🏀 Boston Celtics já podem trocar Neemias Queta
As restrições financeiras dos actuais campeões da NBA tornam improvável a saída do poste português, apesar da elegibilidade para ser trocado.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app da Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Troca de Neemias é cenário pouco provável
Este domingo marca a abertura não oficial da época de trocas na NBA, com os jogadores que assinaram contratos durante o verão a tornarem-se elegíveis para eventuais negócios. Os Boston Celtics estão apostados em repetir a conquista do título e não devem fazer grandes movimentações, mas alguns dos jogadores do plantel passam a estar disponíveis para trocas a partir deste domingo, incluindo Neemias Queta.
No entanto, os campeões da NBA enfrentam restrições financeiras rigorosas devido à sua posição acima do segundo nível salarial do novo contrato colectivo de trabalho [second apron], o que limita a sua capacidade de realizar negócios com outras equipas. Tendo em conta o contrato plurianual de Neemias e a evolução consistente do poste português, é improvável que os Celtics decidam trocá-lo.
Na imprensa local, Neemias Queta foi protagonista de um artigo do jornalista Bobby Manning para o Celtics Blog, em que foram recordados os desafios do gigante do Vale da Amoreira desde o basquetebol universitário, a passagem pelos Sacramento Kings e o sucesso recente com os Boston Celtics. A peça inclui citações marcantes de Davion Mitchell, antigo colega de Neemias nos Kings, e do internacional português Diogo Brito, com quem coincidiu em Utah State.
I think it was just a matter of opportunity. He’s showing what he’s been doing. He’s a smarter player. He’s a stronger player, of course. (…) Was I surprised (he was cut by the Kings)? Not really. I’m kinda glad they did because he wasn’t ever gonna get an opportunity there. Never. Even the backup big now (Alex) Len only plays like sometimes eight minutes per game... it was up-and-down and Neemy didn’t need that. I feel like Neemy just needed a chance to to learn from some vets like Al Horford. A really good vet room... being around a championship team. - Davion Mitchell
Portugal is not really a big basketball country. So the people from the basketball community, (if) they know a player is playing in the US, they follow that... Once the draft came and he got drafted, then he became famous outside of just the basketball community and he’s basically a public figure now. Portugal doesn’t have a big basketball tradition, which is changing now and a lot is due to this guy. A lot of kids now, they see we have a Portuguese player in the NBA (and) start thinking that they can make it too. As soon as he got drafted, the talk around basketball in Portugal just became much bigger. - Diogo Brito
🇵🇹 Rafael Lisboa e Raquel Laneiro em destaque em Espanha
Rafael Lisboa foi eleito para o cinco ideal da 11.ª jornada da Primera FEB, o segundo escalão espanhol. O base internacional português brilhou na vitória do Ourense sobre o Zamora por 79-73, ao somar 27 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento.
Esta é a terceira vez esta época que um basquetebolista luso integra a melhor equipa da jornada, uma vez que Diogo Brito e Francisco Amarante tinham sido eleitos para o cinco ideal da 4.ª ronda, com Brito a ser mesmo MVP. Rafael Lisboa e Diogo Brito têm ajudado o Ourense, treinado pelo ex-selecionador nacional Moncho López, a estabelecer-se como candidato à subida à liga ACB.
Na LF Challenge, segundo escalão feminino do país vizinho, Raquel Laneiro integrou o cinco ideal da 7.ª jornada da prova, que apenas terminou no decorrer da última semana. A base do CB Arxil registou uma linha estatística de 22 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola, mas não conseguiu evitar a derrota frente ao Zamarat (68-74), de Joana Soeiro e do selecionador nacional Ricardo Vasconcelos.
📚 Mesa de cabeceira
THE WAGNER BROTHERS conta a história de Franz e Moritz Wagner, dois irmãos que saíram dos pavilhões de escolas primárias de Berlim para se tornarem estrelas universitárias na Universidade de Michigan e atingirem o palco global da NBA. Para ver AQUI.
Outras sugestões:
📥 Cade Cunningham is a star. To become a superstar, he'll have to fix two problems -
📝 NBA All-Star Domantas Sabonis, his legendary father Arvydas -- and the enormous weight of legacy - Baxter Holmes (ESPN)
📝 These Rockets have ‘no friends on the floor’, the way Ime Udoka envisioned - Sam Amick (The Athletic)
📝 How Tyler Herro Turned Himself Into An Offensive Star For The Heat - Jackson Frank (SportsCasting)
📝 Women’s basketball revolutionized: How Unrivaled will change everything - Noa Dalzell (SB Nation)
📼 Are We Witnessing The Greatest Peak In NBA History? - JxmyHighroller
📼 The NBA team NOT running pick & rolls (!) - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 The Karl-Anthony Towns Problem, Explained - Hardwood
🧮 Sopa de números
Setenta e cinco triplos falhados num só jogo.
📱 Post da semana
Uma verdadeira obra-prima, da autoria de DJ Maculate.
🗓️ Marcado na pedra
18 de dezembro de 2008 | Brandon Roy, base dos Portland Trail Blazers, marcou 52 pontos, máximo de carreira, numa vitória sobre os Phoenix Suns por 124-119.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o rescaldo dos quartos-de-final da NBA Cup, a antevisão da Final Four de Las Vegas e uma discussão sobre a hipótese de uma linha de quatro pontos.
Na primeira edição da semana, a mortalidade de LeBron James (e o impacto disso nos Los Angeles Lakers), o incrível fim‑de‑semana de Nikola Jokić e a subida de forma dos Dallas Mavericks.