🏀 Carlos Lisboa, o Steph Curry antes de Steph Curry
O Borracha Laranja homenageia a lenda do basquetebol português com um «scouting report», na véspera de Lisboa festejar 65 anos.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações/newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
📈 Scouting report: Carlos Lisboa
Quando se fala de Carlos Lisboa como um Steph Curry antes do seu tempo, há muita verdade nisso. O tiro exterior era o predicado maior do ataque do base, seja na capacidade de conversão, no ‘release’ rapidíssimo, ou na versatilidade (‘pull ups’, tiros estacionários, triplos em movimento, em desequilíbrio, em ‘curl’ da esquerda ou direita).
É um dos nomes cimeiros do desporto português. Na véspera de celebrar 65 anos, o Borracha Laranja presta-lhe uma homenagem na forma de um scouting report assinado pelo Nuno Soares. Coloquemos a cassete VHS no leitor, ignoremos a imagem 240p e entremos no mundo de Carlos Lisboa.
👑 Quetalândia: Ainda sem contrato ou data para viajar para Portugal
Neemias Queta e a agência que o representa continuam a tentar resolver o futuro do poste português nos Estados Unidos, para que este possa viajar para Portugal com o objectivo de se juntar à Seleção Nacional que prepara em Rio Maior a fase de pré-qualificação para o torneio olímpico.
A recente contratação de Nerlens Noel pelos Sacramento Kings limita ainda mais o espaço do internacional luso no conjunto da Califórnia e o acordo dos Utah Jazz com o turco Ömer Yurtseven também deve esfriar o interesse da formação de Salt Lake City.
Falámos disso no Queta Report que partilhámos a meio da semana:
Equipas europeias têm sondado o agente de Queta acerca da disponibilidade do português em dar novo rumo à carreira no Velho Continente, mas Neemias nem quer ouvir falar de outra coisa que não seja continuar a jogar na NBA, e de preferência com contrato standard.
Num balanço da prestação dos Kings na Summer League, o jornalista Brenden Nunes lamenta que a lesão tenha impedido Neemias de mostrar todo o seu potencial e admite que a chegada de Nerlens Noel pode significar o adeus do português a Sacramento.
With one roster spot remaining in Sacramento along with a two-way, it will be interesting to see what Queta’s future holds and if it includes him in royal purple. Nerlens Noel's signing could mean it's two-way or nothing for Queta.
🇵🇹 Novo desafio para Mery Andrade na NBA… ou na Europa?
Desde 2019 como treinadora adjunta na equipa da G League afiliada aos New Orleans Pelicans - primeiro Erie BayHawks e agora Birmingham Squadron -, a ex-internacional portuguesa Mery Andrade prepara-se para um novo desafio na carreira.
A antiga jogadora da WNBA, de 47 anos, esteve em Las Vegas como adjunta da equipa da Summer League dos Boston Celtics e pode ser aposta dos “verdes” para reforçar a equipa técnica de Joe Mazzulla, o que seria um feito extraordinário para o basquetebol português.
Numa peça assinada por Gary Washburn para o Boston Globe, Mery fala do sonho de ser treinadora na NBA.
At my age, I’m still chasing my dreams, I’m still doing what I love. How many people can say that in the world? The dream is the NBA. The dream is to go as far as I can and enjoy it while I do it.
No início deste mês de julho, o site Sportando dava conta do interesse do Pallacanestro Trieste em Mery Andrade para o cargo de treinadora principal da equipa masculina do clube italiano que foi relegado da LBA para a Serie A2.
🇵🇹 Rúben Prey quer liderar Sub18 à Divisão A pela primeira vez na história
Arrancou esta sexta-feira, dia 21 de julho, o Campeonato da Europa de Sub18 masculinos (Divisão B), em Matosinhos. Portugal integra o grupo D da primeira fase, juntamente com Bélgica, Bulgária, Letónia e Suíça.
Rúben Prey é o cabeça de cartaz da equipa das quinas e, depois de ter brilhado pelos Sub20 em 2022, espera-se que seja a “estrela” capaz de levar uma seleção portuguesa de Sub18 à elite europeia, a Divisão A, pela primeira vez.
A FIBA inclui Prey numa lista de sete atletas a ter debaixo de olho na competição.
Prey's combination of size, ball-handling ability, defensive production around the rim and shooting potential have turned him into one of the best prospects to ever come out of Portugal.
Portugal has been a consistent presence in Division B, reaching the podium just once since 2005. If what they need to finally be promoted to the top division is a historically great prospect, then Prey fits that need perfectly.
Esta semana, voltaram a surgir rumores sobre o futuro de Prey e de que, para além do Ratiopharm Ulm, há outras equipas alemãs interessadas no empréstimo do jovem português. Por sua vez, o jornalista espanhol Carlos Toribio escreveu, em artigo para o site Solobasket, que, após a saída de Joel Parra para o Barcelona, Prey deve integrar a equipa principal do Joventut Badalona em 2023-24.
Descartada la opción de ser enviado al CB Prat de LEB Plata, el portugués será integrante del primer equipo que dirige Duran, esperando tener un rol diferente al de hace unas semanas, cuando iba a estar en dinámica de primer equipo, pero viéndolo como un elemento más secundario, esperando mejorar en su evolución. Pero con la salida de Parra todo ha cambiado e incluso Joventut se movió de manera rápida para ofrecer una opción a Rúben y así el jugador no aceptar los cantos de sirena de salida a NCAA y de la posible oferta de St.John's de Rick Pitino.
📚 Mesa de cabeceira
Os courts do futuro?
Outras sugestões:
📼 Was Wilt Chamberlain better when he scored less? - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 Grant Williams Opens Up About The Mavs, Trash Talking Jimmy, A Celtics Debrief and IMMA MAKE EM BOTH - The Old Man & The Three
📝 The Top 75 Players In The NBA For 2023 - Esfandiar Baraheni (sdpn)
📝 SlamBall is back. How can it grow from previous years, and what should fans expect? - Jared Weiss e Mike Vorkunov (The Athletic)
🧮 Sopa de números
32 é número de lendas.
📱 Tweet da semana
Sim.
🗓️ Marcado na pedra
25 de julho de 1988 | Os Atlanta Hawks tornaram-se na primeira equipa da NBA a jogar na URSS, ao derrotar um conjunto de All-Stars soviéticos por 85-84, num jogo de exibição. Atlanta jogou várias partidas no maior país do mundo nesse verão, durante o qual a tensão política entre Estados Unidos e Federação Russa era elevada.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, as últimas sobre os portugueses Neemias Queta e Rúben Prey, e o que podemos esperar do Campeonato da Europa de Sub18 (Divisão B), que se realiza em Matosinhos.
Na primeira edição da semana, o futuro de Joel Embiid em Philadelphia e um draft com os jogadores que ainda estão disponíveis na free agency.