🏀 'Back-to-back' perfeito para a estreia de Neemias Queta?
Boston Celtics defrontam duas das equipas mais frágeis da NBA em noites consecutivas e o treinador Joe Mazzulla pode aproveitar para dar ao poste português os primeiros minutos em 2023-24.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (Queta Report e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de jogadas e tendências)
💬 Participação em Q&As e salas de chat exclusivas
☘️ Quetalândia: Oportunidade ideal para os primeiros minutos de Neemias
Numa série de cinco vitórias consecutivas, os Boston Celtics detêm o melhor registo da NBA (10v-2d) e têm ultrapassado, com maior ou menor dificuldade, a oposição de quase todas as equipas que lhes têm passado pela frente neste início de temporada.
Agora que está totalmente recuperado da lesão no pé direito que o obrigou a falhar várias partidas dos “verdes”, Neemias Queta voltou à lista de jogadores activos nos jogos mais recentes, mas ainda não foi chamado a dar o seu contributo dentro das quatro linhas.
Isso pode mudar em breve.
Há uma semana, o treinador Joe Mazzulla dizia que a rotação do banco de suplentes será mais profunda em fases da época com o calendário mais denso e admitia utilizar 11 atletas, até por uma questão de justiça de oportunidades, quando os Celtics tiverem back-to-backs ou três jogos em quatro noites.
Pois, está a chegar uma oportunidade ideal para a estreia do poste português. Depois de ter encurtado a rotação a apenas 8 jogadores na vitória em Toronto, na noite de sexta-feira, os Celtics têm um dia de folga e depois jogam em Memphis e em Charlotte, em noites consecutivas.
Com o presumível descanso das figuras principais da rotação interior - Kristaps Porziņģis falhou um jogo em Philadelphia, esta semana, devido a uma contusão num joelho e Al Horford não joga em uma das duas partidas de back-to-backs - aliado à fragilidade de Grizzlies e Hornets (duas das quatro equipas da liga com pior diferencial entre eficiências ofensiva e defensiva), é de admitir que os primeiros minutos oficiais de Neemias Queta possam ser uma realidade.
Neemias já leva uma semana de treinos, com aumento progressivo de cargas, e o pé tem reagido bem. A equipa optou por incluir o gigante do Vale da Amoreira na road trip de quatro jogos e, em declarações à CLNS Media, o internacional luso confessou estar particularmente entusiasmado com a possibilidade de jogar no TD Garden, perante os adeptos dos Celtics.
I’m excited for game one at the Garden. That’s really what I want to be able to be up for. Getting embraced by the fans and just playing in that home environment and getting used to this arena. That’s the main thing for me.
Enquanto não concretiza a estreia oficial, Neemias continua a somar elogios e, esta semana, foi considerado o segundo melhor jogador entre todos os 89 com contratos two-way ligados às equipas da NBA, num artigo do Bleacher Report assinado pelo analista Eric Pincus.
Queta has an excellent size at 7'0" and weighs 248 pounds. He has potential as a defensive anchor and efficient finisher at the basket.
For now, Boston may prefer sitting with an open roster spot given the team's high payroll and more experienced bigs like Kristaps Porziņģis, Al Horford and Luke Kornet ahead of Queta. But he's in the team's developmental pipeline as one of the top prospects on a two-way.
🇵🇹 Rúben Prey com menos espaço no Joventut
Em estado de graça depois de uma semana de sonho, Rúben Prey voltou a estar em bom plano pelos espanhóis do Joventut Badalona na EuroCup, ao somar 8 pontos, 6 ressaltos e 2 roubos de bola nos 19’42” minutos de utilização na derrota da Penya frente ao Paris Basketball, após prolongamento.
O emblema espanhol anunciou, entretanto, a contratação de Tyler Cook, extremo/poste de de 26 anos e 2,03 metros que tem experiência de 65 jogos na NBA e chega da liga australiana.
O novo reforço pode retirar espaço a Prey na rotação de Carles Durán, mas Cook é o terceiro extracomunitário da equipa - DeShaun Thomas e Andrew Andrews são os outros dois - e a liga ACB só permite a utilização de dois extracomunitários na competição doméstica.
Seja como for, o português de 18 anos mostrou ao treinador que pode contar com ele e, pelas reacções na imprensa do país vizinho, convenceu também quem o viu de fora, como o jornalista Carlos Jiménez, que escreveu um artigo para o site Jot Down sobre os jovens da Penya.
Tiene 18 años, pero el imberbe pívot portugués está demostrando que su nivel defensivo, a pesar de que sus 2.08 dan solo para algo más de 90 kilos, es más que óptimo en profesionales, como demuestran sus 2 robos y 1.3 tapones en los 22 minutos de media que está en pista en la liga doméstica. Sin contar las veces que toca balones o tapa líneas de pase. Intuición, atleticismo, intensidad… cierra bien el aro. (…) Sin duda, está aprovechando la oportunidad.
O atleta luso também esteve em destaque, esta semana, no site EuroHopes, que se foca nos melhores prospects que podem chegar à NBA. O director de scouting do site, Artau Pascual, escreveu um longo artigo sobre os pontos fortes e a aspectos a melhorar de Rúben Prey nos dois lados do campo.
His answer has been as mature and competitive as you could have imagined in the best scenario. Joventut has found in him a player who’s been able to make it up for many problems and who has earned some credit to stay in the rotation, in a fair role, once most of the guys are back. Prey is already eligible for the upcoming Draft and, surely, some of his strengths are intriguing for the NBA.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 What I Learned at ESPN: We're All Idiots When It Comes to NBA Rookies -
📥 Sixers in ascent -
📝 Alperen Sengun Has Liftoff - Michael Pina (The Ringer)
📝 Pistons’ Ausar Thompson is Carving His Own Lane Defensively - Nekias Duncan (The Messenger)
📝 Jimmy Butler is changing the game by focusing on everything else -
(SB Nation)📝 Why ‘corner crashing’ for offensive rebounds is back in style - Mo Dakhil (The Athletic)
📼 Tyrese Maxey is Changing Everything for the Philadelphia 76ers - Alex Hoops
🧮 Sopa de números
#analytics
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
O futuro da NBA.
🗓️ Marcado na pedra
23 de novembro de 1991 | Os Sacramento Kings quebraram o seu recorde de 43 derrotas consecutivas fora de casa com uma vitória por 95-93 sobre os Magic, na Orlando Arena. Lionel Simmons, que teve uma das mais bizarras lesões da história da NBA, marcou 27 pontos e liderou os Kings ao primeiro triunfo como visitante desde 20 de novembro de 1990, em Washington.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy, esta semana, são um rookie que começa a dar nas vistas e um especialista defensivo que tem estado bem no outro lado do campo. Estes são os seus números da última semana:
🔥 Bilal Coulibaly (WAS): 11.5 PTS, 53.8 3P%, 6.3 REB, 3.0 AST, 1.8 STL
🔥 De’Anthony Melton (PHI): 17.5 PTS, 59.1 3P%, 4.8 REB, 3.8 AST
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o mau momento nos Golden State Warriors e os Chicago Bulls que querem mandar a casa pela janela.
E na primeira edição da semana, o início de época surpreendente dos Houston Rockets, Kawhi Leonard e o seu estatuto de superestrela, e Rúben Prey a brilhar em Espanha.