Basquetebol português abre época europeia em três frentes
Carolina Rodrigues disputa os Qualifiers da EuroCup Women pelo KSC Szekszárd e, no masculino, o FC Porto joga fase de qualificação para se tentar juntar ao Benfica na Basketball Champions League.
A temporada europeia de basquetebol arranca esta semana e Portugal entra em ação em várias frentes. No feminino, Carolina Rodrigues é a primeira a competir, nos Qualifiers da EuroCup Women com as húngaras do KSC Szekszárd, à procura de um lugar na fase regular, onde já estão Benfica e União Sportiva. No masculino, o FC Porto começa nos Qualifiers da Basketball Champions League para se juntar ao Benfica na fase de grupos; se não conseguir, seguirá para a FIBA Europe Cup, onde está o Sporting.
Carolina Rodrigues é a primeira a entrar em cena; União Sportiva e Benfica preparam estreia
A primeira portuguesa em ação será Carolina Rodrigues. A base da Seleção Nacional veste as cores do KSC Szekszárd, da Hungria, que enfrenta as checas do DSK Basketball Brandýs nos Qualifiers da EuroCup Women. A eliminatória decide-se em dois jogos: 18 de setembro, em Praga, e 24 de setembro, em Szekszárd. No último EuroBasket, Carolina somou 10.3 pontos, 2.3 ressaltos e 2.3 assistências de média em três partidas.
Na fase regular, o Benfica está inserido no Grupo K, juntamente com as espanholas do Ferrol, as polacas do Zagłębie Sosnowiec e a vencedora do playoff entre as checas do SBŠ Ostrava e as suíças do Troistorrents-Chablais. A estreia está marcada para 9 de outubro, em Lisboa, frente ao Ferrol. Depois segue-se a deslocação à Polónia, a 15 de outubro, nova receção na Luz, a 23 de outubro, viagem a Ferrol a 29 de outubro, jogo em Lisboa com o Zagłębie a 5 de novembro e fecho da fase regular a 27 de novembro fora de casa.
As açorianas do União Sportiva integram o Grupo C, onde defrontam as húngaras do NKA Universitas Pécs, as israelitas do Elitzur Ramla e a vencedora do playoff entre as espanholas do Gernika e as gregas do PAS Giannina. O calendário inclui quatro jogos em casa, já que as israelitas jogam fora mesmo na condição de visitadas.
Benfica reencontra Travante Williams na Champions League
No masculino, o Benfica disputa o Grupo H da Basketball Champions League, onde defronta os espanhóis do Gran Canaria, os franceses do Le Mans Sarthe e os sérvios do Spartak Subotica. O calendário arranca a 7 de outubro, em Lisboa, contra os espanhóis, e prolonga-se até 16 de dezembro, em Las Palmas, com novo duelo frente ao Gran Canaria.
A competição reserva um reencontro direto com o EuroBasket. Travante Williams, internacional português que brilhou no torneio com médias de 11.0 pontos, 4.7 ressaltos e 2.5 roubos de bola, representa agora o Le Mans. Do outro lado estarão os seus companheiros na Seleção, o base Diogo Gameiro e o poste Daniel Relvão, ambos ao serviço do Benfica. A equipa da Luz conta ainda com o polaco Aleksander Dziewa, que também marcou presença no Europeu, onde alinhou em quatro jogos pela sua seleção.
FC Porto dependente dos Qualifiers e Sporting com calendário definido
O FC Porto inicia a temporada nos Qualifiers da Basketball Champions League, em Samokov, Bulgária, frente aos húngaros do Falco Szombathely, no sábado (20 de setembro). Caso não avance, os dragões entram na FIBA Europe Cup, no Grupo B, juntamente com os belgas do Antwerp Giants, os alemães do Rostock Seawolves e os estónios do Tartu Ülikool.
Já o Sporting integra o Grupo G da FIBA Europe Cup, onde defronta os italianos do Dinamo Sassari, os romenos do CS Vâlcea 1924 e o vencedor do playoff entre os búlgaros do BC Balkan Botevgrad e os alemães do Rasta Vechta.





