “Messi do basquetebol” a vibrar com o “Ginóbili do futebol”. Manu 💙
📸 Bate-chapas
Um defensor dos New York Knicks tenta limitar a visão de Jamal Murray, dos Denver Nuggets. Fotografia de Isaiah J. Downing (USA Today)
🗓️ Marcado na pedra
25 de dezembro de 2008 | Shaquille O'Neal tornou-se no segundo jogador da história da NBA a falhar 5000 lances livres, juntando-se a Wilt Chamberlain.
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, João Dinis e Lucas Niven falam do jogo entre Kings e Lakers que opôs Neemias Queta a LeBron James e distribuem prendas a equipas e jogadores da NBA.
No primeiro episódio da semana, João Dinis e Ricardo Brito Reis Reis conversam sobre as próximas semanas de Neemias Queta depois dos primeiros pontos na NBA e do abafo a LaMelo Ball, e de equipas que não iam fazer tanking, mas que se calhar deviam de pensar nisso.