🏀 Celtics decidem continuidade de Neemias Queta esta semana
Campeões da NBA têm até ao dia 29 de junho para tomarem uma decisão acerca da «team option» do contrato do poste português.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, produzimos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
☘️ Quetalândia: Futuro decidido esta semana
O futuro de Neemias Queta nos Boston Celtics decide-se esta semana. Os novos campeões da NBA têm até ao próximo sábado, 29 de junho, para tomarem uma decisão sobre a team option do contrato do poste português.
Se o front office de Brad Stevens acionar a opção, o gigante do Vale da Amoreira garante a continuidade nos campeões da NBA em 2024-25, com um vencimento anual de cerca de 2 milhões de euros (2,196,970 dólares).
Para o internacional luso, seria o culminar de uma semana em que celebrou a conquista do título da NBA, que Neemias dedicou ao pai, falecido três dias antes do Jogo 5 das Finais, em declarações ao jornal A Bola.
Ainda não tenho palavras para descrever este momento, para descrever esta situação difícil pela qual a minha família e eu estamos a passar, mas a melhor maneira de explicar este momento é saber que o meu pai está num sítio melhor, que o meu pai está muito feliz com o que tenho feito na minha carreira.
Acho que a esta altura estou a deixá-lo muito orgulhoso porque sempre lutei pelos meus objetivos. Ele sempre me ensinou a ser uma pessoa humilde e a lutar pelo que queria. Hoje tenho um dos objetivos conquistados, e só tenho pena ele não estar aqui presente para ver.
Este título estou claramente a dedicá-lo ao meu pai. Ele sempre me quis ver ganhar, sempre quis apoiar-me para que eu fosse alguém na vida. Só tenho a agradecer-lhe por tudo o que fez por mim.
O falecimento do pai de Neemias impediu a família do basquetebolista português de viajar para os EUA, para assistir ao vivo à conquista do título da NBA, mas Neemias recebeu a visita de amigos de infância durante as Finais e, no desfile da equipa pelas ruas de Boston, foi acarinhado pelos emigrantes lusos com bandeiras de Portugal que festejaram o campeonato entre os mais de um milhão de adeptos que saíram à rua para a festa.
🇵🇹 Rúben Prey oficializado em St. John’s
Como anunciámos em primeira mão no X/Twitter, Rúben Prey vai deixar os espanhóis do Joventut Badalona para jogar no campeonato de basquetebol universitário norte-americano, a NCAA.
O extremo/poste português de 19 anos e 2,08 metros foi oficializado como reforço de St. John’s, depois de um namoro de mais de um ano que incluiu uma viagem à Europa do treinador dos Red Storm, Rick Pitino, para recrutar o jogador luso.
Em declarações ao site da universidade, Pitino elogiou Prey.
Rúben bolsters our front court into not only the tallest but also the quickest I have coached in some time. He shoots it well, runs the court rim to rim with great speed, and will comprehend the Euro offense easily.
A decisão de rumar à NCAA é um passo que o internacional português dá em direcção ao sonho de jogar na NBA. Em fevereiro, na véspera da estreia pela Seleção Nacional, Rúben Prey anunciou que tinha a intenção de se tornar elegível para o draft da NBA em 2025 ou 2026.
📈 Scouting report: Matas Buzelis
O valor posicional é inegável para um draft parco em extremos de qualidade, e torna-se ainda maior quando olhamos para aquilo que é a tape defensiva de Matas, com o seu combo de defesa versátil e protecção de cesto. Ofensivamente, para alguém que figurará como uma peça terciária a ampliar/finalizar vantagens, o seu pacote traz alguma intriga.
O extremo/poste lituano Matas Buzelis é apontado ao top-10 do draft da NBA e o “nosso” Nuno Soares apresenta-o, em mais um excelente scouting report.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 The Truth Behind The WNBA's Skyrocketing Franchise Valuations -
📥 Why Don’t the Advanced Metrics Like Caitlin Clark (Yet)? -
📝 JJ Redick’s Media Studies - Bryan Curtis
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
Banner 18.
🗓️ Marcado na pedra
26 de junho de 2008 | Derrick Rose foi selecionado com a 1.ª escolha do draft, pelos Chicago Bulls. Rose seria nomeado Rookie do Ano nessa temporada e MVP da NBA em 2010-11.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o verão quente que aí vem e os seus protagonistas, o despedimento de Monty Williams e o futuro de LeBron James.
Na primeira edição da semana, o primeiro português de sempre a ser campeão da NBA, o regresso dos Celtics aos títulos e o polémico MVP das Finais.
Li que o contrato do Neemias, mesmo que exerçam a opção não é garantido e que podem mandá-lo embora antes da época começar na mesma como fizeram os Kings o ano passado